6 segredos para desenvolver campanhas de marketing no WhatsApp poderosas

6 segredos para desenvolver campanhas de marketing no WhatsApp poderosas

6 segredos para desenvolver campanhas de marketing no WhatsApp poderosas

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O WhatsApp tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. Esse dado reflete a notoriedade do aplicativo. Além disso, torna possível pensar que ele pode ser uma boa plataforma para a implementação de estratégias de divulgação de uma marca, seus produtos e/ou serviços. As campanhas de marketing no WhatsApp, então, estão se tornando cada vez mais comuns. Principalmente no que diz respeito à atração e retenção de clientes e promoção da comunicação corporativa.

Pensando nisso, no artigo de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre essa estratégia. E também como aplicá-la de forma eficaz para o seu negócio. Portanto, continue a leitura!

Confira esses segredos para desenvolver campanhas de marketing no WhatsApp poderosas

O que são as campanhas de marketing no WhatsApp?

Uma das maiores dúvidas é justamente esta: dá para fazer marketing digital nesse aplicativo? A resposta é sim! Pode parecer estranho, já que o WhatsApp não foi planejado para isso.

No entanto, o seu grande sucesso entre as empresas impulsionou o lançamento da versão comercial, chamada de WhatsApp Business. Esse novo aplicativo não só facilita a interação com o público de forma geral, como também permite a criação de campanhas de marketing mais eficazes.

Como o próprio nome sugere, essa é uma estratégia que se realiza através deste aplicativo móvel e consiste em explorar e aproveitar ao máximo uma de suas principais características: as mensagens instantâneas. Para tanto, o aplicativo oferece ferramentas de automatização, bem como para organizar e responder rapidamente às mensagens do público.

Neste sentido, as campanhas de marketing no WhatsApp normalmente incluem ações que vão desde a mera comunicação direta com os usuários até o envio de conteúdo valioso. Assim, podem fazer parte de estratégias globais de inbound marketing, atendimento ao cliente e até mesmo inbound sales.

Quais as vantagens de utilizar o WhatsApp como um canal nas suas estratégias de marketing?

O WhatsApp é um canal de comunicação completamente diferente dos demais. É direto, prático e rápido como nenhum outro. Esses recursos oferecem uma série de vantagens exclusivas para suas campanhas de marketing no WhatsApp. Entre elas, é possível destacar:

  • Confiança: O usuário geralmente confia no aplicativo e no conteúdo publicitário que recebe por meio dele;
  • Visibilidade: A frequência de uso do WhatsApp é muito maior do que a de outros aplicativos móveis, então você obtém maior visibilidade do que em qualquer outro canal;
  • Pouca competição: A competição em relação a outras plataformas é muito baixa;
  • Versatilidade: A aplicação permite o envio de conteúdos estratégicos em diversos formatos, como textos, fotos, vídeos, gifs, figurinhas e outros;
  • Verificação de sucesso: Você pode verificar o sucesso de seus envios graças ao duplo check azul e às respostas dos usuários;
  • WhatsApp Web: Dá para otimizar o uso do aplicativo com a sua versão para navegadores no desktop.

Como lancar uma estrategia de marketing eficaz para o WhatsApp

Como lançar uma estratégia de marketing eficaz para o WhatsApp?

Ao planejar qualquer estratégia, você certamente quer que ela seja satisfatória para os seus clientes, ao mesmo tempo em que ajude a aumentar os lucros do seu negócio. Bom, com as campanhas de marketing no WhatsApp isso não é diferente.

Portanto, existem alguns pontos chave que você deve levar em consideração para criar uma estratégia poderosa de marketing para o aplicativo de mensagens instantâneas. Assim, confira a seguir os segredos para desenvolver uma campanha eficaz:

Defina claramente os objetivos de seu marketing no WhatsApp

Como em qualquer plano de marketing de alto impacto, é absolutamente necessário ter objetivos claros. Isso proporciona consistência e organização, evita erros e incentiva a boa qualidade. Por isso, antes de mais nada, você deve se perguntar:

  • Quais benefícios espero alcançar com essa estratégia?
  • Como vou utilizar o aplicativo? Será para atendimento ao cliente, processos de vendas, envio de promoções ou outros?
  • Como você vai se comunicar, quem é o público e qual será a linguagem utilizada?
  • Qual a frequência ideal de uso, respostas e disparos?

Crie uma base de dados

Criar um banco de dados é vital para implementar qualquer estratégia de marketing. É importante que esta base de dados seja segmentada para que você possa desenvolver uma campanha de marketing eficaz de acordo com o tipo de cliente e em qual etapa da jornada de compra ele se encontra.

Não se esqueça, contudo, que a confiança é de extrema importância. Afinal, o aplicativo de mensagens depende da interação pessoa a pessoa. Como resultado, os usuários não gostam de receber mensagens de estranhos.

Por isso, você deve criar táticas para incentivar os seus clientes ou clientes em potencial a salvar o número da sua empresa em seus respectivos smartphones.

Mantenha suas mensagens claras e atualizadas

Trabalhe na estratégia e na mensagem pelo tempo que precisar, pois isso é fundamental para o marketing no WhatsApp. Porém, tenha em mente que essa plataforma é diferente das outras. Dessa forma, seja claro e direto nas suas mensagens.

Além disso, concentre-se no interesse de seu público, resuma ao máximo o que você quer passar para ele e envie todo o conteúdo na mesma mensagem e não em várias.

Desenvolva um conteúdo audiovisual atraente e de consumo rápido

Desenvolva um conteúdo audiovisual atraente e de consumo rápido

É hora de selecionar as imagens ou vídeos que irão acompanhar a mensagem de texto. Isso é fundamental porque os usuários do WhatsApp costumam ser muito bons consumidores de audiovisual.

Assim, você pode alcançar altos níveis de engajamento se enviar conteúdo em formatos como infográficos compactos, vídeos curtos, imagens explicativas e áudios de boa qualidade.

Isso vai atrair a atenção e facilitar a comunicação com o usuário, bem como fazer com que a sua mensagem tenha mais chances de fazer sucesso. Se o seu conteúdo for interessante, esses formatos tornam mais fácil para o seu público compartilhar e se tornar viral, o que permite que você tenha um alcance orgânico sem precedentes.

Responda o mais rápido possível e estabeleça horários

Ao contrário de outros canais, os usuários do WhatsApp esperam receber respostas imediatas às suas mensagens. Se você não responder a tempo, eles sentirão que você os está ignorando.

Não veja como obrigação o fato de responder rapidamente, aproveite isso como uma oportunidade de fidelizar seus clientes através do marketing pelo aplicativo de mensagens. Além disso, uma técnica bastante interessante é estabelecer o “horário comercial” pelo WhatsApp Business, o que já irá te ajudar bastante.

Use todas as funções que o aplicativo permite a você

Para realizar campanhas de sucesso no WhatsApp, use todas as ferramentas do aplicativo como, por exemplo:

  • Coloque uma boa imagem de perfil;
  • Configure a localização exata do seu negócio para que os usuários saibam onde você está;
  • Faça uso do status para informações não invasivas;
  • Automatize o WhatsApp para responder aos clientes.

Lance campanhas de marketing no WhatsApp de tirar o fôlego

Agora que você já sabe os 6 principais segredos para desenvolver uma campanha de marketing no WhatsApp, que tal colocá-las em ação? Se precisar de ajuda com isso, a 3xceler está à disposição para planejar e pôr em prática as estratégias ideais de acordo com a persona e o segmento do seu negócio. Entre em contato agora mesmo!

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