• Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual estratégia é mais efetiva?
Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual estratégia é mais efetiva?
Conquistar novos clientes e aumentar o faturamento é o desejo de todo empreendedor. E, para que isso seja possível, existem diferentes ferramentas e estratégias que podem ser adotadas para ajudar na atração de leads e aumentar a visibilidade do negócio.
O marketing digital, por exemplo, tem como princípio utilizar a internet para manter a comunicação com os consumidores. Neste contexto, a criação de um site e/ou blog é fundamental. No entanto, é necessário atrair visitantes para ganhar mais relevância.
Mas, na hora de atrair mais visitantes para o seu site ou blog, qual estratégia é melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico? Se você tem dúvidas sobre esse tema, continue a leitura deste artigo preparado especialmente para você.
Definindo o conceito de tráfego no ambiente digital
Antes de mais nada, é necessário entender o conceito de tráfego no ambiente digital para definir qual estratégia é melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico. Basicamente, na internet a palavra tráfego se refere a movimentação dos usuários que navegam no site.
Os visitantes chegam ao site ou blog por diferentes caminhos Em geral, os mais comuns são os mecanismos de busca, outros sites e as redes sociais. Por esse motivo, é importante planejar a forma como essas pessoas serão atraídas utilizando estratégias específicas.
Para garantir que a sua página ou site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca mostrados pelo Google, é possível apostar em dois caminhos: SEO e marketing de conteúdo e/ou na compra de um espaço de destaque (link patrocinado).
No primeiro caso, o objetivo de utilizar o SEO (Search Engine Optimization) e o marketing de conteúdo é trabalhar as otimizações do site, do blog e do texto para garantir um conteúdo de qualidade, ganhar relevância e atrair cliques espontâneos (tráfego orgânico).
Já a compra de um espaço nos resultados de busca visa garantir que o conteúdo fique destacado nas primeiras posições dos buscadores. Sendo assim, o tráfego pago exige um investimento direto na palavra-chave de sua preferência.
O que é e como fazer tráfego orgânico?
O tráfego orgânico não demanda investimento direto e corresponde aos visitantes que chegam ao site ou blog de maneira espontânea, fazendo uma pesquisa nos mecanismos de busca, como o Google, através de palavras-chaves relacionadas ao tema de interesse.
Para que as pessoas sejam levadas a clicar em um link de maneira orgânica, é importante considerar alguns aspectos, como a relevância e a autoridade do domínio, o uso da palavra-chave e a atratividade do título.
Conheça as três principais vantagens do tráfego orgânico
O ponto negativo de uma estratégia de tráfego orgânico é o fato de não apresentar resultados imediatos. Apesar disso, as vantagens são muitas e compensam esse fator.
Baixo investimento
A primeira e uma das mais importantes vantagens do tráfego orgânico é o fato de ser uma estratégia de baixo custo. Ou seja, não há necessidade de pagar para que a página esteja bem posicionada, mas trabalhar para que o conteúdo seja relevante e atrativo.
Resultados duradouros
Enquanto os links gerados no tráfego pago só geram cliques e visitas enquanto a campanha de anúncio está ativa, no tráfego orgânico os textos continuarão gerando visitantes enquanto estiver no ar, desde que se mantenham atualizados e relevantes.
Relacionamento com o público
Hoje em dia, é muito comum buscar informações na internet sobre um produto ou serviço antes de fechar o negócio. Por esse motivo, a produção de conteúdo cria uma relação de confiança com o cliente em potencial, pois informa, educa e estimula o visitante.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
E o tráfego pago, como funciona?
Em uma estratégia de tráfego pago, você paga para que páginas e conteúdos específicos do seu negócio fiquem destacados nas primeiras posições dos mecanismos de busca e nas redes sociais e sejam acessados pelos usuários.
No tráfego pago, você escolhe uma palavra-chave que seja relevante para o seu segmento de atuação e paga para que o seu conteúdo seja mostrado em destaque sempre que alguém pesquisar pelo termo escolhido.
Veja as três maiores vantagens do tráfego pago
Existem dois pontos negativos neste tipo de estratégia: o custo dos anúncios e o fato de que se o dinheiro acaba, o tráfego também. Mas, e os pontos positivos?
Resultados imediatos
Se você precisa de um resultado imediato, sem sombra de dúvidas o tráfego pago é a solução. Essa modalidade, inclusive, é ideal para lançamentos de produtos e serviços, promoções e outras divulgações de eventos, por exemplo.
Segmentação elaborada
As ferramentas de tráfego pago possibilitam que a sua campanha tenha uma segmentação elaborada. Dessa forma, é possível alcançar exatamente o público que você deseja, considerando o serviço ou produto ofertado.
Maior alcance
Em relação ao tráfego orgânico, o tráfego pago possibilita que o seu conteúdo alcance muito mais pessoas. Por essa razão, ajuda a sua empresa ou marca a alcançar novos públicos e conquistar mais espaço no mercado.
Afinal, vale mais a pena investir em tráfego orgânico ou pago?
A resposta para essa pergunta vai depender, basicamente, de dois fatores: o seu objetivo e a verba disponível para investir em tráfego. De modo geral, é possível dizer que o tráfego pago consegue gerar resultados com mais facilidade e agilidade.
Por sua vez, embora o tráfego orgânico seja uma estratégia de médio a longo prazo, é de baixo custo. Ou seja, investir em marketing de conteúdo e SEO para aumentar o tráfego do site e/ou blog faz com que a sua empresa economize no orçamento.
Desse modo, o ideal é que as duas estratégias sejam trabalhadas em conjunto. Afinal, como você acompanhou ao longo deste artigo, ambas são muito vantajosas para qualquer empresa que deseja melhorar o posicionamento digital e conquistar mais clientes.
Aumente o seu alcance e cresça em vendas com a 3xceler
A 3xceler utiliza as melhores estratégias de marketing digital para aumentar o seu alcance e crescer as suas vendas, seja com tráfego orgânico e/ou pago. Agende agora um bate-papo com a nossa equipe e conheça mais sobre a nossa metodologia.