• Atualmente, ainda vale a pena investir em e-mail marketing?
Atualmente, ainda vale a pena investir em e-mail marketing?
Você, assim como a maioria das pessoas, provavelmente recebe muitos e-mails todos os dias. Contudo, não lê todos e, muitas vezes, sequer os abre. Esse é um comportamento muito comum, que faz com que as pessoas comecem a se questionar se vale a pena investir em e-mail marketing.
Essa estratégia, na verdade, é um assunto bastante polêmico. Afinal, muitas empresas a utilizam de forma exagerada e não relevante. Assim, várias pessoas não gostam, sobretudo porque ficam com a caixa de entrada lotada, devido ao recebimento de uma grande quantidade de e-mails desnecessários diariamente.
Contudo, quando feito da maneira correta e bem integrado com outras estratégias de marketing, funciona muito bem.
Em pleno 2021, vale a pena investir em e-mail marketing?
O marketing digital engloba uma série de estratégias que incluem a produção de conteúdo para as redes sociais, criação de anúncios, otimização de sites para os mecanismos de busca e e-mail marketing. Consequentemente, é difícil saber onde concentrar os seus esforços e investimentos, certo?
Então, vamos aos dados concretos: já são mais de 3 bilhões de usuários de e-mail no mundo. Esse número, por si só, deve ser considerado ao tentar decidir se você deve investir em e-mail marketing.
Dito isso, se você ainda não aderiu a uma estratégia que utilize esse canal, está na hora de começar a repensar o seu planejamento de marketing. Afinal, uma boa parte do seu público-alvo possui acesso a uma caixa de entrada online.
Logo, a resposta para a pergunta central deste artigo não poderia ser diferente: Sim, vale a pena investir em e-mail marketing!
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Tudo bem, esse tipo de estratégia não é tão nova, o que faz muitas pessoas acreditarem se tratar de apenas uma relíquia. No entanto, o e-mail marketing ainda está vivo e prosperando. E levará muito tempo até que ele seja substituído, se é que isso acontecerá.
Inclusive, pode ser sim uma prática bastante efetiva, desde que utilizada da forma correta. Isso é especialmente verdadeiro se seu foco tem sido principalmente local e você está procurando expandir para um mercado ainda maior.
Cuidados com essa estratégia do marketing digital
Embora, como mencionado anteriormente, essa seja uma estratégia efetiva, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, o seu objetivo é atrair o público e não fazê-lo desgostar da sua marca.
Assim, para fazer valer a pena investir em e-mail marketing, esqueça o conteúdo irrelevante, genérico ou extenso demais. O tamanho e o tema devem estar diretamente relacionados com a sua estratégia e momento de envio. Também não utilize palavras que remetam a spam, como promoção e oferta, por exemplo.
Outra preocupação que você deve ter é com o envio de e-mail marketing não autorizado. Sim, vale a pena investir em e-mail marketing, mas desde que as pessoas queiram ou tenham interesse em recebê-lo.
Por isso, é essencial respeitar a política de privacidade do uso de dados, principalmente por conta da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Só vale a pena investir em e-mail marketing se tiver o consentimento do usuário. Não compre uma base de e-mails pronta para fazer o disparo.
A importância do e-mail marketing
Existem diversas razões que fazem valer a pena investir em e-mail marketing, inclusive fazer com que o e-mail, dentro de uma estratégia de marketing digital, seja mais um canal de construção de autoridade e relacionamento com o cliente, junto com o seu site e redes sociais, por exemplo.
Para isso, é importante trabalhar com um conteúdo relevante, design atrativo, uma boa hierarquia da informação e um título, ou assunto do e-mail, chamativo e personalizado. Além, é claro, de segmentar muito bem o público que irá receber.
Faça, portanto, um bom planejamento, com uma estratégia de disparo adequada. Pense, inclusive, na frequência, que também é um dos pontos mais importantes junto ao conteúdo e não deve ser muito alta.
O disparo, quando personalizado e configurado de acordo com outras ações de marketing, ajuda a reforçar o relacionamento com o cliente e aumentar as taxas de conversão. Também serve como um meio para a sua estratégia de remarketing e um termômetro para identificar o momento de compra do usuário.
Portanto, é essencial explorar da forma correta essa ferramenta, pensando em que momento aquele cliente ou público vai abrir o seu e-mail e ler. Assim, você pode buscar trabalhar com temas que sejam relevantes e personalizados para o momento de navegação do usuário.
Mas, além disso, é fundamental olhar para o e-mail marketing como oportunidade de compartilhar conteúdo relevante e não só de vender ou oferecer seus produtos ou serviços.