Twitter está adicionando novo aviso aos retweets quando os usuários não abrem o link

Twitter está adicionando novo aviso aos retweets quando os usuários não abrem o link

Twitter está adicionando novo aviso aos retweets quando os usuários não abrem o link

bg

Um dos maiores desafios da era digital é levar as pessoas a lerem o conteúdo de um post, especialmente em uma realidade na qual as redes sociais estão se tornando, cada vez mais, uma maior e mais popular fonte de notícias. Como esse tipo de plataforma permite que as pessoas se conectem umas às outras, inclusive sem precisar se conhecerem pessoalmente ou terem a mesma visão de mundo, o compartilhamento de uma informação parece menos relevante do que o debate associado. Tudo, é claro, com apenas uma manchete sendo suficiente para desencadear uma disputa de opiniões.

Em um teste do Twitter, percebido por alguns usuários, a plataforma está tentando fazer com que as pessoas leiam os artigos antes de retweetá-los. Dessa forma, exibindo um novo aviso quando os usuários não abrem o link.

Teste do Twitter

Novo aviso quando os usuários não abrem o link em teste do Twitter visa promover conversas significativas

É muito fácil para links e notícias se tornarem virais no Twitter. Essa é uma realidade que pode ser poderosa, mas também perigosa, sobretudo quando as pessoas não leem o que estão retweetando. Com o teste do Twitter, se um usuário decidir compartilhar um artigo antes de lê-lo, o algoritmo vai entender isso e um novo aviso quando os usuários não abrem o link será exibido, solicitando que ele o abra antes de clicar para retweetar.

Essa abordagem é uma boa estratégia para tentar, pelo menos, diminuir a disseminação das chamadas fake news, promovendo um envolvimento maior das pessoas com todo o contexto da notícia. Desse modo, não se baseando apenas na manchete para decidir se compartilha ou não um link com os seus seguidores. Afinal, “manchetes não contam a história completa”.

Novo aviso quando os usuários não abrem o link

Atualmente, o teste está limitado a apenas usuários do Android em inglês, e a plataforma ainda não se pronunciou sobre quando planeja disponibilizar o recurso para outros sistemas operacionais ou línguas.

O problema dos usuários que compartilham links sem ler antes não é algo novo

Esse teste do Twitter de exibir um novo aviso quando os usuários não abrem o link visa tentar solucionar um problema antigo na plataforma. De acordo com um estudo, realizado em 2016 por cientistas da Universidade da Columbia e da Microsoft, 59% dos links publicados no Twitter nunca são clicados. O número é alto, considerando a quantidade de tweets que são feitos diariamente na plataforma e que compartilhar um artigo pode desencadear toda uma discussão entre os usuários.

Um bom exemplo disso, mas no caso do Facebook, foi o site de notícias faltas Sciente Post, que acumulou 127.000 compartilhamentos para um artigo que é quase inteiramente preenchido com lorem ipsum. Esse é um texto essencialmente sem sentido, utilizado apenas para fins de preenchimento, principalmente em projetos de design, simulando um espaço que será reservado para um conteúdo real.

Então, para ajudar a promover uma discussão bem informada e com o embasamento certo, o novo aviso quando os usuários não abrem o link é exibido, para perguntar se o usuário deseja abri-lo primeiro para ler, antes de compartilhar.

Criação de Sites Responsivos


ARTIGOS RELACIONADOS