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Twitter Blue: serviço de assinatura pode ser lançado em breve
Os serviços premium estão se tornando uma espécie de norma para plataformas de mídia online. Isso pode ser visto talvez desde a introdução do YouTube Red, que mais tarde foi rebatizado para YouTube Originals. Com a rede social do passarinho não poderia ser diferente, já que a plataforma tem trabalhado para diversificar os seus recursos durante todo o ano. Não à toa, agora, se prepara para lançar uma assinatura paga para os seus usuários, chamada de Twitter Blue.
Rumores sobre Twitter Blue começaram a ficar mais fortes no ano passado
Já faz um tempo que existem inúmeros rumores sobre o lançamento de uma potencial versão paga do Twitter. A realidade, porém, é que os detalhes foram muito poucos desde então.
Contudo, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, confirmou em meados de julho do ano passado que a plataforma de mídia social estava realmente explorando uma versão premium de seus serviços. Inclusive, alguns relatórios já haviam surgido sobre um suposto modelo de assinatura do site desde o início do mesmo mês.
Mas, agora, quase um ano depois, parece que o Twitter Blue está cada vez mais perto de sair do papel. A notícia chega no momento em que a receita de anúncios em meio à pandemia ainda traz algumas incertezas. Consequentemente, as empresas lutam por fluxos adicionais de receita como solução.
Embora o cenário tenha melhorado um pouco desde o início deste ano, os números nem sempre foram bons. De acordo com o relatório de lucros do segundo trimestre de 2020 do Twitter, as vendas de publicidade na plataforma caíram 23% durante a crise global de saúde que começou no ano passado.
O que é possível saber até agora do serviço premium Twitter Blue?
Até o momento não há nenhuma palavra sobre o assunto. Ou seja, não se sabe quando o serviço premium Twitter Blue será lançado ou quem seria elegível. Inclusive, não há nada oficial e nem um pronunciamento que aponte para a confirmação desta versão premium.
No entanto, o Twitter ter lançou uma pesquisa em 2020 perguntando à sua base de usuários quais recursos pagos eles gostariam de ver na plataforma. E, recentemente, Jane Manchun Wong encontrou na rede social algumas linhas e screenshots de interface muito interessantes.
Ela é uma pesquisadora, que tem um longo histórico de descobertas por se dedicar à leitura de códigos de plataformas. Como resultado, frequentemente testa e tweeta sobre os próximos recursos de aplicativos populares.
Além do nome, o que se sabe é que, provavelmente, o Twitter Blue deverá chegar primeiro para os usuários norte-americanos. Talvez até mesmo como uma fase de testes. O custo estimado da assinatura é de US $2,99 por mês, que daria aproximadamente R$ 16 mensais.
Quais serão os recursos pagos?
Supostamente, o Twitter prepara diferentes assinaturas pagas. Isso permitiria acesso a diferentes recursos e experiências até mesmo mais caras. Mas, enquanto não há nenhuma confirmação oficial sobre isso, é possível falar sobre os recursos que podem estar disponíveis no Twitter Blue. Tudo, é claro, de acordo com as informações de Jane e de outras fontes.
Para começar, entre os recursos pagos do Twitter Blue está a opção de desfazer o envio de tweets. Isto é, uma janela de tempo durante a qual o usuário pode excluir um tweet após sua publicação.
Esse não é exatamente o botão de edição que as pessoas pedem do Twitter há muito tempo, mas seria a segunda melhor opção. Afinal, é uma alternativa que irá funcionar de forma semelhante ao botão de desfazer envio do Gmail.
Para quem não está familiarizado com o serviço de e-mail do Google, esse botão permite cancelar um e-mail enviado. A limitação, entretanto, é que isso deve ser feito dentro de um período específico de tempo.
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Outra possível função paga seria a de coleções, com a qual os usuários podem salvar e organizar seus tweets favoritos para ler mais tarde.
Mais recursos com a integração de outras plataformas e ferramentas
Além disso, no início deste mês, a rede social adquiriu a Scroll. Essa é uma plataforma que permite que conteúdos como notícias sejam lidos e organizados sem publicidade ou outras distrações.
Tony Haile tweetou no dia em que sua empresa foi adquirida que a plataforma se integraria a uma assinatura do Twitter mais ampla no final do ano. Ele é ex-CEO da Scroll e agora está na equipe de produto do Twitter. Isso nos leva a acreditar que uma das ofertas de um produto premium do Twitter seria uma experiência sem anúncios.
Em janeiro de 2021, houve a compra da startup Revue pela firma de Jack Dorsey. Com isso, a ideia é oferecer novas formas de monetização a editores, jornalistas e criadores de conteúdo para distribuição de newsletters dentro da plataforma.
Mas os recursos pagos do Twitter Blue não param por aí! Afinal, em fevereiro de 2021, o Twitter anunciou as assinaturas Super Follow. Essa é uma outra ferramenta que também permite aos criadores e editores monetizar suas contas do Twitter. Assim, oferecendo tweets e conteúdo exclusivo para seguidores que paguem por isso.
Por que é importante ficar de olho nessas atualizações?
Novas funções em qualquer rede social podem ser grandes aliadas de marcas que utilizam a internet para crescerem. Isso é verdade, principalmente, assim que essas funcionalidades são lançadas. Afinal, são estudadas como potenciais recursos por ainda se tratarem de novidades nas plataformas.
Dessa forma, mesmo que pagas, elas podem eventualmente contribuir de maneira positiva em estratégias de marketing digital.
Dito isso, espera-se que o Twitter Blue seja oficialmente anunciado ou lançado em breve. Justamente por esse motivo, é extremamente importante ficar de olho no que deve vir pela frente. Essa máxima é verdade em termos de atualizações não só no Twitter, mas também nas mais variadas plataformas de social media.
Por exemplo, sabendo o que pode vir com o Twitter Blue, já é possível se antecipar. Assim, tendo insights sobre como as novidades podem ser utilizadas da melhor forma. A monetização de conteúdos exclusivos, até o momento, parece ser o que haverá de mais interessante para as marcas que apostam no Twitter como forma de divulgação.