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SEO para imagens: o que é e por que fazer?
Existe uma frase muito popular, que você certamente já deve ter ouvido, e bastante apropriada ao marketing digital: uma imagem vale mais do que mil palavras. Embora não se aplique a todos os casos, é inegável o poder do visual na comunicação digital.
Para se comunicar com as pessoas, o marketing digital utiliza diversos recursos: textos, vídeos e imagens, separadamente ou em conjunto, são os mais lembrados. Neste contexto, é imprescindível falar sobre SEO para imagens e colocar essas estratégias em prática.
Mas, embora seja essencial em uma estratégia de marketing digital, a otimização de imagens para o Google acaba sendo uma tática pouco comentada. A verdade é que é impossível falar de SEO sem falar de otimização para imagens.
Entendendo como o Google funciona
As imagens ajudam a complementar o conteúdo, transmitem emoções muitas vezes impossíveis de serem colocadas em palavras e trazem um apelo visual muito forte, especialmente quando são incluídas em um conteúdo textual mais denso.
Para falar sobre SEO para imagens, antes de qualquer coisa é necessário entender melhor como o Google funciona. Afinal, a otimização tem como objetivo fazer com que esse tipo de conteúdo seja posicionado nas primeiras páginas de resultado nos buscadores.
Basicamente, podemos dizer que o Google funciona fazendo a leitura e o armazenamento de todo tipo de conteúdo: páginas, vídeos e imagens, por exemplo. Quando pesquisamos uma palavra-chave, ele apresenta os conteúdos relacionados mais relevantes.
O que é SEO para imagens e por que fazer?
O SEO voltado para conteúdo visual nada mais é do que um conjunto de otimizações realizadas nas imagens presentes no seu conteúdo e visa informar ao Google sobre o que elas falam e aumentar as chances de ranqueá-las nas buscas online.
Sendo assim, o SEO para imagens é uma ferramenta crucial para melhorar a sua presença digital. Isso porque, no marketing de conteúdo, o sonho de qualquer pessoa é ficar nas primeiras posições de um dos principais buscadores de conteúdo, não é mesmo?
Existem TRÊS GRANDES MOTIVOS que podem te fazer mudar de ideia caso ainda não esteja convencido sobre a importância da otimização das imagens utilizadas no seu site ou blog, por exemplo. Confira a seguir como o SEO para conteúdos visuais pode ajudá-lo.
Aparecer no Google Imagens
Uma das funções do Google é a pesquisa por imagens. No Google Imagens é possível encontrar fotos, ilustrações, figuras e outras informações visuais, e para que o seu conteúdo apareça nessas pesquisas, otimizar os arquivos é primordial.
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Melhorar o SEO geral da sua página
Investir em SEO para imagens faz parte das ações de SEO on-page, ou seja, otimizações internas. Neste processo, otimizar as imagens incluídas na página é tão importante quanto ter atenção ao título da página, para a relevância do conteúdo e ao uso de palavras-chaves.
Aumentar as chances de ranqueamento
Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google apresenta diferentes opções de conteúdos relacionados: textos, imagens, vídeos, entre outras. Dessa forma, quanto mais opções você tiver para oferecer, maiores as chances de ranqueamento.
Agora você deve estar se perguntando: então, como fazer na prática para otimizar imagens para os mecanismos de busca? A seguir separamos algumas dicas, confira.
Dicas práticas para otimizar imagens
As boas práticas de SEO para imagens devem ser adotadas em qualquer estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo. Saiba como otimizar seu conteúdo visual.
Capriche no nome do arquivo
Antes do upload da imagem, a escolha do nome do arquivo já faz parte da otimização. O ideal é utilizar palavras-chaves objetivas: uma foto de uma bolsa de couro, por exemplo, deve ser nomeada com essas palavras exatas separadas por hífen.
Não esqueça da legenda
A legenda é importante para contextualizar a imagem e também ajuda os buscadores a extraírem informações sobre o conteúdo e ranquear as páginas. Não se trata de um elemento obrigatório, mas, sempre que possível é recomendado utilizá-lo.
Descreva o conteúdo com alt text
Aqui temos a chave das técnicas de otimização de imagens. O texto alternativo (alt text) é utilizado para descrever uma imagem, sendo útil para deficientes visuais que utilizam leitores de tela, e também é exibido quando a imagem não carrega por algum motivo.
Avalie o contexto da imagem
Na hora de utilizar recursos visuais no seu conteúdo, não basta escolher qualquer imagem e incluí-la aleatoriamente no texto. Avalie os trechos mais relevantes e escolha imagens que ilustram o que está sendo dito, ou seja, o assunto principal do artigo.
Fique atento ao tamanho do arquivo
Antes de qualquer coisa, tenha atenção ao tamanho do arquivo da imagem escolhida. Imagens muito pesadas demoram para carregar, prejudicando a experiência do usuário, que é um dos fatores de ranqueamentos mais relevantes para o Google.
Vale lembrar que a qualidade da imagem também é um fator fundamental para obter bons resultados com uma estratégia de SEO. Por essa razão, invista em imagens com boa resolução e cuidado na hora de subir o arquivo para que a qualidade não caia.
SEO para imagens? Fale com a 3xceler
A otimização de imagens é um conjunto de técnicas que têm o potencial de melhorar a experiência de navegação dos usuários. Além disso, ajuda o robô do Google a identificar informações visuais e utilizá-las nos resultados de pesquisas feitas pelos leitores.
E se você precisa de ajuda para melhorar o SEO para imagens do seu site e/ou blog, não se preocupe. Hoje em dia, a melhor saída para conseguir uma presença digital com resultados positivos é ter auxílio de uma equipe especializada em marketing digital.
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