Confira 5 formas de usar visual storytelling para o marketing do seu negócio

Confira 5 formas de usar visual storytelling para o marketing do seu negócio

Confira 5 formas de usar visual storytelling para o marketing do seu negócio

bg

Cerca de 93% da comunicação é não verbal. Não à toa, existe um ditado muito conhecido de que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas, segundo a Forrester Research, 1 minuto de vídeo vale 1,8 milhões de palavras. E se você quer ter uma conexão mais profunda com seu público, é extremamente importante pensar em estratégias de visual storytelling, isto é, comunicar histórias visualmente para o público do seu negócio.

Essa é uma estratégia muito relevante, sobretudo para comunicar uma narrativa com o objetivo de inspirar uma resposta emocional, educar o público e guiá-lo para uma conclusão específica. Pode envolver o uso de um conteúdo único, seja um gráfico, um post de rede social, um vídeo ou outros, ou ainda pode englobar diversas peças de conteúdo conectadas e complementares.

Confira 5 formas de usar visual storytelling para o marketing do seu negocio

Como usar o visual storytelling como estratégia de marketing para o seu negócio

Atualmente, as empresas precisam contar histórias convincentes e isso é alcançado de forma mais eficaz por meio do uso de conteúdo visual. E certamente a sua empresa tem uma história para contar. No entanto, ela não pode mais ser contada somente através de longos blocos de texto.

De acordo com a Brain Rules, três dias depois de ler uma informação sem imagens, você se lembrará apenas de 10% dela. Se houver uma imagem relevante vinculada a essa informação, você se lembrará de 65% dela.

Por isso, é extremamente importante aproveitar do poder do visual storytelling, ou narrativa visual, através de imagens e vídeos:

Compartilhe a origem da sua marca

Existem diversas histórias em potencial que sua marca pode contar e uma delas, sem dúvidas, é sobre sua origem. Onde tudo começou, como a empresa foi fundada, quais eram os objetivos de seus fundadores e etc. Há ainda uma enorme gama de possibilidades dentro dessa opção de estratégia para o visual storytelling.

Para compartilhar a história de origem, o mais indicado é por forma de vídeos ou motions, que podem guiar o espectador por uma narrativa linear. É necessário lembrar, no entanto, de criar uma abordagem consistente com a marca.

Outra alternativa para o visual storytelling nesse caso é também a criação de uma linha do tempo interativa. Essa é uma ideia muito boa, sobretudo para empresas que possuem muitos anos de mercado, de modo que o usuário pode explorar a história no seu próprio ritmo.

Comunique as aspirações da sua empresa

Algumas empresas podem não ter uma origem boa para criar um visual storytelling atraente para compartilhar com o público. Nestes casos, uma outra opção é usar o poder da narrativa visual ilustrando o que a sua empresa espera alcançar, isto é, quais são as aspirações dela.

Essa estratégia vai além do objetivo de vender seu produto ou serviço, concentrando-se em passar uma mensagem sobre como a sua marca pode ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Optar pela estratégia seguindo esse caminho de responsabilidade corporativa é eficaz principalmente quando diz respeito à Geração Z, que tende a priorizar marcas que são socialmente conscientes e trabalham para retribuir às suas comunidades.

Divulgar conteúdo educacional e instrucional

Se você deseja capturar e manter a atenção do seu público, precisa oferecer algo de valor real para eles. Por esse motivo, a criação de um conteúdo educacional e instrucional pode gerar um grande envolvimento nas redes sociais.

O objetivo é educar seu público sobre algum tema específico e, nestes casos, é uma excelente estratégia principalmente para as organizações sem fins lucrativos.

Mostrar para o público a criação do produto do começo até o fim

Algumas empresas, dependendo do produto que comercializam, possuem uma etapa de produção que, por si só, já é o suficiente para contar uma história completa com o uso das estratégias de visual storytelling. E há muitos motivos para isso, como por exemplo a utilização de técnicas ou estratégias inovadoras nesse processo, a aplicação de materiais sustentáveis e etc.

As possibilidades são realmente infinitas e principalmente os vídeos animados de formato curto podem fazer muito sucesso nas redes sociais.

Destaque as histórias de clientes

O visual storytelling nem sempre diz respeito a colocar sua marca no centro das atenções. Às vezes, você deseja capacitar seu público e clientes a contarem as suas próprias histórias.

Incentivar o conteúdo gerado pelo usuário em suas redes sociais tem um enorme potencial de marketing. Muitos de seus clientes estão buscando autenticidade na forma de histórias da vida real, não apenas histórias que são selecionadas por marcas.

Criação de Sites Responsivos


ARTIGOS RELACIONADOS