• Marketing digital para restaurantes: conheça 5 estratégias que realmente funcionam
Marketing digital para restaurantes: conheça 5 estratégias que realmente funcionam
O setor gastronômico foi um dos mais atingidos pela pandemia. Como resultado, a publicidade online e o marketing digital para restaurantes estão se tornando cada vez mais relevantes. Isso porque ajudam diversos estabelecimentos a atraírem novos clientes e fidelizarem os antigos. Mas você sabe como fazer funcionar? Se a resposta é negativa, continue lendo para descobrir 5 estratégias realmente eficazes e qual a importância de investir nelas!
Por que investir em marketing digital para restaurantes?
Existem muitos restaurantes que vivem do “boca a boca” e do prestígio que passa de uma pessoa para outra. Contudo, no mundo de hoje, mesmo esses tipos de restaurantes de sucesso precisam de uma estratégia de marketing digital.
Afinal, a internet está revolucionando muitos negócios em todas as áreas e setores. Neste caso, por exemplo, muitas pessoas utilizam a internet para pesquisar sobre restaurantes. Mas por que elas fazem isso? Bom, os motivos são os mais variados possíveis, como, por exemplo:
- Saber a localização;
- Descobrir como chegar;
- Consultar os seus horários de funcionamento;
- Pegar o telefone para tirar alguma dúvida;
- Fazer uma reserva;
- Ver o cardápio;
- Ver as fotos do estabelecimento;
- Ver a avaliação e o que as outras pessoas pensam.
Dito isso, imagine que uma pessoa interessada em ir ao seu restaurante procure por ele na internet, mas não encontre nenhuma informação. E, além disso, um concorrente com uma boa presença digital surja nos resultados de busca e seja perto de onde o usuário está ou de onde ele quer ir. Facilmente se tornaria uma opção, simplesmente por exibir facilmente todos os seus dados.
Por isso, você quer ser encontrado toda vez que um cliente em potencial faça uma busca, não é mesmo? Portanto, ter uma presença online para dar informações sobre o seu empreendimento é uma das principais razões de se ter uma estratégia de marketing digital para restaurantes.
Confira 5 estratégias de marketing digital que realmente funcionam para restaurantes
Até os negócios mais antigos e tradicionais, a transformação digital se faz necessária. O marketing digital para restaurantes, então, é primordial para que o seu estabelecimento tenha ainda mais sucesso. Portanto, confira a seguir essas 5 estratégias:
Tenha um site otimizado
Mesmo com todo o avanço tecnológico e da Internet, muitos empresários não se preocupam em ter um site para os seus empreendimentos. Isso é verdade principalmente quando se trata de restaurantes. Esse é, sem dúvidas, um dos principais erros e que não devem ser cometidos.
Mas não basta simplesmente comprar um domínio e adicionar as informações básicas sobre o seu estabelecimento. Pelo contrário, é necessário que o site seja atualizado, ordenado e atraente. Tudo, é claro, de forma a gerar confiança, credibilidade e apetite entre os usuários.
Além disso, deve ser profissional, funcional e fácil de usar. É importante, ainda, aplicar técnicas de SEO para aparecer nos primeiros lugares de pesquisa do cliente.
Torne-se visível na Internet com outros canais
Além do próprio site, seria bom se o seu restaurante aparecesse em páginas que são utilizadas pelas pessoas para encontrarem lojas, restaurantes e outros locais para visitar. Como, por exemplo, o Fourquare, o Yelp e o Tripadvisor.
Isso pode ajudar a melhorar a reputação online de seu restaurante. Além de contribuir para que os usuários consigam encontrá-lo no Google e no Google Maps. Neste contexto, é imprescindível, também, trabalhar no perfil Google Meu Negócio.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
E sim, isso inclui um investimento em redes sociais!
Outro investimento bem importante a ser feito é nas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo. Afinal, essas plataformas são uma excelente vitrine para qualquer negócio. Para tanto, aposte na criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo e explore todas as ferramentas oferecidas. Inclusive os anúncios, que vão ajudar ainda mais a impulsionar o seu marketing digital para restaurante.
Neste contexto, existem várias estratégias, além do marketing de conteúdo, que podem ser utilizadas. Como é o caso de marketing de influência e de vídeo, que se forem bem planejados podem contribuir para o aumento da receita do seu estabelecimento.
Divulgue a equipe do seu restaurante
A humanização do seu negócio não poderia ficar de fora dessa lista, já que é uma importante estratégia de marketing digital para restaurantes. Mostre as pessoas que estão nos “bastidores”, seja na cozinha preparando os pratos, servindo as mesas, etc. Muitas vezes, eles ficam invisíveis aos olhos do público. Dessa forma, divulgar a sua equipe é primordial para gerar uma aproximação com os clientes, mesmo que de maneira virtual.
Se você deseja ter um maior engajamento nas redes sociais e assim conquistar o algoritmo do Instagram ou Facebook, essa é uma estratégia que você deve começar a usar. E, além de atrair a atenção das pessoas, também é ótimo em termos de endomarketing, ou marketing interno, uma vez que pode servir também para motivar a sua equipe.
Ouça os usuários, aprenda e melhore sua reputação digital
Comentários online de clientes são o maior tesouro que uma empresa pode receber, já que geralmente são mais sinceros do que quando são feitos pessoalmente. Dessa forma, você pode avaliá-los para detectar onde o seu restaurante precisa melhorar e o que está indo bem.
Aproveite para agradecer a todos os clientes, inclusive se houver alguma crítica, mas não se esqueça de expressar que vai buscar melhorias.
Se alguma opinião positiva se destacar, é possível ainda utilizá-la a favor do seu estabelecimento. Afinal, utilizar depoimentos de clientes na sua estratégia de marketing digital para restaurantes é uma excelente opção.
Melhore a reputação e visibilidade digital de seu restaurante
Quase todos os restaurantes fazem algum marketing digital, mas poucos o fazem profissionalmente. Consequentemente, muitos restaurantes que têm um site mal planejado, uma presença ruim em mecanismos de pesquisa e ações de mídia social executadas por não profissionais da área.
O resultado disso? Bom, primeiro, muitas vezes eles não sabem quais são os resultados porque, acabam não tendo acesso às métricas. E, aqueles que têm análises, enfrentam métricas que não demonstram resultados que realmente ajudam os negócios.
Mas vale ressaltar que um bom planejamento de marketing digital para restaurantes deve ser criado para atrair e obter mais clientes em seu estabelecimento. Isso porque grande parte do seu faturamento presente e futuro depende da correta gestão da visibilidade e presença na web. Portanto, não perca mais tempo, conte com a 3xceler e vá cada vez mais longe!