• Marketing digital e IA: Qual o impacto da inteligência artificial nas empresas?
Marketing digital e IA: Qual o impacto da inteligência artificial nas empresas?
Para um dono de empresa ou até para um funcionário, líder ou gestor que gosta de processos bem organizados, este é um momento emocionante. Afinal, a inteligência artificial (IA) está fazendo um progresso real. Na prática, isso significa que as capacidades e funções dessa tecnologia estão prestes a mudar e revolucionar completamente a forma como uma pessoa trabalha. Mas qual o verdadeiro impacto da inteligência artificial nas empresas?
Bom, antes de aprofundar no assunto, vale mencionar o quanto esse avanço tem contribuído para a remodelação de empresas, indústrias, economias e até mesmo da vida cotidiana. Não à toa, diversos segmentos do mercado já estão apostando na implementação de IA. Inclusive, o próprio marketing digital está cada vez mais incorporando essa tecnologia como parte de suas estratégias.
O impacto da inteligência artificial nas empresas através do marketing digital
Durante muitos anos, os profissionais hesitaram em aplicar inteligência artificial às suas estratégias de marketing. Os motivos para isso eram os mais variados possíveis. No entanto, agora isso mudou. Atualmente, muitas marcas de sucesso adotaram a IA e a utilizam para ajudar na divulgação de seus negócios online.
Isso porque a capacidade de coletar dados, analisá-los, aplicá-los e aprender com eles está transformando os ambientes digitais. Assim, à medida que a inteligência artificial continua avançando, também é possível notar um aumento na capacidade de utilizá-la para melhorar as estratégias de marketing digital e fornecer informações valiosas sobre os clientes para as empresas.
Consequentemente, os negócios que investem nessa tecnologia e em sua divulgação online, portanto, têm maiores chances de escalabilidade a curto, médio e longo prazo. Afinal, o campo de aplicação da inteligência artificial vem se expandindo, ajudando a fazer grandes avanços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo.
Mas qual o real impacto da inteligência artificial nas empresas através do marketing digital? Confira:
Experiência do usuário aprimorada
Uma ótima experiência do usuário é um dos pontos chave de uma campanha de marketing digital de sucesso. Os clientes em potencial são mais propensos a converter quando eles podem navegar e encontrar o conteúdo que precisam de forma fácil. Isso é o que transforma clientes leais em verdadeiros defensores da marca. E é aqui que a IA pode ajudar!
Os profissionais de marketing podem analisar dados gerados por IA para determinar qual forma de conteúdo é mais relevante para seu público-alvo. Fatores como comportamento anterior, dados históricos e localização podem ser usados para recomendar o conteúdo mais valioso para os usuários.
Um exemplo dessa capacidade pode ser observado nos algoritmos de propaganda direcionada, que usam a inteligência artificial para seguir os passos dos usuários, definir um perfil de interesse e mostrar propagandas relevantes. Tudo com base em visualizações, compras e pesquisas anteriores.
Isso é a IA em ação, que é utilizada inclusive em plataformas como Facebook, Google e Instagram para fornecer a melhor experiência possível. Essas plataformas analisam as informações dos usuários, incluindo sexo, idade, interesses, dados demográficos e outros aspectos para mostrar a eles os anúncios mais relevantes, melhorando o desempenho e o retorno de investimento feito em mídia paga.
Comportamento preditivo do usuário
A inteligência artificial também pode ser útil para o alcance orgânico também. É assim que o Google, por exemplo, indexa as páginas da web para fornecer resultados de pesquisa. Inclusive, no gigante de pesquisas, você já deve ter percebido que os resultados têm ficado “mais inteligentes” ao longo do tempo, também graças à modelagem preditiva.
Isso porque, com a inteligência artificial, é possível não apenas examinar o comportamento anterior do cliente, mas também prever o seu comportamento futuro. Por meio de plataformas de gerenciamento de dados, pode coletar dados de terceiros na Internet e não apenas no site da empresa.
Sendo amplamente usada por empresas de marketing, que estudam sobre tendências e comportamentos das pessoas on-line e etc.
Portanto, as empresas podem aplicar esses insights para personalizar suas estratégias e campanhas de marketing digital. Além disso, a IA pode ajudar a identificar os leads com maior potencial de conversão. Dessa forma, dá para desenvolver estratégias de marketing digital atraentes e que irão impactar esses leads.
