7 piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los

7 piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los

7 piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los

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Na era da internet, novas tecnologias, plataformas e estratégias de marketing digital surgem praticamente todos os dias. Mas, sem o conhecimento técnico e a experiência adequada, você certamente vai cometer erros cruciais para o sucesso do seu negócio no meio digital.

A falta de planejamento é uma das principais armadilhas, pois faz com que a sua empresa perca tempo, clientes e dinheiro. Quer saber mais sobre quais são os 7 piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los? Acompanhe a seguir.

7 piores erros cometidos no marketing digital e como evitá-los

Não conhecer sua persona

Muitas empresas acham que já conhecem seus clientes e deixam de lado a criação de uma persona. Ou seja, uma representação mais detalhada do cliente ideal. Contudo, essa atitude pode prejudicar a sua estratégia e presença na internet.

Afinal, uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público da sua marca e fazer uma campanha direcionada especialmente para os seus potenciais clientes. Para que a comunicação seja efetiva, é preciso saber com quem se fala.

Não analisar os concorrentes

Atualmente, existem diferentes ferramentas que  possibilitam fazer uma análise detalhada sobre a presença digital dos nossos concorrentes. Ou seja, é a possibilidade de entender o que está acontecendo no mercado, quais são as tendências e o que deve ser evitado.

Além de inspiração sobre as estratégias de marketing digital que dão certo e podem ser adaptadas à realidade da sua empresa, essa análise permite que você planeje a sua estratégia mirando nos pontos fracos dos seus concorrentes.

Falta de planejamento

Aqui está um dos 7 piores erros cometidos no marketing digital: a falta de planejamento. É a origem de grande parte dos problemas que uma empresa pode ter ao se posicionar digitalmente. Esse tipo de erro faz com que você apenas perca tempo e dinheiro.

A falta de planejamento implica em não determinar qual é o seu público (criação da persona), não estipular as metas que se pretende atingir com essa estratégia e não definir como esses objetivos serão atingidos.

Deixar o marketing de conteúdo de lado

O marketing de conteúdo é a atração de clientes com base na criação de conteúdos relevantes (textos, vídeos, e-books, redes sociais, entre outros) e deixá-lo de lado é um dos erros comuns no marketing digital.

Afinal de contas, na era da internet é natural que os consumidores, antes da decisão de compra, busquem informações confiáveis sobre o produto ou serviço. Em muitos casos, inclusive, é através do seu conteúdo que ele se dá conta que tem um problema.

Ignorar a jornada do consumidor

Da mesma forma, ignorar a jornada do consumidor é um dos erros de iniciantes no marketing digital que pode prejudicar profundamente a sua empresa e os seus negócios. Isso porque entender o comportamento do consumidor é a chave do marketing digital.

O que é jornada do consumidor no marketing digital?

Basicamente, a jornada do consumidor se divide em três estágios: conhecimento, consideração e decisão.

  • Conhecimento: nesta etapa, o consumidor se dá conta que tem um problema e busca informações sobre ele e como resolvê-lo.
  • Consideração: nesta fase, o consumidor já conseguiu entender melhor o problema que possui e já adquiriu informações sobre como solucioná-lo.
  • Decisão: por fim, a fase de decisão corresponde ao momento em que o consumidor está pronto para definir o que será feito para acabar com o problema.

Sendo assim, a falta de conhecimento sobre a jornada do consumidor faz com que a sua estratégia de marketing digital não produza conteúdos relevantes para satisfazer às necessidades do seu público. Isto é, você acaba perdendo tempo e dinheiro.

Investir em todos os canais

Redes sociais, blogs, link patrocinado, e-mail marketing… certamente, quando se fala sobre quais os erros mais comuns no marketing digital, investir em todos os canais de comunicação é um dos mais frequentes.

Embora os canais de comunicação não sejam excludentes, não há necessidade obrigatória de estar em todos eles. Tudo vai depender de quem é o seu público, o que ele busca e como a sua empresa pode ajudá-lo.

Não mensurar os resultados

Imagine que a sua empresa cumpriu todas as etapas anteriores: criou a persona, analisou os concorrentes analisados, definiu a estratégia com um bom planejamento e o marketing de conteúdo está a todo vapor. Neste caso, o que pode dar errado no marketing digital?

A resposta é simples: a falta de mensuração dos resultados. Em uma campanha de marketing digital, investir em um sistema de monitoramento para mensurar os resultados e identificar se a estratégia funciona e dá retornos para a empresa ou se precisa ser revista e adaptada é fundamental.

Afinal, como evitar os 7 piores erros cometidos no marketing digital?

Como evitar erros no marketing digital

A internet oferece inúmeras ferramentas e estratégias para que a sua empresa acompanhe as mudanças constantes no comportamento dos consumidores.

E agora que você já sabe quais são os 7 piores erros cometidos no marketing digital, deve estar se perguntando o que fazer para evitá-los. Como se sabe, o ambiente digital pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, mas é necessário conhecimento.

Sendo assim, a contratação de uma agência de marketing digital é a alternativa. É uma oportunidade de ter contato com profissionais especializados e experientes, 100% focados em entregar uma campanha de sucesso para a sua empresa.

Quer saber como? Então, entre em contato com a 3xceler e entenda como a nossa equipe pode ajudá-lo com a sua estratégia de marketing digital.

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