• Plano de conteúdo para blogs e redes sociais: o que é e como criar?
Plano de conteúdo para blogs e redes sociais: o que é e como criar?
Hoje em dia, qualquer pessoa pode gerar conteúdo e postar na internet. Essa não é uma tarefa complicada, motivo pelo qual surgem tantos criadores todos os dias. No entanto, o objetivo de um plano de conteúdo para blogs e redes sociais realmente eficiente e especializado, é garantir que esses conteúdos:
- Conversem adequadamente com o seu público-alvo, seguindo as definições de tom e voz da sua marca;
- Tenham engajamento;
- Se posicionem nos mecanismos de busca, como o Google;
- Gerem conversão.
Esses quatro pilares são extremamente importantes quando se fala em criação de conteúdo e garantem que o seu investimento não está sendo em vão.
Plano de conteúdo para blogs e redes sociais: por que é importante?
Muitas empresas questionam se é necessário fazer um plano de conteúdo para blogs e redes sociais. E a resposta não poderia ser diferente: sim! Isso é fundamental para que as suas publicações sejam assertivas e atinjam o objetivo, seja atrair mais usuários, gerar leads, conversões, etc.
Aqui, é super válido ressaltar que começar a publicar sem uma estratégia prévia não trará resultados. Portanto, é inútil começar a fazê-lo. Sem objetivos, estratégias e análises, o seu conteúdo será apenas mais um, em meio a milhões que existem.
Nesse sentido, os planos de conteúdo para blogs e redes sociais são estratégias de marketing que podem oferecer muitos resultados de curto e médio prazo. Trata-se de uma verdadeira ferramenta para atrair seu público-alvo de maneira orgânica, a fim de divulgar a marca, obter mais visitas, vender mais serviços e, em geral, ganhar mais dinheiro.
Como fazer um plano de conteúdo?
Desenvolver um plano de conteúdo para blogs e redes sociais não é uma tarefa fácil. Se você deseja alcançar o sucesso, confira a seguir algumas etapas importantes:
Criar plano de conteúdo para blogs
Para criar um plano de conteúdo para blogs especificamente, é necessário:
Fazer uma análise da situação
Aqui, recomendamos que seja realizada uma análise SWOT. Para tanto, você deve pensar no seu negócio e em alguns aspectos dele:
- Pontos fracos. Uma fraqueza pode ser, por exemplo, a falta de pessoal qualificado;
- Ameaças. Elas são externas e geralmente relacionadas ao setor, como concorrência, preços do setor, etc;
- Pontos fortes. Qual é o ponto forte da sua empresa? Experiência, equipe qualificada de profissionais, produto inovador no mercado?
- Quais são as oportunidades que você tem para driblar as ameaças, melhorar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes? Por exemplo, no caso de falta de pessoal qualificado, você poderia treinar os seus funcionários.
Definir os objetivos
É essencial definir objetivos realistas. Além disso, divida-os em metas de curto, médio e longo prazo.
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Definir o público-alvo
Em qualquer estratégia de marketing é essencial definir o público-alvo. Isso não é diferente quando estamos falando de criar um plano de conteúdo. Você deve pensar em quem você está direcionando para que o conteúdo do blog seja valioso e interessante.
Definir as estratégias
As estratégias estão intimamente relacionadas aos objetivos. Existem 5 ótimas estratégias a serem consideradas. São elas:
- Estratégia de posicionamento;
- Estratégia de viralização;
- Estratégia de conversão;
- Estratégia de reconhecimento de marca;
- Estratégia de informação.
Dependendo dos objetivos definidos, você deve escolher uma estratégia ou outra.
Criar o conteúdo
Você tem que criar o tipo de conteúdo que deseja, pensando nas necessidades do seu público e nos seus objetivos. Algumas possibilidades são: infográficos, artigos, vídeos e e-books.
Além disso, é importante que o seu plano de conteúdo para blogs já contenha algumas informações relevantes, como, por exemplo:
- Data de publicação;
- Título de publicação;
- Estrutura de publicação;
- Palavra-chave;
- Palavras-chave secundárias;
- Fontes;
- Links internos.
Criar plano de conteúdo para redes sociais
Bom, a verdade é que, para criar um plano de conteúdo para redes sociais, as primeiras etapas são as mesmas que as citadas anteriormente. Porém, também é necessário adicionar mais algumas etapas:
Escolha redes sociais
Normalmente, quando as empresas vão começar a trabalhar com a sua presença digital, a maioria quer estar em todas as redes sociais. No entanto, isso é contraproducente. É importante selecionar as redes sociais mais adequadas para sua empresa ou negócio e também aquelas que estão definindo tendências.
Mas, é claro, não se deixe guiar apenas pela moda. Se você deseja publicar conteúdo voltado para mulheres com mais de 50 anos, por exemplo, o mais seguro é divulgar o conteúdo no Facebook. É tudo uma questão de saber quem é o seu público-alvo e em qual plataforma ele utiliza.
Crie um calendário
Quando se fala em plano de conteúdo para redes sociais, é vital ter um calendário para as postagens. Para tanto, você pode fazer uma análise de concorrência e estudar o seu público. Assim, pode decidir quais os dias da semana geram mais engajamento, e em quais horários.
Meça o resultado
É preciso saber se o esforço que você está fazendo está dando certo. Para isso, como em qualquer estratégia de marketing, é necessário mensurar os resultados. Isso é o que vai permitir que você mantenha a estratégia, reforce-a ou mude-a completamente.
Faça ajustes para alcançar o sucesso
Se você não está atingindo os objetivos que deseja, e com os dados em mãos, terá que fazer as alterações necessárias em suas campanhas nas redes sociais. Isso é normal e não deve te desanimar.
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