• 10 erros de marketing digital que você deve evitar
10 erros de marketing digital que você deve evitar
Atualmente, há uma série de negócios que conseguiram se consolidar no mercado sem ter uma estratégia clara. Mas, por conta disso, podem surgir inconvenientes e diversos problemas a qualquer momento. Por esse motivo, é extremamente importante conhecer alguns erros de marketing digital. Dessa forma, você poderá evitá-los ao máximo e garantir que a presença da sua empresa na web seja um verdadeiro sucesso.
Caso perceba que já está cometendo algum deles, lembre-se que é fundamental detectá-los o quanto antes. Assim, você consegue utilizá-los a seu favor, como uma ferramenta de aprendizado e aprimoramento. Afinal, erros acontecem. Mas, felizmente, as vantagens do mundo online permitem-lhe realizar várias ações para corrigir e melhorar o que não está funcionando de forma rápida e eficaz.
Quer conhecer alguns dos maiores erros do marketing digital e saber como melhorar o desempenho para evitar perda de tempo e dinheiro? Então continue a leitura!
Descubra 10 erros de marketing digital para evitar em suas estratégias
Você cria a campanha e as expectativas crescem, mas os resultados não aparecem. Por quê? Muitas vezes, a resposta é mais óbvia do que você imagina. Em muitos casos, isso ocorre principalmente pela falta de experiência ou conhecimento sobre o assunto. O que, por consequência, leva a muitos erros de marketing digital.
Normalmente esses erros levam a incorrer em despesas não previstas no orçamento. Pensando nisso, a seguir você encontrará uma série de fatores que podem estar afetando o bom funcionamento do seu negócio.
Se você reconhecer algum deles, parabéns! É um bom começo. Afinal, você já está ciente do que está afetando seu negócio e, dessa forma, pode tomar as decisões corretas para superar os possíveis obstáculos que podem estar impedindo seu progresso neste momento.
Afinal, existem muitos erros comuns do marketing digital, mas são fáceis de evitar se você prestar atenção neles. Então, vamos começar?
Deixar de definir metas ou objetivos razoáveis
Se você deseja estabelecer uma estratégia de marketing para promover o seu produto ou a sua marca, deve definir metas e objetivos. Isso não só tornará a estratégia de marketing digital relevante para o seu negócio, mas também é importante para o sucesso.
Por esse motivo, é essencial estabelecer metas alcançáveis. Assim, você tem a certeza de que é um objetivo palpável, em vez de já esperar pelo fracasso.
Você não está alcançando o público certo
Um dos grandes problemas de marketing digital é quando você planeja uma campanha, mas percebe que está alcançando o público errado. Afinal, sabemos que o sucesso de uma estratégia depende de uma definição muito clara do público ao qual ela é direcionada.
Neste contexto, definir e conhecer adequadamente o seu público-alvo é primordial. Isso permitirá que você crie uma estratégia relevante e essencial para chamar a sua atenção e mantê-lo.
Falta de conhecimento sobre a concorrência
Quando você abre uma empresa, deve saber que existem diversas outras que fazem parte do mesmo segmento. Dessa forma, fazendo com que a concorrência seja grande. Mesmo assim, muita gente ainda comete um dos piores erros de marketing, que é não conhecer os seus concorrentes.
Contudo, é de extrema importância fazê-lo, a fim de saber o porquê os clientes estão comprando de outra marca e o motivo por ela ser tão relevante para eles e para o mercado. Ter esse conhecimento irá te ajudar a traçar novas estratégias e criar uma proposta de valor que diferencie a sua empresa das demais e seja capaz de chamar a atenção.
Você não tem um orçamento bem planejado
Não é fácil trabalhar com um orçamento mal ajustado ou irregular. Por isso, é muito importante definir exatamente quais são as suas estratégias e o quanto você pode investir em cada uma delas. Sem dúvidas, isso pode fazer a diferença entre um bom e um mau desempenho.
Você não fez uma boa segmentação
Entre os erros de marketing digital, outro bastante comum é não saber segmentar corretamente o seu público. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa é sim uma etapa muito importante para qualquer estratégia de marketing digital. Se você cometer esse erro, você pode até ter a melhor campanha do mercado, mas provavelmente não vai obter os resultados desejados.
Realizar uma segmentação permitirá que você conheça seu público e as necessidades que seu potencial cliente possui. Além de facilitar a transmissão de boas mensagens e o aumento do ROI. Para tanto, você deve identificar todos os seus grupos de consumidores. As necessidades e prioridades do cliente determinarão os grupos que você estabelecerá.
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Seu investimento em SEO é quase nulo
Muito se fala sobre anúncios e redes sociais atualmente. Porém, o investimento em SEO é igualmente importante.
Com as técnicas de otimização para mecanismos de busca você tem uma fonte de tráfego muito boa para os sites da sua empresa. Assim, trata-se de um trabalho contínuo que deve ser feito para melhorar o posicionamento de forma permanente.
As estratégias devem incluir tanto SEO on-page quanto off-page e são primordiais para que você tenha um bom alcance orgânico.
Você ignora a interação com o cliente
Se um cliente entrou em contato, seja para sugerir, reclamar ou elogiar, é essencial que você o ouça e busque solucionar os problemas. Isso reforça a presença da marca na internet e dá mais credibilidade para a empresa. Lembre-se que um dos maiores erros de marketing é justamente ignorar as pessoas que tentam entrar em contato com o seu negócio.
Sempre aderindo às tendências
Existe uma linha tênue no marketing entre acompanhar as tendências que surgem na internet e constantemente segui-las. Obviamente, se você quer ter sucesso em suas estratégias, deve fazer uso delas sim, porém de forma cômoda para a empresa.
Muitos negócios, tentando se fazer presentes no digital, acabam abusando e aderindo a todos os modismos que surgem. Isso é um dos maiores erros de marketing e pode fazer com que a sua marca perca a sua essência.
Você tem problemas com as métricas e a análise de suas estratégias
Ao lançar uma estratégia, não cometa o erro grave de simplesmente executá-la e esquecer que ela existe. Lembre-se que elas exigem uma análise aprofundada de seus resultados. Inclusive, muito do sucesso de uma campanha de marketing digital depende de um monitoramento adequado.
A manutenção e o monitoramento constantes são primordiais para medir o desempenho. Isso não significa que você tenha que estar atento a cada mudança milimetricamente, mas deve prestar atenção às macrotendências. É importante focar no quadro geral quando se trata de desempenho de campanha e canal.
Deixar de fazer isso é um dos erros de marketing digital que o impede de melhorar os seus resultados.
Falta de planejamento
Além de todos os outros citados, um dos erros comuns do marketing digital é justamente não ter um planejamento. Isso ocorre principalmente quando não se tem um conhecimento mais profundo sobre o assunto. Sobretudo porque existem muitos aspectos que são vitais para a criação de estratégias. Entre eles estão branding, SEO e SEM, marketing de conteúdo, e-mail marketing, social media, entre outros.
Portanto, se você não quer ter problemas em sua estratégia de marketing digital, é fundamental que você tenha uma equipe com conhecimento em cada uma dessas áreas para que possa criar boas estratégias.
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