Como o Marketing de Conteúdo é Importante para as Vendas?

Como o Marketing de Conteúdo é Importante para as Vendas?

Como o Marketing de Conteúdo é Importante para as Vendas?

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Se você está buscando estratégias para alavancar as vendas do seu negócio, saiba que ignorar o marketing de conteúdo é um erro grave. Afinal, trata-se de uma forma prática e com custo relativamente baixo de atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Seja para disseminar informações relevantes e educativas sobre produtos e/ou serviços, solucionar os problemas que os consumidores apresentam, gerar engajamento, criar autoridade ou conexão com as pessoas, a criação de conteúdo é imprescindível.

No entanto, na prática, como o marketing de conteúdo é importante para as vendas e como criar uma estratégia realmente satisfatória para o seu negócio? Acompanhe.

o que é marketing de conteúdo

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Se você investe em marketing digital na sua empresa, certamente já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo. Mas, afinal, o que é e como funciona esse tipo de estratégia de marketing? Basicamente, podemos dizer que aqui o conteúdo é rei.

Isso porque o marketing de conteúdo consiste em criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o seu cliente. No entanto, não se trata de qualquer tipo de conteúdo, pois o objetivo é divulgar produtos, serviços, ideias e conceitos relacionados ao seu ramo de atuação e, assim, atuar no processo de compra e venda do seu negócio.

Para que isso seja possível, primeiramente é necessário conhecer profundamente seu público-alvo e identificar seus anseios, dúvidas, desejos, limitações e estilo de vida. Além disso, também é importante identificar em quais meios de comunicação ele está inserido.

Sendo assim, tanto os assuntos abordados como os tipos de conteúdos (textos, vídeos, áudios, e-mail marketing, entre outros) e as ferramentas de divulgação (blog, redes sociais, podcasts, canais no YouTube, e-mail, entre tantas outras) podem variar.

Mas, na prática, como e por que o marketing de conteúdo é importante para as vendas e como criar uma estratégia benéfica para o seu negócio?

5 benefícios do marketing de conteúdo para as vendas

Hoje em dia, o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais famosas e praticadas. Na prática, os benefícios são muitos, mas, sem sombra de dúvidas, é possível dizer que cinco deles se destacam. Confira com mais detalhes como o marketing digital é importante para as vendas do seu negócio e porque investir na estratégia.

Melhora a visibilidade online

Atualmente, ter uma presença online é fundamental para as empresas. Embora seja benéfico, também traz seus desafios. Afinal, a quantidade de pessoas tentando divulgar seus negócios é grande. Por esse motivo, criar conteúdos relevantes, qualificados e investir em técnicas de SEO (search engine optimization) para figurar nas primeiras posições do Google, por exemplo, é um dos benefícios que o marketing de conteúdo pode oferecer.

5 benefícios do marketing de conteúdo para as vendas

Cria autoridade para a marca

Existem diferentes critérios levados em conta na hora de decidir entre uma ou outra marca: preço, qualidade, variedade, entre outros. E a autoridade que a marca tem no mercado em que atua também é um deles. Criar conteúdos realmente qualificados é uma forma de melhorar a autoridade da sua marca e ser reconhecido como referência no mercado.

Influencia na decisão de compra

É inegável que os consumidores precisam saber exatamente o que estão comprando, especialmente quando se fala em aquisições mais caras. E nada melhor do que investir na criação de conteúdos para transmitir informações relevantes e confiáveis que possam não apenas sanar as dúvidas, mas, principalmente, influenciar na decisão de compra.

Aumenta o tráfego do site/e-commerce

Responda rápido: como você pesquisa informações sobre produtos e serviços? Se você respondeu que utiliza a internet, saiba que não é o único. Grande parte dos consumidores utilizam o Google e outros mecanismos de busca para tirar dúvidas. Se você criar bons conteúdos utilizando técnicas de SEO, provavelmente será encontrado pelos usuários e o tráfego do seu blog, site e/ou e-commerce acabará aumentando.

Reduz o CAC (custo de aquisição de clientes)

O custo de aquisição de clientes, como já se sabe, é o investimento que as empresas fazem para captar potenciais clientes. O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de promover a geração de leads qualificados.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio?

A pergunta de milhões: como criar uma estratégia de marketing de conteúdo que reflita nas vendas? Para criar conteúdos relevantes, o primeiro passo é definir os seus objetivos e identificar quem é o seu público-alvo, ou seja, com quem você está se comunicando.

Lembre-se que o marketing de conteúdo apenas faz sentido quando as pessoas leem, assistem e/ou escutam o que você produz e reagem de forma positiva, seja compartilhando, entrando em contato, acessando o site, entre outras reações.

Para que isso seja possível, é essencial criar uma persona, que nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. Essa é uma forma de ter bem claras informações como quem são essas pessoas, o que elas fazem, qual a faixa etária se encaixam, quais canais elas acessam, quais tipos de informações procuram e tudo mais que possa ser relevante para a criação de conteúdos qualificados, informativos e/ou educativos.

Além disso, faça um planejamento completo das pautas que serão abordadas. Pesquise quais são as principais dúvidas dos consumidores sobre os seus produtos e/ou serviços e garanta a utilização de termos e palavras-chaves relacionados e com grande volume de busca nos principais buscadores, especialmente o Google.

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