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Marketing digital para YouTube: 7 dicas para bombar seu canal
O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos criada em 2005. De lá para cá, se tornou um verdadeiro fenômeno. Hoje em dia, praticamente qualquer pessoa com acesso à internet e celular pode gravar e divulgar vídeos na plataforma.
E não demorou muito para que as empresas e os profissionais autônomos se dessem conta do potencial dessa ferramenta. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a criação de estratégias específicas de marketing digital para YouTube acaba sendo imprescindível.
Se você ainda não utiliza o YouTube na sua estratégia de comunicação, ou então quer alavancar a sua estratégia, não se preocupe. Preparamos especialmente para você este conteúdo apresentando 7 dicas para bombar seu canal de vídeos, acompanhe.
O que é e por que fazer marketing digital para YouTube?
Se marketing digital é o termo utilizado para falar sobre um conjunto de estratégias de marketing pensadas e executadas no ambiente digital para divulgar marcas, produtos e serviços, não é muito difícil imaginar o que é e como funciona o marketing para YouTube.
Mas, de forma mais direta, podemos dizer que marketing digital para YouTube é o nome dado para as ações de comunicação que utilizam vídeos divulgados na plataforma para atrair e gerar engajamento com o público-alvo de uma marca, produto ou serviço.
Utilizar o YouTube na sua estratégia de marketing digital é uma excelente e efetiva maneira de melhorar o reconhecimento e a autoridade de marca do seu negócio e também melhorar o engajamento com os seus consumidores de forma lúdica e interativa.
Dicas práticas: como fazer marketing digital no YouTube?
As estratégias de marketing digital no YouTube não se limitam à publicação de vídeos. A plataforma também possibilita a criação de anúncios pagos, que atraem mais e mais visitantes para o seu canal, assim como as parcerias com outras marcas e influenciadores.
Mas, como fazer marketing digital para YouTube na prática? Quais estratégias e etapas devem ser seguidas em um planejamento de marketing com base em conteúdos de vídeos?
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Conheça seu público
Antes de qualquer coisa, no marketing digital conhecer bem o público que se pretende atingir é primordial. Nesta fase, é imprescindível fazer um levantamento de dados que indique mais do que o sexo, a idade, a profissão e a localização do seu público-alvo.
Também é importante conhecer os hábitos dessas pessoas, suas preferências pessoais, o tipo de conteúdo que elas procuram e quais são as dúvidas e anseios que elas possuem e que podem ser resolvidos através da sua marca ou do produto/serviço que você oferece.
Crie um roteiro de gravação
Já conhece seu público-alvo e está com os temas dos vídeos definidos? Antes de ligar a câmera, é recomendado criar um roteiro de gravação. Nesse roteiro, é importante destacar os tópicos mais importantes e a sequência em que eles serão abordados.
O roteiro é importante para guiar a pessoa que está gravando o vídeo, mas, além disso, é essencial para deixar o vídeo estruturado de uma forma que a visualização seja de fácil compreensão e que a experiência do espectador não seja prejudicada.
Produza conteúdos relevantes
Lembre-se que, embora seja utilizado por muitas pessoas como lazer, para empresas e profissionais autônomos o YouTube é uma ferramenta de trabalho. Dessa forma, os conteúdos veiculados devem ser relevantes e bem produzidos.
Quanto mais relevante, útil, atual e bem planejado for o seu vídeo, muito provavelmente terá uma grande quantidade de visualizações, o que aumenta o reconhecimento da sua marca e também pode gerar receita, através da monetização dos vídeos.
Utilize estratégias de SEO
O marketing de conteúdo também faz parte do marketing digital para YouTube, sendo assim, utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) é essencial tanto para melhorar os resultados nas buscas da própria plataforma quanto do Google.
As técnicas indicadas englobam criar bons títulos (chamativos e atrativos), otimizar o nome do arquivo, utilizar palavras-chaves não apenas no título, mas também na descrição do vídeo, por exemplo, assim como interagir nos comentários.
Engaje a sua audiência
Se você já assistiu algum vídeo de influenciadores no YouTube, deve ter percebido que estimular o engajamento faz parte do roteiro do vídeo. Ainda que o seu conteúdo seja diferente, é inegável que o engajamento é um dos objetivos do marketing digital.
Responda aos comentários, estimule seus espectadores, atraia a audiência para outras redes sociais da sua marca e, principalmente, ouça o que eles têm para dizer. O conteúdo é seu, mas o objetivo é atingir um público específico através de temas de interesse comum.
Faça parcerias com influenciadores
Uma das estratégias mais utilizadas pelos criadores de conteúdos no YouTube é fazer parcerias com influenciadores que estejam há mais tempo na plataforma e tenham uma boa base de inscritos que possam demonstrar interesse no seu tipo de conteúdo.
É claro que não vale a pena fazer parcerias com qualquer canal. Todo o processo deve ser pensado de forma estratégica para que seja uma excelente forma de aumentar a visibilidade do canal e o número de visualizações e inscritos com potencial de compra.
Divulgue seus vídeos
A propaganda é a alma do negócio e quando falamos em bombar um canal no YouTube essa máxima também deve ser considerada. A sua empresa ou marca pessoal certamente possui site, blog e outras redes sociais, não é verdade?
E utilizá-las para divulgar seu canal de vídeos é crucial. É uma via de mão dupla: você divulga seu canal de vídeos no Facebook, no Twitter e no Instagram, por exemplo, e no YouTube aproveita para divulgar essas outras redes sociais para a sua audiência.
Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e seguir essas 7 dicas para bombar seu canal de vídeos com marketing digital para YouTube.
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