• Por que investir na nutrição de leads para construir a lealdade do cliente?
Por que investir na nutrição de leads para construir a lealdade do cliente?
Sem dúvidas, o marketing de conteúdo e a sua utilização por meio do inbound marketing, está gerando números significativos relacionados ao aumento do tráfego da web, aumento de leads e, o mais importante, aumento das vendas. No entanto, muitas empresas ficam apenas aqui e esquecem uma fase muito importante do funil, que é a fidelização. Neste contexto, é muito importante falarmos sobre a nutrição de leads para construir a lealdade do cliente.
Nutrição de leads para construir a lealdade do cliente: o que isso significa?
Não é novidade dizer que os clientes atuais de uma empresa devem ser cuidados para retê-los. Obter sua satisfação antes e depois da compra pode fazer com que comprem mais vezes, se tornem clientes fiéis e até mesmo se tornem embaixadores da marca.
Dito isso, todos consideramos a nutrição de leads como uma estratégia de conversão e aquisição, quando é igualmente eficaz na lealdade. Essa é uma técnica geralmente usada no inbound marketing no processo de qualificação. Ou seja, quando já capturamos alguns leads, mas eles ainda não estão prontos para venda.
Nesse caso, a equipe de marketing desenvolve uma série de ações relacionadas ao envio de conteúdo de qualidade, material prático ou utilidades, que ajudarão a manter o lead aquecido e encaminhá-lo para a empresa na hora da compra.
Assim, a nutrição de leads para construir a lealdade do cliente é uma estratégia. Como tal, ela visa alcançar que o consumidor que adquiriu anteriormente algum dos produtos ou serviços do seu negócio, continue a comprar de você e se torne um cliente regular.
Por que isso é tão importante?
Levando em consideração o que é fidelidade do cliente, fica claro que essa ação é uma fonte valiosa para atrair mais vendas por vários motivos. Por exemplo, a fim de transformar um cliente pontual em um cliente habitual. Além de conseguir que o seu consumidor compre outros produtos e serviços, mesmo que sejam de categorias diferentes das quais ele comprou anteriormente.
Outro ponto importante, é que investir na nutrição de leads para construir a lealdade do cliente é muito útil de forma a conseguir novos clientes através dos clientes atuais. Isto é, graças aos seus comentários, recomendação, etc.
E quais são as vantagens?
As vantagens de investir na nutrição de leads para construir a lealdade do cliente são inúmeras, mas podemos começar aqui destacando as principais:
- Educar seus consumidores. Afinal, um problema muito comum para diversas empresas é ter leads, mas eles não são instruídos ou qualificados para sua compra;
- Ficar em contato com quem demonstrou interesse pela sua marca de forma estratégica e não invasiva;
- Mais vendas e aumento da rentabilidade, já que um cliente fiel tende a comprar mais, pois confia na sua marca;
- Gerar melhores resultados e ter gastos menores em estratégias de conversão, uma vez que custa até cinco vezes menos reter um cliente que já comprou de você do que atrair um novo;
- O cliente fiel não vai para a concorrência;
Obtenha críticas ou opiniões positivas que o ajudem a obter mais clientes. Se o cliente estiver satisfeito, ele compartilhará sua experiência com outras pessoas, seja nas redes sociais ou com amigos e familiares.
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Como construir lealdade com o gerenciamento de leads?
Se você trabalhar em uma estratégia de nutrição de leads para construir a lealdade do cliente, poderá obter os melhores resultados com:
- Acompanhamento: identificando quem são, como chegaram até você (quais campanhas, qual palavra-chave, etc) e até mesmo seus interesses, você poderá contextualizar suas etapas no funil;
- Qualificação: graças à análise das informações coletadas, você poderá qualificar o lead (probabilidade de conversão, CAC, entre outros) e oferecer os elementos de captura omnicanal mais relevantes, o que reduzirá seu esforço no processo de tomada de decisão;
- Nutrir: convertido ou não, trabalhe nas interações personalizadas com seus leads a partir da análise das informações coletadas que vão semear as vendas futuras e reforçar sua marca;
- Automação: você pode otimizar seu orçamento, atualizando automaticamente seus públicos com suas conversões online e offline, trabalhando com retargeting ou ativando estratégias de lance.
Precisa de ajuda com estratégias de inbound marketing para construir a lealdade de seus clientes?
Atualmente, os usuários estão rodeados de opções para fazer suas compras. Assim, dependendo da natureza do seu negócio, você encontrará uma forte concorrência para conseguir clientes e para que eles escolham você.
E, uma vez que decidam confiar na sua marca, você vai querer mantê-los sempre certos? Portanto, a nutrição de leads para construir a lealdade do cliente é a solução para esse dilema. Colocar essa estratégia em prática, no entanto, pode não ser tão fácil quanto parece.
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Tudo, é claro, para tornar a sua empresa em uma autoridade em seu segmento e colocar em prática técnicas de nutrição de leads para construir a lealdade dos seus clientes.