• 16 dicas matadoras para gerar mais conversões
16 dicas matadoras para gerar mais conversões
No mundo do marketing digital, as conversões são o objetivo que todos desejam alcançar. No entanto, divulgar os seus produtos ou serviços online nem sempre é uma tarefa fácil. É muito importante ter clareza sobre os objetivos do negócio, planejar bem todas as estratégias, tomar as decisões mais adequadas e identificar quaisquer erros para saber o que precisa ser melhorado. Para te ajudar nesse processo, no artigo de hoje da 3xceler você vai conferir 16 dicas para gerar mais conversões que são realmente eficientes.
Confira essas dicas para gerar mais conversões e ter mais sucesso no seu negócio!
Vamos supor que você tenha uma loja física. Agora imagine o seguinte cenário: as pessoas até entram nela, olham seus produtos, mas vão embora imediatamente, sem conversar com um vendedor ou demonstrar interesse. Com este contexto, fica claro que você tem um problema.
Afinal, a situação ideal é que possíveis compradores não só entrem na loja e olhem os produtos. Mas também interajam com os vendedores, façam perguntas e peçam sugestões do que levar. Além, é claro, que comprem alguma coisa ou pelo menos prometam comprar na próxima visita.
No ambiente online, a situação é bem parecida. Os visitantes do seu site estão constantemente entrando e saindo, então seu trabalho é tornar a estadia deles interativa, interessante e estimulante. Você terá que fazê-los “ouvir”, agir e finalmente converter.
É um caminho difícil, mas é sua responsabilidade orientar os usuários para que eles não se percam e acabem fechando a aba da internet. Dessa forma, eles tomarão as ações que farão com que você atinja seus objetivos de negócio. Esse é um ciclo que todas as marcas se esforçam para melhorar dia a dia no digital.
Mas vamos explicar direito o que isso significa para que fique ainda mais claro? Bom, o processo de conversão ocorre quando uma determinada ação, estrategicamente pensada e criada, é executada pelo usuário que visita o seu site. A partir disso, ele deixa de ser apenas um visitante da web e passa a ser um lead, ou seja, um cliente.
Olhando de longe, essa até parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas, na prática, pode ser muito mais difícil. Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas para gerar mais conversões para o seu negócio:
Esteja em mais de uma plataforma
Todas as estratégias de marketing devem ser bem planejadas para que sejam efetivas. Neste contexto, aqui não se trata de estar em todas as plataformas, mas avaliar a presença digital do seu público e definir quais os melhores canais para se trabalhar.
Direcione os usuários para uma página de destino específica
No momento da conversão, não dê a chance de distração. Quando um usuário vai para sua página de destino, o objetivo principal é que ele tome uma determinada ação. Para isso, é importante levá-lo diretamente a uma landing page exclusivamente desenhada para este fim. Eliminando, assim, distrações e links para outros tipos de calls to action. Tudo sem perder o foco do nosso objetivo principal, que deve ser encorajado a ser cumprido desde o princípio.
Links diferentes podem distrair e fazer com que o usuário saia das páginas sem fazer a conversão. Dê prioridade à ação principal e você terá muito mais resultados.
Simplifique seus formulários
Um alto percentual de abandono de uma página web se deve à exigência de muitos dados na hora de vender um produto ou solicitar o registro de um determinado download.
Por isso, não é aconselhável pedir mais informações do que o necessário. Concentre-se apenas em pedir as informações que serão extremamente úteis para você e não perca a atenção e o interesse dos usuários.
Se você precisar de muitos dados, tente solicitá-los em momentos diferentes, em mais de uma etapa. Ou, se você realmente precisar de informações adicionais, é importante explicar o porquê e usar uma linguagem apropriada para incentivar o preenchimento. No mais, deixe o formulário rápido e fácil de preencher.
Crie páginas amigáveis
Um bom tempo de carregamento da sua página, ter uma boa usabilidade, usar uma linguagem fácil de entender e dar instruções claras, são elementos fundamentais para poder gerar a conversão. Você deve ter uma página atrativa e fornecer informações de qualidade para que o usuário não perca o interesse e converta da maneira mais rápida e prática possível.
Incentive decisões de impulso
É extremamente importante criar títulos atraentes, junto com um breve resumo do que você está oferecendo. Não exagere na informação e no texto, já que não queremos saturar os usuários e sim motivá-los a converter. Portanto, lembre-se de manter seus textos de apoio curtos, concisos, motivadores e persuasivos. Em alguns casos, ainda, é possível criar um senso de urgência, para incentivar decisões por impulso.
Satisfaça as necessidades
Os visitantes chegam até a nossa empresa por meio de diversos canais e por diversos motivos. Mas, no geral, quando eles procuram informações e produtos, basicamente dizem “quero resolver meu problema e melhorar em ‘X’ aspecto”.
Por isso, para conseguir uma ótima otimização da taxa de conversão, você terá que oferecer duas coisas: uma boa experiência e um ótimo valor. Quando desenvolvemos conteúdo, temos que nos certificar de que ele atinge todos os chamados “pontos de dor”. Focando, portanto, na intenção, no problema e na necessidade do visitante.
Use recursos para que os usuários percebam o que podem alcançar com os seus produtos ou serviços. E que, graças ao seu trabalho, eles podem se despedir de seus problemas.
Tenha uma versão mobile de seu site
Atualmente, é imprescindível criar sites e landing pages que tenham uma boa aparência e se adaptem a qualquer tipo de tela. Afinal, hoje em dia a maioria das pessoas acessa qualquer página web através de seus dispositivos móveis. Com um site responsivo ou mobile, então, você pode aumentar suas possibilidades de gerar conversões de forma significativa.
