Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em seu site?

Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em seu site?

Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em seu site?

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Melhorar a experiência do usuário é aprimorar a forma como os visitantes do seu site podem interagir e acessar o conteúdo disponível. Se for fácil encontrar o que procuram, é mais provável que eles continuem lendo ou interagindo. Por isso, essa é uma preocupação constante para quem deseja aumentar as conversões.

Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em seu site

Por que melhorar a experiência do usuário é crucial para aumentar as conversões?

O seu site deve facilitar aos visitantes o acesso rápido às informações que procuram. Caso contrário, você pode ver as taxas de rejeição subindo. Como resultado, é possível que os usuários reclamem da sua página e não retornem mais, fazendo com que haja diminuição nas conversões. Afinal, um usuário que não entende sua interface é um usuário que sairá do site no meio do processo de compra, sem intenção de retornar. Um cliente desapontado é um cliente perdido.

Nesse sentido, cada ponto de interação de um usuário com uma empresa, seus produtos e serviços é considerado uma experiência de usuário. E nossos sites hospedam uma parte importante dessa interação, expondo nossa marca e produtos para um público global. A qualidade disso tem um impacto significativo na opinião deles, na possibilidade deles comentarem sobre a sua marca ou produto e, em última instância, nas conversões.

Quando uma página comunica com sucesso sua proposta de valor, incentiva os usuários ou clientes a concluir a meta da página. Portanto, visto que manter uma taxa de conversão saudável é fundamental para manter um negócio online, é vital examinar e dominar um dos fatores mais significativos que afetam as conversões: a experiência do usuário em seu site.

Mas o que é experiência do usuário?

Também chamada de UX (User Experience), a experiência do usuário é um atributo de qualidade que mede a facilidade de uso das interfaces web. Cada vez que os usuários acessam o seu site, eles estão tendo uma experiência. É importante não confundi-la com interface de usuário (UI), que é a estética visual.

Obviamente, o design é fundamental para sites, porém é apenas uma etapa do processo. Um bom site pode causar uma ótima primeira impressão, mas se os usuários não conseguirem lidar com isso, a experiência geral será muito ruim.

De modo geral, portanto, a experiência do usuário é uma responsabilidade compartilhada por todos os profissionais que contribuem para uma marca, desde o designer da interface do usuário até a equipe de atendimento ao cliente. E é essa experiência do usuário que está diretamente relacionada ao número de conversões.

Como melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão em seu site_2

E como é possível melhorar essa experiência?

A usabilidade de uma página é um assunto mais amplo e complexo. No entanto, é possível otimizar o site da sua empresa para melhorar a experiência do usuário. Para tanto, é extremamente importante prestar atenção em algumas coisas:

Design

Todos os aspectos do seu site devem ser exibidos da forma mais clara possível, para que quaisquer elementos que possam ser confusos sejam minimizados. O design deve ser consistente e uniforme em toda a navegação, para evitar que o usuário fique desorientado. Você deve ter em mente que cada novo visitante deve poder navegar no seu site como se o tivesse feito antes, sem a necessidade de um aprendizado prévio.

O desafio aqui é conseguir um design visualmente atraente e ao mesmo tempo eficiente para os usuários. Ele deve ajudar a alcançar uma experiência positiva do usuário.

Linguagem simples e clara, porém eficaz

Os usuários muitas vezes buscam na internet informações rápidas e, com isso, acabam não lendo todo o texto de uma página. Neste contexto, a primeira boa prática seria cortar o texto irrelevante. Mas, além da quantidade de texto, também é necessário otimizar a redação para comunicar os conceitos mais importantes para conseguir conversões. Use uma linguagem simples, mas tente adaptar o tom e a linguagem às necessidades, desejos e medos de seus usuários.

Legibilidade

A legibilidade é outro fator importante que torna um site fácil de usar. Um usuário deve ser capaz de capturar as informações no site rapidamente e com muito pouco esforço. Os fatores que contribuem para isso incluem:

  • Contraste: para que um site seja legível, deve haver contraste suficiente entre a cor usada para o texto e a cor usada para o fundo;
  • Fonte: em geral, quanto mais simples for um tipo de letra, mais fácil será de ler. Para design web, as fontes sans serif são as mais indicadas. Além disso, evite usar muitas fontes diferentes no mesmo layout;
  • Formatação: o texto em uma página deve fazer uso total de técnicas de formatação, como cabeçalhos, listas com marcadores, negrito e espaçamento entre linhas.

Vídeos

Cada vez que você navega em uma página da web, há muito texto para absorver. Isso ocorre porque essas páginas são, na verdade, páginas de vendas que procuram persuadi-lo a clicar no botão de compra. Algumas páginas podem ser excepcionalmente longas se tiverem uma proposta de valor muito detalhada.

Para melhorar a experiência de usuário, então, uma dica bastante válida é utilizar vídeos. Além de facilitar o acesso às informações para o visitante do seu site, essa é uma estratégia que pode aumentar consideravelmente as suas taxas de conversão.

Navegação clara e concisa

Dentro de todas as informações que você precisa mostrar sobre sua empresa ou produto, é importante ter categorias claras para oferecer uma navegação tranquila. Faça uma classificação simples e evite incluir muitas opções no menu.

Tente usar uma linguagem clara para comunicar as opções em seu site e ajudar o usuário durante sua jornada. Ajudá-los com a navegação adequada é a maneira de orientá-los a concluir com êxito as tarefas que precisam executar, sem se confundir no processo.

Velocidade do seu site

Hoje, mais do que nunca, a velocidade do site é um dos fatores determinantes para melhorar a experiência do usuário. Sites que são visivelmente mais lentos sofrem perdas de conversão em comparação com sites que são incrivelmente rápidos. E isso afeta negativamente até o seu posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.

Responsividade

A tecnologia utilizada no desenvolvimento de seu projeto web não deve ser um obstáculo ou barreira para seus visitantes e usuários. Lembre-se de que nem todo mundo possui a versão mais recente dos navegadores instalada ou o mesmo sistema operacional.

Cada site deve funcionar corretamente em qualquer uma das plataformas e deve ser responsivo. Um site com design responsivo ou mobile é aquele que é mostrado ao usuário de forma adequada ao tamanho da tela do dispositivo eletrônico que está utilizando, para que a experiência de navegação seja boa em qualquer caso.

Evite frustração na navegação

A maioria das páginas da web e páginas de destino tem apenas um objetivo: fazer com que os usuários convertam. Um dos maiores problemas que podem impactar negativamente as taxas de conversão é quando uma landing page é caótica porque está cheia de links de navegação que frustram e confundem o usuário longe do objetivo. Esses links atuam como distrações.

Por isso, se você quer melhorar a experiência do usuário para aumentar as conversões, é importante remover essas distrações da sua página. Assim, os usuários param de se sentir bombardeados e tendem a relaxar. Eles não precisam mais processar tantas informações e podem focar no objetivo principal, ou seja, comprar, assinar ou simplesmente permanecer na web.

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