Criação de site: como se destacar no ambiente digital?

Criação de site: como se destacar no ambiente digital?

Criação de site: como se destacar no ambiente digital?

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Responda rápido: você conhece alguma empresa de sucesso que não tenha site? Muito provavelmente, a resposta foi negativa. E não poderia ser diferente, pois a criação de site é a base, a etapa fundamental e primordial em uma estratégia de marketing digital.

Hoje em dia, existem diferentes plataformas que possibilitam a criação rápida de um site. Mas, você já se perguntou se utilizá-las realmente é a melhor opção? Afinal, como se destacar no ambiente digital com base no site da sua empresa?

Como se destacar no ambiente digital com criação de site

Por que a criação de site é importante para o seu negócio?

Em uma estratégia de marketing digital, é importante combinar a utilização de diferentes ferramentas. Entre elas, é possível destacar como as mais importantes: site, blog, redes sociais, e-mail marketing e muitas outras. No entanto, o site é a principal.

Basicamente, a importância de investir na criação de site está no fato dessa plataforma ser a vitrine digital do seu negócio. Isso porque, atualmente, cada vez mais pessoas utilizam a internet para encontrar os produtos e serviços desejados. Ainda não está convencido?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a importância da criação de um site, acompanhe a seguir 5 motivos para a sua empresa investir em um domínio próprio.

Ser encontrada

É impossível ignorar que a internet é uma das principais plataformas utilizadas na hora de tirar dúvidas e buscar informações sobre produtos e serviços. Neste sentido, como você espera que o seu negócio seja encontrado sem ter um bom site a disposição?

O ideal é que o site apresente informações sobre a empresa (missão, visão, valores) e sobre o produto vendido ou serviço prestado. Da mesma forma, é essencial que as informações de contato estejam claras, visíveis e sejam facilmente achadas.

Ganhar autoridade

Ninguém conhece a sua empresa e o produto ou serviço comercializado do que você, não é mesmo? E para demonstrar essa autoridade, seja para os seus concorrentes ou para os consumidores, a criação de site é uma das principais alternativas.

Utilizando recursos como o marketing de conteúdo, por exemplo, você pode criar textos, vídeos e outros elementos que transmitam informações relevantes sobre o seu segmento, distribuídos entre as páginas do seu site e blog.

Expandir o negócio

Você deve concordar que as chances de uma empresa com site ser encontrada são maiores do que as chances de uma que não possui. E ser facilmente encontrado pelos consumidores é a melhor forma de garantir a expansão do seu negócio.

Em muitos casos, o acesso ao site é o primeiro contato do cliente com o seu negócio. Assim, ter um canal como esse é fundamental para aumentar os números de visitantes, leads e clientes no ambiente digital.

Facilitar as vendas

Dependendo do tipo de produto ou serviço ofertado, é possível que o cliente faça a compra no próprio site. É o caso, por exemplo, do que acontece nos e-commerces, ou seja, comércios eletrônicos de roupas, sapatos, eletroeletrônicos, entre outros segmentos.

Mas, a venda não presencial exige alguns cuidados: é importante garantir que o conteúdo do seu site seja suficiente para sanar as dúvidas dos clientes. Da mesma forma, é necessário garantir canais de comunicação que sejam eficientes e com rápido atendimento.

Educar/informar seu público

O seu site pode ter um blog e os conteúdos divulgados podem ser produzidos com o objetivo de educar e/ou informar o seu cliente ou público-alvo sobre informações relacionadas ao seu segmento, produto ou serviço vendido.

A criação de conteúdos relevantes, confiáveis e que respondam exatamente aquilo que o usuário deseja é a chave para um site de sucesso. No marketing de conteúdo, você poderá criar blogposts, reviews, apresentar cases, tutoriais etc.

Como é o processo de criação de site

Entenda como é o processo de criação de site

Agora que você já sabe porque a criação de site é importante para o seu negócio, chegou a hora de entender como fazer isso e se destacar no ambiente digital.

Atendimento

Nesta etapa é feito o planejamento do projeto de criação do site da sua empresa. Aqui é necessário entender o seu negócio, estabelecer a sua necessidade e objetivo com o site. É também nesta etapa que você recebe um orçamento sobre os custos do serviço.

Criação

Na criação é o momento de dar uma “cara” para o seu site. Nesta etapa, o designer define questões relevantes para transmitir visualmente o objetivo da sua empresa, como logotipo, cores, tipologia, organização da home e do menu, entre outros elementos.

Programação

Essa é a etapa que visa dar vida ao site. Para que isso seja possível, é necessário o trabalho de um profissional chamado desenvolvedor. De forma resumida, consiste em criar códigos que farão com que as funcionalidades das páginas operem como tem que ser.

Conteúdo

Para colocar um site no ar, é preciso ter um bom conteúdo para distribuir entre as páginas. O trabalho de um redator publicitário e/ou copywriter é essencial nesta etapa e visa escolher as palavras certas para transmitir a mensagem desejada.

Aprovação

Após as etapas de atendimento, programação e criação de conteúdo, o cliente deve aprovar todo o trabalho desenvolvido antes da publicação. Na realidade, o ideal é que o cliente aprove etapa por etapa antes da publicação do site.

Publicação

Com o esqueleto do site pronto e aprovado, a última etapa é a publicação. Ou seja, é o momento de colocar o site no ar e deixá-lo preparado para os visitantes. Daqui para frente, ajustes pontuais para torná-lo ainda mais funcional podem ser feitos quando necessário.

E agora uma dica de ouro para se destacar no ambiente digital: crie um site responsivo, ou seja, cujas páginas se ajustam automaticamente para o formato móbile, para que o usuário tenha uma boa experiência mesmo que o acesso seja feito pelo tablet ou celular.

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