• O que é storytelling e qual a sua importância no marketing digital?
O que é storytelling e qual a sua importância no marketing digital?
Você pode ter mensagens e ideias brilhantes, mas se não souber como passá-las para o público da melhor maneira possível, não adianta. Neste contexto, para uma boa estratégia de divulgação da sua marca, é importante encontrar o tom e a voz dela, desenvolver uma comunicação eficiente e utilizar a técnica de storytelling, contando histórias capazes de encantar o público. Mas, antes de mais nada, você sabe o que é storytelling?
Esse é um conceito muito antigo, usado como forma de comunicação e de transmitir uma mensagem. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse termo, o que ele significa e de que forma pode ser útil para o marketing digital.
Descubra o que é storytelling
Devido à grande quantidade de conteúdos que as pessoas estão expostas 24h por dia, é necessário desenvolver elementos diferenciadores para que a sua marca não se torne apenas mais uma para o público.
Ou seja, é importante utilizar estratégias adequadas, tendo em mente o seu público-alvo, a fim de alcançar uma posição de destaque. Dito isso, uma das técnicas que podem ser aplicadas é justamente essa que você está prestes a aprender um pouco mais agora: storytelling.
Mas, antes de entrarmos mais nesse assunto, vamos entender exatamente o que é storytelling. Trata-se da arte de contar uma história, usando elementos específicos em eventos com início, meio e fim. O seu objetivo é transmitir uma mensagem de forma inesquecível, conectando-se com o leitor.
Dessa forma, é considerado um mecanismo para que as pessoas se identifiquem, se envolvam e possam aprender com a mensagem inserida na história que está sendo contada.
Pensando nesse conceito, você provavelmente já consegue se lembrar de alguma história que ouviu e se sentiu envolvido por ela. Nada mais normal do que isso, já que o storytelling está mais presente na nossa vida do que a gente imagina.
Sim, é verdade: essa técnica é uma das bases da comunicação dos seres humanos. Não à toa, pode ser vista em muitos produtos e coisas que todo mundo consome. Como é o caso, por exemplo, de novelas, filmes, livros e até contos que a gente ouve no dia a dia.
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Portanto, é importante entender que, apesar de se falar muito sobre isso na construção de conteúdo, é um conceito que não surgiu no marketing digital. Por esse motivo, quando se estuda sobre a divulgação de marcas online, muitas pessoas ainda ficam com dúvida sobre o que é storytelling e como ele pode ser útil, se for feito de maneira assertiva.
A importância de contar histórias para o marketing digital
É possível usar storytelling no marketing digital de diferentes formas, isto é, com diversos objetivos, incluindo para a construção de autoridade de uma marca. Mas, se você ainda não entendeu muito bem o que é storytelling na prática e como essa estratégia pode ser bastante interessante dentro do marketing digital, não tem problema.
Tenha em mente que estamos falando de uma técnica que consiste em criar uma história em torno de uma marca. Isso deve ser feito de forma a gerar um vínculo emocional com o público e transmitir, por sua vez, os nossos valores enquanto empresa.
Mas, lembra que citamos anteriormente sobre ser um conceito antigo? Para o marketing, de modo geral, contar histórias sempre foi uma técnica amplamente utilizada. Dito isso, vale ressaltar que o marketing digital é moderno e está constantemente se atualizando. Então, como é possível utilizar essa estratégia?
Simples! Mesmo que a comunicação com o público seja majoritariamente online, o storytelling ainda pode se adaptar perfeitamente ao meio. Assim, é um mecanismo que mostra que é possível apelar para o lado emocional das pessoas através da internet. Como resultado, gerando uma relação de confiança e fidelidade com o público, o que é algo que todas as marcas almejam.
Isso porque a interação gerada com o usuário, ao contar uma história, não é apenas uma mera transmissão de mensagens. Pelo contrário, a sua marca se liga, na mente do consumidor, aos valores tratados naquela história. Portanto, essa é uma poderosa ferramenta.
Consequentemente, traz humanização para a sua marca, o que ajuda o usuário a se conectar e se envolver com ela. O resultado disso não poderia ser outro: ela se torna memorável, tem uma reputação melhor e, ainda, o storytelling pode ajudar a melhorar o engajamento do usuário.