Quais são as etapas do processo de marketing de conteúdo

Quais são as etapas do processo de marketing de conteúdo

Quais são as etapas do processo de marketing de conteúdo

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O marketing de conteúdo, superficialmente, pode parecer simples: criar conteúdo, publicá-lo e ver os resultados disso com a atração de leads. No entanto, na prática, ele é bem mais complexo do que isso, havendo diversas etapas envolvidas. Mesmo assim, desenvolver uma compreensão de como funciona o processo completo de marketing de conteúdo não precisa ser difícil.

Como é o processo completo de marketing de conteúdo?

Quer você esteja apenas começando com marketing de conteúdo ou já use a mesma abordagem há algum tempo, nunca é demais revisitar seu plano, para ter certeza de que ele é atualizado, inovador e envolvente para seus clientes. Até porque há tanto foco na criação de conteúdo que é fácil esquecer as outras etapas. Confira, então, quais são elas:

Quais são as etapas do processo de marketing de conteúdo

Planejamento e estratégia de conteúdo

Esta etapa inclui tudo o que está envolvido no desenvolvimento de uma estratégia abrangente para seu conteúdo. É, basicamente, o ato de desenvolver um plano que guiará os esforços de marketing de conteúdo de uma marca. Portanto, trata-se do pontapé inicial para o processo completo de marketing de conteúdo, sendo onde tudo começa. Afinal, antes de fazer qualquer outra coisa você precisa ter em mente qual é o objetivo de tudo isso.

Ao desenvolver o plano de marketing de conteúdo, então, você precisa de:

  • Pesquisa de público: para entender o comprador, com quem você está falando;
  • Mapeamento de jornada: o que você quer que eles façam;
  • Seleção de canais: onde e como você os alcança;
  • Seleção de tópicos: sobre o que você está falando com eles;
  • Gerenciamento de projetos: como sua equipe fará tudo isso.

Criação de conteúdo

Depois de desenvolver ou atualizar sua estratégia de conteúdo, você está pronto para começar a criar efetivamente. Esta etapa inclui tudo o que está envolvido nos processos de criação e fluxos de trabalho. Envolve pegar ideias, temas e tópicos e transformá-los em conteúdo, sendo, por si só, um processo igualmente complexo e constituído de várias etapas. Algumas delas são, por exemplo:

  • Brainstorm;
  • Criação do esboço ou esqueleto do conteúdo;
  • Criação final;
  • Revisão.

Criação de conteúdo

Otimização do conteúdo

Outra etapa do processo completo de marketing de conteúdo é a de otimização. Afinal, independentemente do tipo de conteúdo precisa estar otimizado para a jornada do cliente da sua estratégia de marketing. Na prática, se você está tentando gerar leads, por exemplo, isso significa ter certeza de que os formulários de geração de leads estão nos lugares adequados, promovendo as ofertas certas.

Ou, se você deseja atrair visitantes por meio de SEO, significa revisar a otimização de suas palavras-chave, linkagens internas e externas, e etc. Toda essa otimização deve ser verificada antes de o conteúdo ir ao ar.

Publicação e distribuição

Depois que o conteúdo foi planejado, criado e otimizado, as próximas etapas do processo completo de marketing de conteúdo são a publicação e a distribuição. Publicar conteúdo é, literalmente, o que transforma o conteúdo bruto mencionado acima em um ativo publicado.

Depois que o conteúdo é publicado, ele pode ser distribuído. Neste momento, podem ser usadas diversas estratégias para a distribuição, como por exemplo:

  • Acelerar a indexação nos mecanismos de busca;
  • Compartilhar o novo conteúdo nas redes sociais;
  • Enviar newsletter;
  • Enviar para pessoas influentes que poderiam estar interessadas.

Reaproveitamento

Além da distribuição de conteúdo, o reaproveitamento de conteúdo é outra maneira de obter mais atenção sobre o conteúdo que você cria. Isso significa trazer o conteúdo de uma plataforma para as outras, permitindo alcançar mais pessoas.

Alguns dos tipos de reaproveitamento mais comumente utilizados incluem:

  • Formatá-lo de um meio para outro, como texto em vídeo, podcasts ou gráficos;
  • Quebrando um pedaço de conteúdo de formato longo em pedaços menores;
  • Combinar partes menores de conteúdo em partes maiores;
  • Republicar ou distribuir o conteúdo em seu formato atual para outros canais.

Manutenção

Um conteúdo pode facilmente ficar obsoleto e começar a ter um desempenho pior do que costumava. Por isso, a manutenção é uma etapa importante do processo completo de marketing de conteúdo. Afinal, você vai querer garantir que seu conteúdo permaneça sempre atualizado, otimizado e alinhado com seus objetivos de negócios atuais. Dessa forma, você pode continuar distribuindo e reaproveitamento seu melhor conteúdo e manter, ou até mesmo melhorar, suas classificações nos mecanismos de busca ao longo do tempo.

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