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Landing Page: o que é e como criar páginas de conversão
Um dos desafios do marketing digital nos últimos anos é atrair visitantes para um site, convertê-los em leads e, posteriormente, em clientes. Mas, você sabia que existe uma ferramenta capaz de facilitar esse processo? É a chamada landing page!
A landing page focada em conversão é fundamental para você que deseja aumentar as oportunidades de venda no seu negócio. Quer saber como? Acompanhe a seguir!
O que é uma landing page
A landing page (“página de aterrissagem”) pode ser entendida como qualquer página que você acessa para entrar em um site. Mas, no marketing digital a landing page é entendida como uma página web que tem como objetivo gerar conversões.
Por esse motivo, as landing pages têm poucos elementos visuais e um único call to action (chamada para a ação), pois visam garantir que o visitante realize a ação desejada sem distrações.
Em geral, o CTA envolve o preenchimento de um formulário com informações pessoais do visitante (nome, e-mail, site da empresa, telefone) em troca de conteúdos de valor (ebooks, infográficos, planilhas, ofertas especiais, conclusão de compra, entre outros).
E qual a diferença entre site e landing page?
O site é uma plataforma completa constituída de várias páginas que tem o objetivo de apresentar a empresa aos usuários e divulgar informações sobre produtos, serviços, cases, história, contato e demais informações relevantes.
Já a landing page é uma página com o objetivo de conversão composta, basicamente, por um título com oferta, um formulário e um botão de CTA. Por essa razão, a oferta presente na landing page varia de acordo com a etapa do funil de vendas.
Para que serve a landing page e quando utilizá-la?
A landing page é uma ferramenta que serve para aumentar a visibilidade da sua marca na internet, atrair novos usuários e converter visitantes em leads e leads em clientes, aumentando as vendas. Sendo assim, é recomendável utilizar essa estratégia para:
- facilitar o LeadScoring;
- segmentar os contatos e as ofertas;
- diminuir os custos de aquisição de clientes;
- direcionar usuários que clicam em anúncios;
- capturar usuários que ainda não conhecem seu produto;
- fazer a ponte entre o usuário e a página de checkout do produto.
Ainda não está seguro das vantagens que uma boa landing page de conversão tem para oferecer para a sua estratégia de marketing digital? Então, acompanhe mais detalhes sobre como essa ferramenta pode aumentar as suas vendas e melhorar o seu negócio.
Facilitar o Lead Scoring
O Lead Scoring é uma forma de priorizar os leads com maior potencial: cada contato recebe pontos de acordo com as ações realizadas. Esse processo facilita as vendas, pois aproveita melhor as oportunidades e constrói um histórico personalizado dos contatos.
Segmentar os contatos e as ofertas
As informações pedidas na landing page variam de acordo com a sua estratégia. No entanto, todos os dados obtidos auxiliam o time de vendas a conhecer melhor seu público e direcioná-lo para ofertas, produtos e serviços específicos.
Diminuir os custos de aquisição de clientes
Uma landing page bem estruturada e com boa divulgação pode gerar oportunidades suficientes para todo o seu time de vendas. Além disso, é uma forma muito mais prática e barata de obter informações relevantes sobre seus potenciais clientes.
Fazer a ponte entre o usuário e a página de checkout do produto
As landing pages oferecem apenas as informações necessárias para que o visitante tome o próximo passo, que pode ser a aquisição de um conteúdo, a contratação de um serviço ou a compra de um produto específico.
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Seja qual for a sua estratégia, na hora de construir uma landing page de conversão de sucesso existem alguns elementos que não podem ficar de fora da página.
Quais são os elementos de uma landing page de sucesso?
Basicamente, os elementos que compõem uma landing page de sucesso são: título e subtítulo, imagem, descrição do produto, formulário e CTA (chamada para a ação).
Título e subtítulo
O título e o subtítulo da landing page são elementos fundamentais em uma landing page. Por essa razão, devem transmitir de maneira clara e objetiva a sua oferta e instigar no visitante o desejo de prosseguir na página.
Imagem
Em muitos casos, a imagem é o primeiro elemento visualizado pelo visitante da landing page. A imagem deve ser leve, mas de boa qualidade. Além disso, esse elemento deve ser capaz de resumir a oferta e complementar o texto.
Descrição da oferta
A descrição da oferta na landing page deve ser objetiva, mas sem deixar dúvidas para o visitante. Desse modo, utilize frases curtas, use bullet points e destaque em negrito os pontos mais importantes.
Formulário
O preenchimento do formulário e o clique no botão da CTA são o objetivo da landing page. Sendo assim, deve ser pensado estrategicamente. As informações solicitadas devem ser relevantes para a sua base de dados.
Mas, não exagere, pois a tendência é que o visitante desista de preencher formulários com muitas perguntas!
CTA
Após o preenchimento do formulário, a próxima etapa em uma landing page consiste no visitante clicar no botão de CTA.
O botão de CTA apresenta um breve texto, geralmente no imperativo, convidando o visitante a executar uma ação: Baixe agora, Receba o material completo, Agende sua consultoria, coisas do tipo.
Qual a melhor landing page?
Se você está se perguntando quais os tipos de landing page mais indicados, saiba que algumas das páginas de conversão mais comuns são as páginas de captura, as páginas de confirmação pendente, as páginas de venda e as páginas de obrigado.
- Captura: indicada para a captura de dados de contato dos potenciais clientes.
- Confirmação pendente: é quando o visitante preenche o formulário e é direcionado para outra página que contém informações sobre quais são os próximos passos para que ele finalize o cadastro ou acesso à recompensa prometida.
- Venda: o objetivo é fechar uma venda, após o visitante ter acesso às principais informações sobre o produto ou serviço.
- Agradecimento (obrigado): é a página que finaliza a conversão e tem o objetivo de agradecer o visitante por ter completado todo o processo.
Após escolher qual modelo de landing page é mais adequado a sua estratégia de conversão, o próximo passo consiste em fazer a divulgação da página.
Como divulgar uma landing page?
Após a construção da página, chegou a hora da divulgação. A landing page pode ser divulgada pelas redes sociais da marca/empresa, através do envio de e-mail marketing, nas páginas mais acessadas do site ou blog e nas mídias pagas (anúncios pagos).
A utilização de landing pages como ferramenta para captar leads qualificados pode ser uma excelente alternativa. No entanto, envolve um processo longo que engloba planejamento, desenvolvimento, divulgação e acompanhamento de resultados.
O problema é que, em muitos casos, os gestores das empresas não têm tempo nem equipe suficiente para realizar com qualidade todas essas etapas. Nesses casos, a contratação de uma agência especializada em marketing digital pode ser a solução.
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