Extensões de Imagem do Google Ads: O Guia Completo

Extensões de Imagem do Google Ads: O Guia Completo

Extensões de Imagem do Google Ads: O Guia Completo

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Para quem trabalha com marketing digital ou já anuncia na internet, não é novidade que a jornada de compra dos usuários está cada vez mais complexa, com o consumidor tendo acesso a diversas opções e concorrentes na hora de fazer sua escolha, o que o torna mais exigente e gera uma demanda para as empresas de sempre inovarem em suas estratégias de marketing, na tentativa de superar a concorrência e ganhar destaque no espaço digital. Nesse sentido, é necessário estar sempre atualizado sobre as novidades e novas funcionalidades das principais ferramentas de tráfego pago e social media.

Recentemente, o Google Ads lançou a funcionalidade das extensões de imagem, o que começou como um beta em algumas contas no mercado americano e posteriormente no brasileiro, já está disponível na maior parte das contas, auxiliando as companhias a aumentarem a performance dos seus anúncios no Google, trazendo conteúdo rico e relevante aos usuários que visualizam os mesmos no momento da busca, trazendo imagens vendedoras junto ao tradicional formato de texto.

Está na dúvida sobre o que são as extensões de imagem, como usar nas suas campanhas, as melhores práticas e otimizações da nova funcionalidade do Google Ads? Nesse artigo tratei um guia completo desde o básico até o mais avançado sobre esse novo tipo de extensão disponível na ferramenta.

O que são as extensões de imagem?

Fonte: Agência 3xcler | Google Ads

Como o próprio nome já traz, as extensões de imagem são complementos ao seu anúncio, com o poder de exibir imagens que tenham um apelo vendedor ou de convencimento ao usuário, fornecendo um conteúdo rico e visual a quem realiza a busca. Por meio dela, anunciantes podem fazer uso de fotos de produtos ou serviços, para melhorar o índice de qualidade do seu anúncio, além de diferencia-lo dos demais, sendo mais uma ferramenta que pode ser utilizada em um primeiro momento para atrair a atenção do consumidor no mar de anúncios para posteriormente usa-la como um gatilho mental para levar ao clique e consequente melhora da performance das campanhas de forma geral.

Conforme outras extensões, as de imagem aparecem quando são relevantes a busca e o usuário, fator que sempre é levado em consideração pelo Google nos mais diversos tipos de elementos do anúncio.

Interessado em utilizar em seus anúncios? Sua conta deve seguir algumas exigências da ferramenta, que explicaremos abaixo.

Quando as Extensões de Imagem ficam disponíveis na minha conta de Google Ads?

Para fazer uso das extensões de imagem, sua conta deve seguir alguns requisitos, entre eles:

  • Ter uma boa relação com a ferramenta, possuindo um histórico positivo no que diz respeito a infrações e suspensões junto ao Google Ads.
  • Não trabalhar com produtos ou serviços que são considerados restritos de anunciar na ferramenta, como conteúdos sexuais e de bebida alcóolica por exemplo, mesmo que sejam permitidos, essas contas não terão a função habilitada.
  • O Último fator é que a conta deve ter um histórico de anúncios por pelo menos 90 dias.

Por se tratar de uma atualização recente, principalmente no  mercado brasileiro, você pode encontrar a extensão de imagens não disponível na sua conta, nesse caso recomendo que entre em contato com o seu gerente de contas Google para entender os motivos e requisitos que levaram a isso, entretanto você deve encontrar a função dentro da sua ferramenta.

Melhores Práticas focando em Performance

Que extensões de anúncios ajudam em diversos fatores de performance das campanhas, não é nenhuma novidade para usuários do Google Ads que já fazem tráfego pago, entretanto como os outros tipos de extensões, existem as melhores práticas e dicas que podem elevar o seu desempenho junto as extensões de imagem.

1. Siga as especificações recomendadas pelo Google Ads

O Primeiro ponto, é seguir as especificações recomendadas pela plataforma, que são fazer uso de imagens tanto no formato retrato como paisagem, sendo que as proporções recomendadas são:

  • Paisagem: 1200×628 px
  • Retrato: 1200×1200 px

É importante otimizar o tamanho do arquivo o máximo possível, otimizando o seu desempenho, para menor perda de qualidade, é recomendado o uso de ferramentas de edição, como o Photoshop, para realizar esse processo. Caso não tenha conhecimento, é possível utilizar ferramentas web para essa compactação, apenas tomando cuidado para não haver uma redução muito grande na qualidade final do arquivo.

