7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis

7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis

7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis

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O marketing de conteúdo é uma das frentes do marketing digital e consiste em criar, publicar e promover conteúdos relevantes na internet. Dessa forma, tem como objetivo a formação de um público através do compartilhamento de informações.

Mas, não adianta criar qualquer conteúdo. Para alcançar as primeiras posições do Google e obter um resultado incrível, é preciso planejar a sua estratégia. Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar, acompanhe estas 7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis.

7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis

Produção de conteúdo para blog: por que fazer?

A produção de conteúdo para web e, em especial, para blog, é uma estratégia fundamental no marketing digital. Afinal, o blog direciona os visitantes para o seu site e se comporta como a melhor e mais confiável fonte de informações sobre o seu produto ou serviço.

No entanto, se você ainda não está convencido se realmente vale a pena produzir conteúdos para alimentar o seu blog, saiba que a criação de conteúdos para internet é extremamente vantajosa para melhorar a sua presença no ambiente digital porque:

  • aproxima a empresa do consumidor;
  • gera credibilidade para a sua marca;
  • aumenta o tráfego do seu site;
  • ajuda o público na tomada de decisão;
  • amplia a visibilidade da sua marca/empresa.

Antes de falar sobre as 7 dicas para criar conteúdos de blog incríveis, saiba que na hora de produzir você pode escolher diferentes formatos de textos. O ideal é variar os seus conteúdos, sempre considerando a necessidade do seu público.

Conheça os conteúdos essenciais para qualquer blog

No marketing de conteúdo é possível utilizar diferentes formatos para compartilhar uma informação. Para a publicação em blogs, alguns dos mais utilizados são as listas, os posts educativos (textos sobre como fazer ou usar), os reviews e cases de sucesso.

As listas são uma forma prática e objetiva de apresentar uma informação e facilitam a leitura e o entendimento do tema. Este texto, por exemplo, foi produzido no formato de uma lista (cada dica foi separada em um tópico diferente, como você verá adiante).

Nos posts educativos, o principal objetivo é educar o leitor. Por essa razão, o foco deve ser ensinar sobre um assunto que ele desconhece, mas que esteja conectado ao seu ramo de atuação. Em geral, são os conteúdos intitulados “como fazer” ou “o que é e como funciona”.

Já os os reviews são resenhas, análises críticas sobre um produto ou serviço. Por fim, nos cases de sucesso o conteúdo tem como objetivo relatar a experiência do consumidor após ter utilizado o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Agora, se você não sabe como criar conteúdos de blog incríveis, confira nossas dicas e saiba como aperfeiçoar os seus textos para o meio digital.

Conheça seu público-alvo

Na produção de conteúdo estratégico, o texto não é produzido para atender a vontade de quem escreve, mas para suprir a necessidade do leitor. Sendo assim, conhecer o seu público-alvo é fundamental na hora de planejar os temas e colocar a mão na massa.

Para que isso seja possível, é importante buscar informações sobre suas características pessoais, estilo de vida, poder aquisitivo, formação acadêmica e profissional, hábitos de consumo e interesse, status econômico, entre outras.

Monitore a concorrência

Quando o assunto é produção de conteúdo, monitorar os concorrentes faz parte da estratégia. Não se trata de copiar os assuntos e temas abordados e sim entender o que seus concorrentes publicam e criar estratégias melhores.

Hoje em dia, existem diferentes ferramentas que geram relatórios para facilitar o monitoramento das empresas que fazem parte do mesmo segmento que a sua. É o caso, por exemplo, do SEMRush, na qual é possível pesquisar o volume de busca das palavras-chaves e comparar o desempenho dos sites.

Consuma vários tipos de conteúdo

Nada melhor do que consumir vários tipos de conteúdo para ter inspiração. É claro que buscar referências sobre o assunto a ser abordado no texto é importante, mas, na hora de produzir conteúdos de blog incríveis, não basta ler apenas sobre o seu nicho.

Procure ler conteúdos que sejam relevantes e inspiradores, não importa o assunto. Quanto mais referências e bagagem você tiver, mais completos e bem escritos serão os seus textos e as chances de conquistar o leitor também serão maiores.

Conheça os conteúdos essenciais para qualquer blog

Defina as palavras-chaves

Como já se sabe, para obter tráfego orgânico é preciso criar conteúdos relevantes e que sejam facilmente encontrados pelo leitor. E, para que isso seja possível, a utilização de palavras-chaves que estejam relacionadas ao tema abordado é essencial.

Por essa razão, é necessário entender como as pessoas buscam, ou seja, quais termos elas pesquisam quando querem informações sobre um determinado assunto, produto ou serviço. A pesquisa de palavras-chaves também ajuda na definição das pautas.

Busque boas referências sobre o tema

É claro que a melhor referência para falar sobre o seu produto ou serviço é você mesmo. Apesar disso, buscar outras referências relevantes e confiáveis sobre o tema abordado no seu texto é necessário para enriquecer ainda mais o conteúdo.

Busque especialistas no assunto e avalie o que outras publicações falam sobre o tema. Novamente, não se trata de copiar o concorrente, mas utilizar conteúdos já publicados sobre o tema e criar uma publicação ainda mais rica e completa.

Crie um roteiro antes de começar a escrever

Outra excelente dica para criar conteúdos de blog incríveis é roteirizar o texto antes de começar a escrever. Nesta etapa, é fundamental priorizar quais são as principais dúvidas sobre o assunto e garantir que todas sejam respondidas no texto.

Além disso, criar um roteiro faz com que você não fique perdido na hora da escrita e que o seu conteúdo seja mais fácil de ler. O roteiro é uma espécie de mapa, no qual você saberá exatamente o que não pode faltar no seu artigo.

Contrate uma equipe de marketing de conteúdo

Não tem tempo ou prefere terceirizar a criação de conteúdo e a gestão do seu blog? Então, a melhor opção é contratar uma equipe especializada em marketing de conteúdo e produção de conteúdo para web.

Dessa forma, você terá acesso a profissionais altamente experientes na pesquisa e definição de pautas e palavras-chaves e na otimização dos conteúdos utilizando as melhores técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para obter as primeiras posições no Google.

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