• Marketing nas redes sociais: o que é e como planejar uma boa estratégia
Marketing nas redes sociais: o que é e como planejar uma boa estratégia
É impossível falar em marketing digital sem falar em marketing nas redes sociais. Ainda que a sua empresa não invista em todas as principais plataformas de relacionamento, o que certamente não é necessário, é impossível ignorá-las.
Mas, você realmente entende o que é e como planejar uma boa estratégia de marketing digital? Em caso negativo, saiba que é fundamental para qualquer empresa inserida no meio digital conhecer a importância das redes sociais para o crescimento do negócio.
O que é marketing nas redes sociais?
As redes sociais estão presentes na vida de boa parte da população. De acordo com um estudo divulgado em janeiro de 2021 pela Cuponation, os brasileiros passaram cerca de 5 horas em sites e programas de interação com outras pessoas no ano de 2020.
Neste contexto, o marketing nas redes sociais se mostra extremamente importante para as marcas e empresas. Afinal, compreende um conjunto de estratégias que visam atingir o público-alvo através de plataformas de interação digital.
Embora seja extremamente necessário investir neste tipo de estratégia, saiba que não adianta sair criando perfis em todas as redes sociais existentes. Apesar disso, algumas delas são fundamentais quando o assunto é marketing digital. Acompanhe!
A rede criada por Mark Zuckerberg é uma das mais famosas e possibilita a conexão entre amigos, colegas de trabalho, familiares, empresas e clientes. Além dos perfis pessoais, é possível criar páginas de empresas e marcas para divulgação do negócio.
O Instagram é a rede social que prioriza a imagem, seja em foto ou vídeo. Por esse motivo, é ideal para fotógrafos e profissionais ou empresas do ramo da moda, design e estética, por exemplo, divulgarem seus trabalhos e montarem um catálogo de qualidade.
Muito popular entre o público jovem, o Twitter é uma plataforma prática e dinâmica. Além disso, a rede social exige que os usuários estejam antenados com as novidades, o que vale também para os perfis de marcas e empresas que desejam engajar com o público.
WhatsApp Business
Para atender a demanda das empresas, nasceu o WhatsApp Business. Ao contrário do app convencional, o business é voltado para negócios e oferece a possibilidade de criação de catálogo, classificação de contatos, automatização de mensagens, entre outras vantagens.
A rede social do trabalho, como é conhecida, é ideal para troca de experiências profissionais, divulgação de currículos, vagas de emprego e cases de sucesso. Sendo assim, criar um perfil no LinkedIn é ideal para criar oportunidades de negócios.
YouTube
O YouTube é um canal que preza pelo audiovisual. Para negócios, pode ser uma excelente ferramenta de divulgação de tutoriais, reviews, palestras e demais conteúdos relacionados ao seu negócio que sejam de interesse do público.
Tik Tok
Em 2021 o Tik Tok tornou-se a “rede social do momento”, pois permite que os usuários criem vídeos divertidos e virais facilmente. Pensando no marketing digital, é uma boa opção para quem investe em conteúdo com influenciadores.
O Pinterest é uma rede de compartilhamento de fotos. A plataforma é indicada para negócios focados em venda de produtos, arquitetos e decoradores, artesãos, entre outros, oferecendo uma boa oportunidade de geração de tráfego para o site da empresa.
Por que fazer marketing nas redes sociais?
As plataformas de interação digital mudaram a forma como as marcas interagem e se relacionam com o público. Desse modo, o marketing digital nas redes social desempenha um papel essencial nos planos de marketing de qualquer negócio, pois
- aumenta as conversões;
- aumenta o alcance da marca;
- gera mais tráfego para o site;
- auxilia a conhecer melhor a audiência;
- aumenta o engajamento com o público.
Outra vantagem do marketing voltado para as redes sociais é o baixo investimento. Primeiramente, para criar um perfil nas principais redes sociais você não precisa pagar nada. E para fazer promoção paga, o custo é relativamente mais baixo do que nas mídias tradicionais.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Como fazer marketing nas redes sociais?
Foi-se o tempo em que as redes sociais eram consideradas plataformas de conexão apenas entre pessoas. Hoje em dia, empresas e marcas também utilizam essas ferramentas para criar relacionamento e engajar com os clientes/consumidores.
No entanto, como fazer marketing nas redes sociais e planejar uma boa estratégia? Confira nossas dicas.
Defina seus objetivos
Antes de mais nada, tenha em mente que um bom planejamento de marketing nas redes sociais deve apresentar objetivos bem definidos, que podem variar entre exposição da marca, geração de tráfego, geração de leads, vendas, entre outros.
Pesquise seu público e crie uma persona
A criação da persona também é essencial e corresponde a personificação do público-alvo que você deseja atingir. Desse modo, conhecendo o perfil do consumidor será mais fácil identificar quais canais serão utilizados e definir o tipo de conteúdo veiculado.
Escolha os canais adequados
Como já dissemos no início deste artigo, não é porque existem diversas plataformas de redes sociais que a sua empresa ou marca precisa estar inserida em todas elas. Analise em quais canais o seu público ideal está presente e invista de maneira estratégica.
Crie conteúdos específicos para cada canal
Agora que você já definiu seus objetivos, criou a persona e definiu seus objetivos, o próximo passo é a criação do conteúdo. O marketing de conteúdo é essencial para o marketing nas redes sociais e deve ser adequado de acordo com as especificidades de cada rede social.
Monitore os resultados da sua estratégia
Por fim, o monitoramento é uma etapa fundamental em uma estratégia de marketing. O objetivo é mensurar com precisão os resultados das ações promovidas nas redes sociais. Lembre-se: métricas de vaidade são importantes, mas a conversão é essencial.
Pensando em investir em marketing nas redes sociais? Conte com a 3xceler
O marketing nas redes sociais pode aumentar as suas vendas e trazer excelentes resultados para o seu negócio. Mas, se planejar e colocar em prática uma boa estratégia é um desafio para você, entre em contato e conte com a equipe da 3xceler.