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Podcast: Uma Tendência para o Ano de 2022
Hoje em dia, com as rotinas cada vez mais aceleradas, temos mais coisas para fazer em pouco tempo. Neste sentido, o consumo de conteúdos passou por uma intensa revolução nos últimos anos. E como ficar por dentro das novidades de forma produtiva?
É neste contexto que os podcasts têm ganhado a preferência do público e, consequentemente, conquistado cada vez mais as marcas. Afinal, trata-se de um conteúdo de fácil consumo, que pode ser ouvido a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo.
Sem sombra de dúvidas, o podcast é uma tendência para o ano de 2022. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como a criação desse tipo de conteúdo pode trazer bons resultados para uma marca. Se esse for o seu caso, confira nossas dicas a seguir.
Podcast: o que é e por que fazer?
É possível comparar os podcasts aos programas de rádio. Isso porque um podcast nada mais é do que um conteúdo na forma de áudio, mas que ao contrário dos programas transmitidos ao vivo, fica disponível para consumo sempre que o ouvinte desejar.
Sendo assim, é uma forma simples, leve e, porque não, divertida de informar, educar e entreter o público. E não é à toa que existe ao menos um podcast para qualquer tema nas principais plataformas de áudio. Mas, por que investir em podcast em 2022?
Porque os podcasts são uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo, que nada mais é do que a criação, a publicação e a promoção de conteúdos personalizados com o objetivo de informar e educar os consumidores sobre assuntos específicos.
As vantagens obtidas por empresas e profissionais que investem em podcasts como uma ferramenta de comunicação, como é de se esperar, são muitas. Veja algumas delas.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Alcance
Assistir vídeos e ler artigos, por exemplo, são atividades que demandam atenção e foco exclusivo. Neste sentido, o podcast é mais fácil de ser consumido, aumenta o alcance do conteúdo e, consequentemente, da marca, porque pode ser ouvido no transporte público, durante a atividade física ou o preparo de um alimento.
Autoridade
Quer construir uma imagem positiva e conquistar autoridade no mercado? Crie um podcast com conteúdos relevantes para a sua audiência. Com qualidade e constância, uma hora ou outra certamente o seu podcast e, mais precisamente, a sua marca será reconhecida
Baixo custo
A produção de um podcast requer menos equipamentos e menos pessoas nos bastidores. Desse modo, o custo de investimento é mais baixo. É claro que não se pode esquecer que a qualidade do som, assim como a qualidade do conteúdo, é imprescindível para prender a audiência e conquistar a autoridade desejada.
Relacionamento
A relação entre ouvintes e podcasts geralmente é bastante próxima. Isso porque o conteúdo acompanha essas pessoas durante o dia, o que inevitavelmente acaba criando um laço de intimidade. Por esse motivo, investir na criação de um podcast pode ser uma excelente forma de criar um relacionamento sólido com o seu público-alvo.
Diversidade de formatos
Entrevistas, conversas com especialistas, análises… a diversidade de formatos é um dos pontos positivos sobre os podcasts e pode ajudar na sua estratégia. A interação também é importante e ouvir o público ajuda a construir um relacionamento com a sua audiência
Que o podcast é uma das tendências para o ano de 2022 você já sabe, que investir nesse tipo de ferramenta pode ser muito vantajoso para o seu negócio, também. Mas, como criar um podcast de sucesso para gerar autoridade de marca e atrair consumidores?
Como criar um podcast de sucesso em 2022?
Criar um podcast pode parecer fácil. No entanto, ter um podcast de sucesso em 2022 exige alguns cuidados que podem fazer toda a diferença para a sua estratégia. Afinal, não basta ligar o microfone e sair gravando sem qualquer planejamento.
De modo geral, podemos dizer que a criação de um podcast deve ser dividida em cinco grandes etapas: planejamento, produção, edição, publicação e divulgação.
Planejamento
Qual o público-alvo do podcast? Qual o objetivo do seu negócio com esse tipo de investimento? Qual será a temática abordada e em qual formato? Quem será o “apresentador” e qual a frequência dos conteúdos?
Lembre-se que a criação de um podcast corporativo precisa estar atrelada a uma estratégia de marketing digital. Ou seja, antes de qualquer coisa, essas são as principais perguntas que devem ser respondidas para ajudar na produção do seu conteúdo.
Produção/Edição
Temática, público e formato definidos? Chegou a hora de colocar o planejamento em prática e partir para a ação. Como dissemos, gravar um podcast não exige uma estrutura muito complexa, mas garantir ao público uma boa experiência sonora é essencial.
Com a popularização desse formato de conteúdo, já é possível encontrar muitas opções de microfones profissionais acessíveis. Além disso, programas de edição existem aos montes e para aprender a utilizá-los basta encontrar um bom tutorial no YouTube.
Publicação
Agora que o conteúdo já foi gravado e editado, o próximo passo consiste em fazer a publicação do arquivo em uma ou mais plataformas, sendo as principais o Spotify, o SoundCloud, o Deezer, entre outras.
Para que isso seja possível, é necessário ter um feed rss, tecnologia que possibilita o formato de distribuição de arquivos e áudio. É através dele que será possível distribuir o seu podcast em diferentes plataformas, como as citadas acima.
Divulgação
A divulgação e a propagação de um conteúdo é tão importante no meio digital quanto no meio offline. Por esse motivo, não basta publicar o seu podcast e rezar para que ele seja encontrado pelo público, por que isso quase sempre gera apenas frustração.
Ou seja, invista na divulgação do seu projeto fazendo propaganda nas redes sociais, por exemplo. Colocar alguns trechos em áudio e/ou vídeo no Instagram ou Facebook e fazer stories com o link para o podcast são boas formas de atrair mais ouvintes.
Uma boa estratégia de marketing digital fará toda a diferença para o seu podcast em 2022. Peça orientação para profissionais da área e crie um conteúdo realmente agregador.
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