Lembre-se que as imagens não podem ser do tipo montagem e nem possuir logomarcas ou marcas d’agua, caso possuam, a extensão será reprovada.

2. Possibilite uma variedade de recursos à ferramenta

No recurso de extensões de imagem, é possível trabalhar até 20 imagens, faça o máximo uso desse recurso, subindo imagens únicas e relevantes, lembre-se que a ferramenta fará a rotação das extensões baseadas em desempenho e quanto mais recursos, melhor tende a ser a performance, então não economize nesse ponto.

O número mínimo recomendado é de 3 imagens, porém subir esse baixo número, pode levar a um desempenho inferior ao esperado, procure fotos que sejam relevantes ao seu público final, cheque se atendem as especificações citadas acima e faça o upload na ferramenta.

Lembre-se que, mesmo que não seja obrigatório, é recomendado trabalhar tanto o formato de paisagem como de retrato, se possível trabalhar ambos nas imagens, lembrando que o Google disponibiliza uma ferramenta para corte durante a configuração da extensão, o que pode ser muito útil no cotidiano.

3. Separe suas imagens por tópico

O princípio das extensões de imagem, é entregar imagens relevantes e únicas para cada busca do usuário, levando a um aumento do desempenho de forma geral, por isso, o recomendado é fazer o upload das mesmas a nível do grupo de anúncio, separando as imagens por cada tipo de produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Não se esqueça de adicionar pelo menos 03 imagens por cada grupo de anúncio, além de focar em imagens que inspirem o usuário e deem vantagem a sua empresa, faça o melhor uso possível do recurso, de acordo com os objetivos da sua campanha, caso seja vendas ou geração de leads, trabalhe imagens que façam a persuasão do possível cliente. Nesse aspecto, procure entender mais sobre quem é a sua persona, suas dores, e diferencias que a sua empresa possui, esse será o ponto de partida para fazer o upload e criação de extensões de imagem que de fato melhorem as métricas da sua campanha.

4. Teste

Como todas as otimizações realizadas durante a gestão de uma campanha de tráfego pago,  realize diversos testes com as extensões de imagem, fazendo a troca constante das imagens, removendo aquelas que possuem um desempenho abaixo do esperado, procurando entender qual foi o fator ou gatilho mental que levou algumas a terem um desempenho superior, replicando em novas extensões que você venha a criar.

Teste de forma constante, sempre lembrando de fazer as análises com base nas métricas que são relevantes para o seu negócio, utilizando métricas secundárias como apoio para sua análise, sempre entendendo o que está por traz dos dados. Uma baixa CTR por exemplo, pode significar uma baixa relevância da extensão para o seu público alvo,

Como criar uma extensão de imagem

Agora que já entendemos como funcionam as extensões de imagem, seus benefícios e melhores práticas para o seu uso, chegou a hora de criarmos a nossa extensão, o que pode ser realizado através do passo-a-passo abaixo:

  1. Abra a conta de Google Ads desejada.
  2. No menu, ao lado esquerdo da tela, clique em “Anúncios e Extensões”, posteriormente selecionando a opção de “extensões”.
  3. Clique no botão “+” localizado no canto direito da sua tela.
  4. Selecione a opção de “Extensão de Imagem”.
  5. Caso não esteja selecionado, escolha a campanha ou grupo de anúncios ao qual você deseja adicionar sua extensão de imagem.
  6. Clique na opção de “+imagens”.
  7. Faça o upload dos arquivos que você deseja inserir.
  8. Ajuste os cortes caso necessário, utilizando a ferramenta, para adequar ao formato paisagem e retrato.
  9. Clique em “Salvar”.
  10. Caso esteja tudo de acordo, clique em “Salvar” novamente.

Após aprovada, sua extensão de imagens já está pronta para entrar no ar.

Procurando impulsionar seus resultados?

Conforme falamos, o cenário de jornada de compra dos usuários, está cada vez mais complexo, exigindo estratégias que sejam cada vez mais avançadas e acompanhadas de perto, o que pode levar a uma dificuldade para obter o retorno do investimento feito em tráfego pago.

Para buscar o melhor retorno, o ideal é buscar uma empresa que possa apoiar as suas estratégias de marketing, não apenas na parte da gestão de tráfego, como também observando o seu processo comercial como um todo.

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