• 8 erros para NÃO COMETER nas redes sociais
8 erros para NÃO COMETER nas redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são mais do que canais de entretenimento e relacionamento entre amigos. Para empresas e profissionais autônomos, essas plataformas são uma excelente ferramenta de divulgação e comunicação entre marcas e consumidores.
Por esse motivo, é fundamental que sejam incluídas em ações de marketing digital. Mas, com tantos recursos e opções disponíveis (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, Tik Tok, entre outros), nem sempre é fácil obter sucesso nessa empreitada.
Se você pretende ou já utiliza redes sociais para divulgar o seu negócio, saiba que algumas ações devem ser evitadas para não prejudicar a estratégia. Pensando nisso, separamos 8 erros para NÃO COMETER nas redes sociais, acompanhe.
Presença digital nas redes sociais: o que devemos evitar?
O marketing nas redes sociais é classificado como um conjunto de estratégias que visam atrair o público-alvo de uma marca ou empresa através de ações planejadas para as inúmeras plataformas de interação social disponíveis atualmente.
De modo geral, investir em perfis nas redes sociais pode aumentar as suas conversões, gerar mais tráfego para o site, auxiliá-lo a conhecer melhor a sua audiência, aumentar o engajamento com o público e, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa.
Sendo assim, as redes sociais podem trazer excelentes resultados para o seu negócio, tanto em relação às vendas quanto no que diz respeito ao relacionamento com os clientes. No entanto, algumas atitudes podem acabar prejudicando o seu posicionamento digital.
Não planejar a estratégia
A falta de planejamento é um dos erros mais cometidos no uso das redes sociais. E se esse for o seu caso, saiba que criar vários perfis sem ter uma estratégia bem definida apenas fará com que você e a sua equipe percam tempo e até dinheiro.
Sendo assim, é fundamental pensar e identificar qual a missão da marca e o objetivo da sua presença nas redes sociais. Neste aspecto, também é importante definir qual é o público-alvo e questões como o tipo de conteúdo que será publicado.
Focar apenas em anúncios
Nas redes sociais é possível criar conteúdos e anunciá-los de forma paga. De modo geral, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível, mas de maneira segmentada considerando o público que a sua estratégia deseja atingir.
Apesar disso, focar apenas em anúncios não é uma boa ideia. Afinal, lembre-se que as redes sociais surgiram para trazer diversão e entretenimento. Neste sentido, é como na TV: quanto mais comerciais e propagandas, pior será a experiência para o usuário.
Atirar para todos os lados
Entre os 8 erros para NÃO COMETER nas redes sociais, atirar para todos os lados é um dos principais. Isso significa que, embora existam diferentes plataformas disponíveis para aumentar a sua presença digital, não há necessidade de estar em todas elas.
Ou seja, na hora de criar perfis nas redes sociais, antes de mais nada, é essencial pesquisar quais delas valem a pena para o seu negócio. Para que isso seja possível, o principal fator é saber em quais plataformas o seu público está inserido.
Ignorar os seguidores
A interação é a principal motivação para se manter um perfil nas redes sociais. No caso das empresas, criar uma boa relação entre a marca e seus consumidores só é possível através da comunicação feita por mensagens privadas e comentários, por exemplo.
Desse modo, ignorar os seus seguidores é um erro vital. Por isso, responda sempre as mensagens enviadas, interaja nos comentários e nunca deixe de responder um seguidor. Para que isso seja possível, o ideal é ter uma pessoa ou equipe sempre disponível.
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Postar aleatoriamente
Para utilizar as redes sociais de maneira profissional, fazer publicações aleatórias, no dia e no horário que der na telha não é suficiente. Aliás, esse comportamento não é recomendado se você deseja crescer o seu alcance e aumentar as suas vendas.
O conteúdo deve ser bem planejado, considerando a necessidade do seu público e o ramo de atuação da sua empresa. Além disso, é essencial analisar em quais dias e horários o seu perfil tem melhor desempenho e planejar as postagens com isso em mente.
Manter um perfil incompleto
Na hora de criar um perfil nas redes sociais, as plataformas pedem diversas informações. Entretanto, nem todas as empresas preenchem completamente o cadastro, deixando de fora informações importantes para o consumidor, como telefone, endereço, entre outras.
A dica é preencher o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa, facilitando a vida dos seguidores. Afinal, hoje em dia é muito provável que as redes sociais sejam o primeiro contato do consumidor com a sua marca.
Focar apenas em vendas
Nunca se esqueça que as pessoas utilizam as redes sociais como lazer. Desse modo, seu objetivo até pode ser aumentar as vendas do seu negócio. Mas, saiba que focar os conteúdos apenas na divulgação de produtos e serviços não é uma boa estratégia.
Esteja sempre ligado às novidades e tente criar conteúdos atuais. Uma boa alternativa é informar o leitor sobre assuntos que estejam conectados ao seu produto ou serviço, mas faça isso de forma discreta, sem parecer uma venda direta.
Não monitorar os resultados
Em qualquer estratégia de marketing digital, monitorar os resultados é extremamente necessário para identificar se as ações adotadas são efetivas e correspondem aos objetivos propostos logo no planejamento inicial. Nas redes sociais isso não poderia ser diferente.
Aqui é importante avaliar o que é falado sobre a sua marca, empresa, produto e/ou serviço, assim como métricas sobre curtidas, compartilhamentos, salvamentos, tempo de visualização, comentários, entre outros dados relevantes.
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