• Você sabia que unir a equipe de SEO e TI pode ser muito eficiente?
Você sabia que unir a equipe de SEO e TI pode ser muito eficiente?
Aprender o idioma da TI ajudará a encontrar um campeão de SEO, enquanto o SEO pode destacar o valor de um departamento de TI, mostrando quantitativamente como a assistência de uma equipe de TI pode gerar receita. Ao trabalhar com uma empresa que usa seu departamento de TI como um “gatekeeper”, você precisa encontrar maneiras de trabalhar com a equipe de TI para obter recomendações de SEO implementadas rapidamente. Saiba mais!
Como fazer o SEO e a TI funcionarem juntos?
Em um primeiro momento, pode parecer difícil fazer essa integração, e mais, fazer com que essa integração gere receita, mas não é. Na verdade, com conversas, ajustes e mais alguns detalhes, é possível alcançar resultados bons e duradouros. Confira algumas dicas essenciais responsáveis pelo sucesso entre SEO e TI:
Comunicar e educar
A primeira coisa que precisamos fazer é entender os processos do departamento de TI e como eles operam. Nosso objetivo não é aumentar desnecessariamente a carga deles, portanto, saber como eles funcionam nos fornece informações sobre como solicitar e recomendar nossas alterações de SEO.
A chave para isso é a comunicação clara. É útil aprendermos o idioma deles – precisamos estar familiarizados com como falar como uma pessoa de TI. Você não precisa de um diploma em ciência da computação aqui, mas ser capaz de explicar basicamente as coisas no idioma dos departamentos de TI ajudará a levar sua solicitação adiante.
Você também precisa educar a equipe de TI sobre a importância do SEO, além de questões técnicas mais imediatas, mantendo em mente que os departamentos de TI geralmente estão sobrecarregados e com falta de pessoal. Como a TI não gera receita diretamente, pode ser uma área em que as empresas tentam fazer mais com menos.
O SEO pode ajudar a destacar o valor de um departamento de TI, mostrando quantitativamente como a assistência de uma equipe de TI pode gerar receita. Aqui está um exemplo: Para empresas que hospedam seus próprios sites, existe um componente de hardware para obter uma boa velocidade da página. Os SEOs podem ajudar a mostrar as melhorias na velocidade da página do ROI. Isso ajuda a equipe de TI a justificar a atualização ou a compra de novos equipamentos para atingir a meta de aumentar a velocidade da página. Esse esforço coordenado beneficia ambas as equipes.
Ajudar as equipes de TI a saber o que fazemos, por que fazemos e como as ajuda a percorrer um longo caminho para acomodar tarefas relacionadas ao SEO.
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Construção de relacionamento
Trabalhar com os clientes, em sua essência, é o atendimento ao cliente. Em certo sentido, a equipe de TI também é seu cliente, portanto, garantir que você esteja construindo um relacionamento e relacionamento com as pessoas das quais precisa de ajuda é crucial para o sucesso. Os relacionamentos levam tempo para serem construídos, e uma maneira de acelerar isso é encontrar alguém na organização que defenda a importância do SEO e de seus objetivos. É ainda melhor se esse campeão for do departamento de TI.
Sempre inclua equipes de TI
Quando você realiza sua reunião inicial, uma das discussões mais importantes precisa ser sobre como as recomendações serão implementadas. Quando a TI estiver envolvida nisso, eles deverão ser incluídos nesta reunião. Você também deve agendar uma reunião com o pessoal de TI diretamente. Isso lhe dará a oportunidade de educá-los e aprender como eles funcionam. Essa reunião precisa ser realizada muito cedo; não espere até que você esteja pronto para fazer recomendações.
Além disso, inclua a TI como parte de sua equipe – elas são tão essenciais para o sucesso de uma campanha de SEO quanto qualquer outra pessoa. As recomendações não valem nada se não estiverem sendo implementadas.
Aprenda os procedimentos de TI e siga-os
Cada departamento tem processos que seguem. O RH tem procedimentos de relatório, um armazém possui procedimentos de inventário … você entendeu. Uma maneira fácil de irritar as pessoas é tentar contornar seus processos. Em suas discussões com a TI, entenda como as solicitações são feitas e tratadas para que você saiba como agendar suas recomendações.
É claro que pode haver momentos em que algo não pode esperar na fila de TI. É aí que os relacionamentos que você construiu e o campeão que você alistou podem vir em seu socorro.
Crie seu próprio processo
Saber como uma equipe de TI pode ficar sobrecarregada e como seus processos funcionam o ajudarão a criar seu próprio processo para recomendar alterações. Um método que pode funcionar bem é agrupar tudo em um dia ou horário reservado à TI dedicada à implementação de seus esforços de marketing. O objetivo é facilitar as coisas para você e a equipe de TI.
Trabalhar com pessoas de departamentos diferentes pode ser um desafio. Aprender sua linguagem, processos e até mesmo suas personalidades pode resultar em uma campanha difícil. Mas se você reservar um tempo para fazer isso corretamente e as equipes de TI e SEO puderem entrar na mesma página, as chances de ter uma campanha de marketing eficiente e bem-sucedida aumentarão exponencialmente.
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