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Google Ads: Campanhas novas sempre começam com resultados ruins? Mito ou verdade?
Essa semana fui impactado por um anúncio de um guru do Google Ads e meus ouvidos quase sangraram e eu não podia deixar de publicar este artigo para desmistificar este mito. Afinal, uma campanha nova no Google Ads, realmente está fadada a iniciar com resultados RUINS? É claro que não, não MESMO!
Não é a primeira pessoa que vejo dizendo isso, mas de modo geral, parece que isso é algo crônico do mercado como um todo. Grande parte dele também acredita nisso.
Em minha opinião é uma desculpa para justificar maus resultados da administração das campanhas de Google Ads. Você pode até ter uma baixa entrega em uma campanha nova, mas isso é diferente de resultados ruins. Ter uma baixa entrega e ótimos resultados é o que acontece quando você faz um bom SETUP de campanha até você passar a escalar.
Para comprovar, vou trazer um resultado recente e real de campanhas com pouquíssimo tempo de vida e mostrar que isso realmente é um MITO.
Diferença de uma baixa entrega e resultados ruins
Como citei no parágrafo acima, existe uma grande diferença entre uma baixa entrega com bom resultado e uma alta entrega com resultado péssimo ou ruim. A grande diferença entre elas? Você simplesmente torrará um bom percentual da verba disponibilizada para a campanha se ir otimizando a campanha conforme os dados vão sendo computados. Isso é um GRANDE erro acredite!
Uma campanha bem segmentada com um excelente SETUP, leva muito mais tempo para criação e aí é o principal problema que noto quando converso com analistas ou pessoas do segmento. Não sei se podemos chamar de preguiça ou falta de experiência, mas o fato é que vejo a galera soltando campanhas grandes ou pequenas com apenas algumas minutos ou horas de criação.
Tudo bem, você pode estar pensando: “Mas se eu consigo fazer uma campanha de maneira rápida, isso não quer dizer que a campanha será ruim…”. Talvez não, mas se você seguiu os 6 passos necessários para criação de uma campanha corretamente e com profundidade, tenho certeza que essa campanha não levou alguns minutos para fazer, apenas por ser uma campanha pequena.
Você já conhece as 6 etapas obrigatórias para fazer um bom SETUP de campanhas de anúncio?
Não vai ser neste artigo que vou esmiuçar cada etapa para um bom SETUP, mas quero deixar claro que se você não segue estas etapas e de maneira profunda, você ainda não aplica 100% do potencial de uma campanha.
- Briefing
- Conhecendo o Cliente e seus Produtos
- Alinhamento de Objetivos e Expectativas
- Análise de Concorrência
- Planejamento Estratégico
- Criação das Campanhas
Esta bem Marcelo… “Mas eu já tenho bastante conhecimento e inclusive já atendo alguns clientes do mesmo segmento, então consigo fazer uma ou mais campanhas de maneira rápida”. Eu espero que você tenha seguido os 6 passos citados acima com profundidade e que realmente já tenha um bom desempenho. Em breve vou escrever e gravar um vídeo falando um pouco mais sobre como desenvolver um bom SETUP do zero, subir as campanhas e ter resultados acima da média já no primeiro dia como poderão ver em alguns exemplos abaixo.
Então para concluir este primeiro tópico, você pode gerar uma entrega menor, porém, com um resultado excelente sim!
Exemplo de resultado a curto prazo
Recentemente gravei no stories do meu Instagram: vaz.marcelo, e vou trazer como exemplo como uma campanha nova pode trazer resultados MUITO, mas muito melhores para seus clientes. E não importa se essa campanha antiga dele já possui anos ou não.
Como vocês podem ver no vídeo, não importa quanto tempo o cliente tenha uma campanha ou não. Também não importa se você consegue fazer uma campanha de maneira rápida ou não. A grande SACADA da parada é a profundidade que você estuda para montar as campanhas de anúncios.
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Conclusão
Não importa se você é um e-commerce, se você é um prestador de serviço, se trabalha no segmento industrial, se tem uma escola de música ou qualquer que seja o seu negócio, nada disso interfere para que uma campanha comece do zero com ótimos resultados… Uma campanha com um bom planejamento, traz resultados SIM, A CURTO PRAZO!
Lembra que falei acima sobre PROFUNDIDADE? Neste vídeo você pode ter algumas sacadas para entregar ainda mais resultados para sua campanha ou seu cliente. Também, não vou me aprofundar neste artigo sobre isso. Mas acredito que este vídeo possa ter lhe convencido.
Mito desmistificado? Se ainda não lhe convenci ou se você tem alguma objeção, por favor, deixe ai nos comentários, será um prazer responde-lo.
Como fazer com que o cliente entenda a necessidade de baixa entrega?
Se o cliente reclamar para você que entregou menos, que a campanha teve menos cliques que a dele, chegou a hora de você EDUCAR este cliente! Se você fez um bom trabalho, COM CERTEZA, o seu CPA estará bem mais baixo do que a campanha antiga. Partindo deste pressuposto, você pode deixar rodando ao mesmo tempo a campanha antiga dele e a sua com os devidos trackings de conversão, é claro. E ao final de 1 mês, ou 1 à 2 semanas ou até mesmo algumas horas (dependendo do tamanho da conta) você pode fazer um comparativo matador entre as diferenças dos KPI’s entre ambas as campanhas e contas.
Eu tenho certeza que quando ele ver que ele pagava X valor por lead ou venda e agora ele está pagando menos X… Ahh meu caro! Ele vai compreender e ai sim é hora de escalar e ampliar os horizontes. Agora vale ressaltar que estamos falando de campanhas para vendas ou geração de leads e não de branding ok?
E se o cliente não concordar com a baixa entrega?
Você terá bastante dados para provar para ele por A mais B, que a lógica dele está errada. Será muito fácil de convence-lo, acredite! E se ainda sim o cliente estiver buscando cliques, impressões, volumes, mas o objetivo de resultado dele é venda ou lead. Talvez seja melhor você não atender ele.
A duras penas, mas um dia, você notará que não vale a pena atender alguns clientes. Aqui na agência, cliente que não segue nossa orientação, nós não atendemos e é por isso que estamos crescendo tanto. Indicação mais indicação todos os dias. Fica uma dica bacana ai galera! Um forte abraço e até o próximo artigo!