• Dicas para diminuir o abandono de carrinho em e-commerces
Dicas para diminuir o abandono de carrinho em e-commerces
Você provavelmente já entrou em uma loja online e navegou por várias páginas escolhendo os seus produtos favoritos. Mas, no final, após adicioná-los no carrinho, simplesmente fechou a aba do navegador sem concluir a compra. Esse é um comportamento bastante comum e, assim como você, milhares de pessoas fazem o mesmo. Na verdade, três em cada quatro carrinhos de compras são abandonados. Isso nos leva a um questionamento muito importante: Como diminuir o abandono de carrinho em e-commerce?
Seja você proprietário de um negócio ou até quem cuida da gestão de ads, certamente é um questionamento que já passou pela sua cabeça em algum momento. Afinal, o abandono de carrinho pode gerar muitos prejuízos, afetando tanto as pequenas como as grandes empresas.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas, incluindo estratégias de marketing, para tentar reduzir esses números e alavancar as suas vendas. Continue lendo!
7 dicas de como diminuir o abandono de carrinho em e-commerces
O abandono do carrinho de compras é o maior obstáculo a ser superado pelos varejistas de comércio eletrônico. Inclusive, se tem algo que os proprietários odeiam, é justamente essa taxa de abandono, não importa quão baixa ela seja.
Por isso, se você quer reduzir esse número, mas não tem certeza como ou por onde começar, confira 7 dicas para aplicar agora e diminuir o abandono de carrinho em e-commerces:
Simplifique o processo de checkout
Quem opta por fazer compras online em vez de se deslocar até um estabelecimento físico espera duas coisas: facilidade e praticidade. Além de ter uma vitrine para os seus produtos que seja visualmente atrativa, você precisa se preocupar também com o funcionamento de todo o sistema de compras. E isso, obviamente, inclui o processo de checkout.
Um processo complicado, com muitas etapas e diversos campos de formulário para serem preenchidos, pode atrasar os clientes e comprometer a venda. Consequentemente, isso não apenas aumenta as chances deles abandonarem o carrinho, como pode colocar o seu e-commerce como uma opção em que eles não fariam uma nova compra.
Ofereça segurança para o pagamento
A maioria das pessoas é muito cautelosa quando se trata de pagamentos online. Afinal, eles estão prestes a entregar suas informações pessoais e financeiras para a sua empresa. Caso um cliente não confie, dificilmente dará continuidade para as compras. Consequentemente, as taxas de abandono de carrinho podem ser maiores.
Dessa forma, invista em segurança de informação. Tenha um certificado SSL e mostre símbolos de confiança em seu site, como certificados digitais. Torne o seu site uma opção fácil e segura para os seus clientes não só comprarem uma vez, mas para também voltarem sempre.
Deixe visível uma calculadora de custos de envio
Um cenário muito comum e que deve ser evitado por quem quer diminuir o abandono de carrinho em e-commerces é de só informar o frete na página de checkout. Isso entra como um custo inesperado que pode surpreender e afastar o cliente caso o valor seja muito alto.
A fim de reduzir o choque e o abandono do carrinho devido a problemas de preço, certifique-se de que seus custos de envio sejam transparentes. Inclusive enquanto o cliente está navegando pelos seus produtos. Para isso, você pode adicionar uma calculadora de frete para estimar os custos de envio na página de cada produto. Assim, minimizando surpresas mais tarde.
Não torne obrigatória a criação de uma conta
Se você quer oferecer uma experiência mais rápida e prática para os consumidores, não adianta adicionar mais processos burocráticos na jornada de compras, certo?
Exigir que o usuário crie uma conta antes de finalizar a compra é uma barreira desnecessária que pode, na verdade, afastar um cliente em potencial. Afinal, trata-se de uma etapa extra no fluxo de finalização da compra e retarda o processo de conclusão do pedido. Consequentemente, pode fazer com que mais pessoas desistam no meio do caminho.
Ofereça o máximo de opções de pagamento possível
Se você quer diminuir o abandono de carrinho em e-commerces, precisa oferecer formas variadas para que o cliente finalize a sua compra. Isso inclui adicionar o máximo de opções de pagamento possível. Afinal, o consumidor online deseja concluir sua compra usando o método de pagamento mais conveniente para ele.
Não ter disponível o método de pagamento desejado pelo cliente é motivo para ele abandonar o site por completo.
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Elabore um plano de marketing
Existem várias estratégias de marketing digital que você pode utilizar para que o seu e-commerce se torne um sucesso. Por exemplo, você pode contratar uma agência para fazer a otimização do seu site. Essa é uma parte essencial se você deseja ter certeza de que o seu e-commerce e todas as páginas de produtos estejam totalmente otimizadas para as palavras-chave exatas que seu público está procurando.
Isso é muito importante, sobretudo porque o Google domina o mercado de mecanismos de busca. Atualmente, as pessoas fazem pesquisas ali para encontrar respostas para as suas dúvidas, os produtos que desejam e, também, antes de fechar uma compra, para avaliar a credibilidade de uma empresa.
Mas, além de obter visitas orgânicas para o seu site, você também pode investir em mídia paga. Com os anúncios certos, será possível atrair ainda mais pessoas interessadas no que você vende.
Com essas duas estratégias, você conseguirá atrair visitantes realmente interessados em seus produtos, o que pode diminuir o abandono de carrinho.
Invista em remarketing
Sim, o remarketing também é uma das inúmeras estratégias de marketing. No entanto, vale a pena fazer um tópico para abordar somente esse assunto, pois trata-se de uma poderosa ferramenta que tem por objetivo conquistar aquele usuário que acessou o seu e-commerce, mas por algum motivo não concluiu a compra.
Isso não só ajuda a melhorar a imagem de sua marca, como também faz com que você faça vendas mais recorrentes, aumentando o seu ROI (retorno sobre investimento). Afinal, aumenta as chances do usuário retornar para o seu site e, desta vez, não abandonar o carrinho sem concluir o pedido.
Consequentemente, diminui o abandono de carrinho em e-commerces, mesmo que não seja na primeira visita do usuário ao seu site.
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