Facilite a tomada de decisão do usuário
Uma importante dica para gerar mais conversões, é possível, por exemplo:
- Oferecer uma versão gratuita ou teste do seu produto ou serviço;
- Simplificar o processo de pagamento;
- Limitar os pacotes ou planos dos produtos ou serviços, relacionando todos os benefícios, funcionalidades e diferenças entre eles;
- Fazer comparações entre produtos concorrentes ou semelhantes.
Mostre prova social forte com depoimentos reais
Hoje deve haver centenas de sites que vendem a mesma coisa que você. Por esse motivo, você deve convencer as pessoas de que o produto ou serviço que está oferecendo é muito bom e diferente da concorrência.
Assim, é fundamental impactar instantaneamente a confiança dos usuários, para que eles tenham segurança em converter. Mas como fazê-lo? Bom, a maneira mais prática é oferecer uma prova social forte, incorporando os depoimentos de clientes na sua estratégia de marketing digital.
Isso é muito importante, pois a maioria das pessoas segue a multidão, consciente ou inconscientemente. Mas como a internet é absolutamente enorme, as pessoas antes de converter muitas vezes preferem conhecer suas opções e estão sempre em busca de informações, produtos e serviços em que mais confiam.
Neste contexto, os depoimentos de clientes satisfeitos as levam a querer experimentar os grandes benefícios que outras pessoas já experimentaram em primeira mão. Por isso, é importante ter uma página ou seção no site da empresa com relatos de outros clientes que compraram e utilizaram o produto e que estão satisfeitos com sua funcionalidade, bem como aqueles que mencionam possíveis melhorias.
O resultado disso é um aumento significativo na possibilidade de conversão porque os usuários possuem uma referência de compra.
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Invista em remarketing
Uma estratégia de marketing digital que permite impactar todos os usuários que demonstraram interesse por um determinado produto ou serviço. O objetivo é fazer com que o usuário do site se lembre da sua empresa e do que ela oferece. Estimulando, então, a recuperação do processo de compra.
Este processo é realizado através da exibição de anúncios pagos, e-mail marketing, entre outros meios. Porém, antes de decidir os canais, formatos e implementar a estratégia, é importante analisar qual o modelo de negócio que melhor se adapta às necessidades da empresa e ao seu perfil de compradores.
Ofereça incentivos aos seus clientes
As pessoas estarão mais propensas a converter se receberem um incentivo para isso. Esse incentivo pode vir, por exemplo, na forma de frete grátis, por exemplo. Ou, ainda, como desconto, seja de assinatura, em compras futuras ou na compra de um número mínimo de produtos.
Essa ação sempre será bem recebida pelos usuários e será um motivo para a mais para eles converterem.
Otimize e avalie os resultados
A mensuração de resultados é fundamental para ter controle e saber que rumo nossas campanhas estão tomando. Utilizando o Google Analytics para monitorar os processos, por exemplo, podemos obter as informações necessárias para a tomada de decisões sobre a campanha. É possível obter conhecimento desde o tipo de dispositivo que nossos clientes estão usando até o número de leads que foram gerados em um determinado período de tempo.
Seja consistente
Devemos sempre manter um design consistente e uniforme. E se os usuários entrarem de canais diferentes, as mensagens devem ser semelhantes à página de destino. Não queremos perder nossa imagem de marca, pois é importante sermos reconhecidos e gerarmos mais confiança para nossos clientes.
Humanize a sua marca
Os clientes precisam saber quem está por trás da marca e o negócio do produto ou serviço que desejam comprar. Por esse motivo, é importante ter uma página de “Quem somos”. Afinal, quanto mais o usuário conhece a sua empresa e os seus negócios, maiores as possibilidades de conversão.
Outra estratégia também é fazer campanha em equipe nas redes sociais, apresentando os integrantes. Isso mostra aos clientes potenciais que sua empresa existe e que tem excelentes profissionais à sua disposição, promovendo a conversão.
Nesse sentido, mais uma estratégia bastante interessante é usar storytelling para contar a história do seu negócio e dos produtos ou serviços que você oferece.
Repita seu CTA várias vezes
Para garantir que seus visitantes tenham chances suficientes de converter, uma dica é repetir os botões de CTA várias vezes em suas páginas. Mas, é claro, sem exagerar.
Digamos que seu visitante comece na página inicial, leia o cabeçalho e vá até à legenda. Ele encontra um CTA que ignora e, em seguida, passa para a próxima seção. Depois que ele ler sobre os benefícios, os depoimentos ou quaisquer itens que você colocou abaixo, ele ganhará um pouco mais de confiança.
Portanto, deve aparecer o seu próximo CTA, com o mesmo texto ou com um texto diferente, mas que o faça lembrar do valor que você pode oferecer.
Contrate uma agência especializada em marketing digital
A taxa de conversão é muito importante, mas para alcançar os resultados desejados é necessário muito trabalho e planejamento. Por isso, se você quer colocar em prática as dicas para gerar mais conversões que mais fazem sentido para o seu negócio, é importante seguir essa também.
Afinal, todas as ações mencionadas devem ser realizadas com um conhecimento profundo do público-alvo do negócio. Focando sempre sua mensagem nas necessidades do cliente potencial e conhecendo suas expectativas.
E aí, vamos conversar? Para te ajudar a seguir todas as dicas para gerar mais conversões, nossa equipe é formada por especialistas em planejamento, design, conteúdo, SEO, desenvolvimento e mídia paga. Entre em contato conosco!