Suporte ao cliente em tempo real
A resolução rápida de problemas e dúvidas é o que impulsiona o suporte ao cliente. Por esse motivo, muitas empresas introduziram chatbots de IA em seus sites e canais de mídia social para se comunicarem com centenas de milhares de visitantes simultaneamente.
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Isso permite às empresas alcançar clientes em potencial, bem como reter os existentes. Algumas das consultas mais simples, como o status do pedido, é possível gerenciar por chatbots. Assim, ao reduzir o tempo de espera por uma resposta, as empresas podem aumentar consideravelmente a satisfação geral do cliente.
O uso da inteligência artificial em outras áreas
A inteligência artificial pode ser entendida como uma ferramenta crucial para os próximos anos, pois apresenta funcionalidades diversas, como data collector, algoritmos avançados, deep learning e escalabilidade.
Diversos segmentos já estão fazendo uso dessa tecnologia, como na área da saúde, por exemplo. A IA tem sido usada como um recurso para ampliar o potencial e as habilidades dos profissionais de saúde. Otimizando, portanto, o atendimento aos pacientes e sendo capaz de ajudar no diagnóstico de doenças e cuidados.
A inteligência artificial também teve um impacto positivo na forma como departamentos de TI funcionam, sendo bastante utilizada para a automação e detecção de intrusões de segurança.
Existem, ainda, diversos outros segmentos que utilizam essa tecnologia não só no marketing digital, mas em outras áreas também. Isso se deve a diversos fatores, mas principalmente:
Impacto da inteligência artificial nas empresas: Competitividade e escalabilidade na era da IA
Independentemente de ser um dono de uma grande empresa tradicional em seu ramo de atuação ou líder de uma startup, é extremamente importante compreender o revolucionário impacto da inteligência artificial nas empresas no que diz respeito às operações e estratégias.
Isso porque a IA permite a eliminação das restrições operacionais já conhecidas que costumam limitar os negócios. Transformando, assim, as regras da concorrência. Com o uso dessa tecnologia, então, as empresas passam a enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, o que contribui para a escalabilidade de diferentes mercados.
Ou seja, conforme a tecnologia avança, ela está se tornando um imperativo para as empresas que desejam manter uma vantagem competitiva. Em termos gerais, isso ocorre porque é possível tirar proveito da inteligência artificial com a antecipação a problemas, mitigação de riscos, impulsionamento da produtividade operacional e maior agilidade para realizar os processos.
Então, prepare-se para o sucesso
Em suma, a inteligência artificial é a tentativa de fazer com que os computadores simulem tarefas cognitivas normalmente associadas à inteligência humana.
Dito isso, vale se perguntar: Um negócio pode crescer no segundo semestre de 2021 e ao longo dos outros anos que se seguem sem utilizar para benefício próprio o impacto da inteligência artificial nas empresas? Provavelmente é possível, mas certamente não é recomendado.
Afinal, contar com processos e protocolos de negócios tradicionais para implementar mudanças já apresenta um risco muito grande. E significa que, no momento em que se lança algo novo, outro ciclo de negócios já começou, deixando a empresa que não usa IA para trás.
Para envolver os funcionários e facilitar o lançamento de inteligência artificial, obtendo sucesso, é preciso que a empresa se preocupe em educar a todos, desde os principais líderes até os demais funcionários.
Neste contexto, é essencial que um líder preste atenção desde o início a várias tarefas. E uma atividade fundamental é justamente a de explicar a importância da inteligência artificial para os funcionários e de como será a nova cultura da empresa. Sempre, é claro, abordando as mudanças antes mesmo de iniciar os protocolos de implementação da IA.
Por fim, a inteligência artificial é um investimento?
Definitivamente sim! É importante ter em mente que implementar recursos de inteligência artificial em uma empresa não é um mero gasto, mas sim um investimento. Toda organização que opta pelo uso da IA está na verdade investindo tanto em pessoas e processos quanto em tecnologia.
Além, é claro, de ser um investimento do ponto de vista financeiro, uma vez que contribui para o crescimento da empresa e, consequentemente, para os lucros.
Não é possível adiar mais a ideia de apostar na IA para ver uma empresa crescer. Entendendo um pouco da importância e do impacto da inteligência artificial nas empresas para a escalabilidade e crescimento delas, é uma boa ideia colocar em prática a implementação dessa tecnologia.