Checklist do marketing digital: 5 passos que não podem faltar na sua estratégia

Checklist do marketing digital: 5 passos que não podem faltar na sua estratégia

Checklist do marketing digital: 5 passos que não podem faltar na sua estratégia

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Hoje em dia, é praticamente impossível fazer qualquer coisa, desde pesquisar um restaurante, chegar a um endereço desconhecido, conversar com um parente distante e até iniciar um relacionamento amoroso sem utilizar a internet.

Com a pandemia que assolou o mundo em 2020 e continua tendo impacto em 2021, o marketing digital ganhou ainda mais força. E não poderia ser diferente quando o assunto é promover uma marca, produto ou serviço e aumentar as vendas do seu negócio.

Neste sentido, qualquer empreendimento – e aqui não faz diferença o porte ou ramo de atuação da empresa – que deseja sucesso deve investir na presença digital. No entanto, fazer um bom planejamento de marketing digital exige conhecimento técnico e o cumprimento de algumas etapas importantes para obter sucesso.

Continue a leitura e conheça os 5 passos que não podem faltar na sua estratégia.

Checklist do marketing digital

Passo a passo para completar o checklist do marketing digital

O marketing digital é um conjunto de ações que visam a promoção de uma marca, produto ou serviço no ambiente digital. Sendo assim, utiliza diferentes ferramentas para alcançar o público desejado, criar novas oportunidades de negócio e aumentar as vendas.

Embora seja necessário elaborar um planejamento específico para cada empresa, existem algumas ações que não podem ficar de fora. Mas, se você tem dúvidas sobre o tema, preparamos neste artigo o checklist do marketing digital.

Criar um site

O site é a vitrine digital do seu negócio. Desse modo, podemos dizer que não existe estratégia de marketing digital sem a criação de um site. Basicamente, o site é um conjunto de páginas que contêm informações relevantes sobre a sua empresa.

Neste sentido, é necessário que o usuário tenha uma boa experiência ao acessar o seu endereço eletrônico. Para que isso seja possível, é importante que o layout seja agradável visualmente e, ao mesmo tempo, intuitivo para facilitar a navegação.

Além disso, é fundamental que os navegantes encontrem informações confiáveis e relevantes sobre, por exemplo, a missão, a visão e os valores da empresa, os produtos e serviços ofertados, forma de pagamento (em caso de e-commerce), entre outras.

Manter um blog

O blog faz parte do site e é utilizado para divulgar textos com um formato específico sobre assuntos relacionados ao ramo de atuação da sua empresa. Uma clínica de reprodução assistida, por exemplo, publica sobre infertilidade, fertilização in vitro, entre outros temas.

Durante o planejamento de pautas, o ideal é conhecer seu público-alvo e identificar as dúvidas e angústias que ele possui. Essas informações são essenciais para determinar quais assuntos são relevantes para o seu blog e podem gerar visitantes qualificados.

A utilização de palavras-chaves, ou seja, uma palavra ou termo que resume o tema principal do texto e que seja utilizada pelo público para encontrar a informação que deseja, também é recomendada durante a produção de conteúdos para blog e páginas de sites.

Anunciar no Google e nas redes sociais

No marketing tradicional, a propaganda e os anúncios são parte essencial de qualquer estratégia. No marketing digital, isso não é diferente. O Google Ads, por exemplo, é a plataforma de anúncio do Google e segmenta os usuários com base em palavras-chave.

Os conteúdos patrocinados também são uma excelente forma de alcançar ainda mais clientes em potencial nas redes sociais. Em ambos os casos, Google Ads e anúncios nas redes sociais, o ideal é direcionar/segmentar a publicidade o máximo possível.

O tráfego pago, vindo de anúncios, e o tráfego orgânico, vindo da criação de conteúdo, têm a mesma importância. Para determinar se a sua estratégia vai investir em ambos ao mesmo tempo ou separadamente, é preciso entender seus objetivos.

Como manter um blog

Investir em marketing de conteúdo

Conforme dissemos nos dois primeiros tópicos desta lista, a criação de um site e um blog não pode faltar no seu checklist do marketing digital. Para manter essas plataformas ativas, o marketing de conteúdo será um verdadeiro aliado.

Mas não basta criar qualquer tipo de conteúdo apenas para cumprir tabela. Não se esqueça de utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu conteúdo no Google, ganhar autoridade e aumentar os acessos.

A boa notícia é que, atualmente, é possível escolher diferentes formatos, tais como artigos, blogposts, e-books, vídeos, posts nas redes sociais, cases de sucesso, review, entre outros. Você pode investir mais em um e menos em outros, mas tente utilizar todos.

Ter perfis nas redes sociais

A criação de perfis em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, entre outras, tem a capacidade de aproximar empresas e clientes através de conteúdos interativos. É uma forma de estreitar os laços com o seu consumidor e atrair novos clientes.

De modo geral, criar perfis nas redes sociais traz inúmeras vantagens para o seu negócio, uma vez que aumenta as conversões e o alcance da marca, melhora o engajamento, gera mais tráfego para o site e possibilita um melhor conhecimento sobre a sua audiência.

E não se engane: ter perfis nas redes sociais não significa estar presente em todas elas. Conheça seu público-alvo e reconheça em qual ou quais ele está mais presente e ativo e invista de maneira estratégica nessas plataformas de interação digital.

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Se você ainda não completou o checklist do marketing digital, não perca mais tempo nem oportunidades de negócio. Caso prefira, contratar uma equipe especializada pode ser a melhor opção para posicionar digitalmente a sua empresa e aumentar as vendas.

A 3xceler está preparada para alavancar o seu negócio utilizando as melhores ferramentas e estratégias de marketing digital. Nossa equipe de especialistas atua em todas as etapas desse processo e oferece os melhores resultados.

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Criação de Sites Responsivos


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