• Marketing jurídico: qual a sua importância e principais desafios?
Marketing jurídico: qual a sua importância e principais desafios?
Atualmente, com o objetivo de encontrar uma empresa confiável, tem se tornado bastante comum que as pessoas pesquisem informações na internet antes de adquirir um produto ou contratar um serviço. Não à toa, é possível dizer que os hábitos de consumo e as relações entre clientes e profissionais mudaram muito. E mesmo nas áreas mais tradicionais, como a Advocacia, um bom planejamento de marketing jurídico é crucial para ajudar inclusive com que novos clientes te encontrem.
Por muito tempo, essa foi uma área avessa ao marketing. A principal justificativa para isso era o código de ética da profissão. No entanto, as estratégias, principalmente relacionadas ao marketing digital e de conteúdo, mudaram a visão dos advogados sobre este assunto.
Hoje, a relação entre o advogado e seu cliente começa muito antes da primeira consulta; o início se dá no momento em que a pessoa identifica um problema legal e busca informações de qualidade na internet.
Contudo, quando se trata de comercializar um escritório de advocacia, é muito fácil que erros sejam cometidos. Afinal, impulsionar a imagem da sua empresa online envolve diversas atividades com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.
Além disso, existe toda uma preocupação para não ir contra o código de ética estabelecido pela OAB. Neste contexto, é necessário pensar estrategicamente em SEO, marketing de conteúdo e inbound marketing.
Mas uma coisa é certa: à medida que você aumenta a sua presença digital e se distingue no mercado jurídico saturado, é possível destacar e fortalecer a sua empresa da concorrência.
Por que o marketing jurídico é importante?
A profissão de advogado é uma das mais prestigiadas e sempre há uma procura muito grande pela prestação desse tipo de serviço. Não é de se estranhar, então, que algumas pessoas fiquem com dúvidas sobre qual a importância do marketing jurídico.
No entanto, os escritórios de advocacia enfrentam um desafio cada vez maior de aumentar a conscientização da marca online.
Além do número crescente de gente que usa o Google e as redes sociais para encontrar soluções para seus problemas legais, muitos escritórios de advocacia estão sendo criados, o que torna o mercado mais competitivo.
Assim, o investimento em marketing específico para essa área é fundamental como um ponto de diferenciação da concorrência, garantindo uma boa reputação no segmento e mantendo o negócio vivo.
Uma estratégia digital bem planejada também permite que você possa ganhar mais notoriedade e fortalecer a sua credibilidade. Ainda que seja difícil ter autoridade no meio jurídico, com certeza essa é uma solução que pode ajudar e muito na imagem da sua empresa diante dos clientes e de outros profissionais.
Dessa forma, o marketing jurídico permite que seu escritório de advocacia crie reconhecimento da marca e eduque os clientes em potencial, respondendo às perguntas deles.
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Os grandes desafios do marketing jurídico
A verdade é que o marketing bem-sucedido é complicado em praticamente qualquer setor, mas no jurídico principalmente é necessário agir com extrema cautela. As dificuldades desse segmento, inclusive, não são novidades para grande parte dos advogados. Afinal, eles estão acostumados a enfrentar uma série de desafios não só na resolução de seus casos, mas também para atrair novos negócios e maximizar a sua presença pública.
Embora sejam inúmeras as possibilidades de crescimento, confira alguns dos desafios que existem ao se trabalhar com marketing jurídico:
Marketing jurídico e a produção de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante é a base do marketing para qualquer setor, inclusive o jurídico, para obter os melhores resultados possíveis. Tal conteúdo relevante é classificado como qualquer material que possa ser usado para atrair clientes.
Ou seja, isso significa que não é interessante, do ponto de vista estratégico, falar apenas sobre algum assunto relacionado às leis. Além do que é comunicado, é fundamental se atentar também em como se fala e para quem.
Não basta, portanto, criar um conteúdo sem se preocupar com a compreensão de quem irá ler. Nestes casos, é muito importante usar uma linguagem simples e objetiva, para abordar temas com os quais seu escritório de advocacia trabalha no dia a dia.
Aproximação dos profissionais com os clientes
O marketing jurídico deve ter o objetivo de aproximar os advogados de seus clientes em potencial. Novamente, deve-se destacar o uso de uma abordagem clara e compreensível, mesmo para quem não entende muito sobre o segmento jurídico.
Além disso, os canais de comunicação devem ser otimizados, tornando fácil para que quem tiver interesse entre em contato de forma simplificada.
Para isso, também é importante se preocupar com o tempo de resposta, principalmente do contato inicial, que deve ser respondido rapidamente por telefone, e-mail, mensagem de texto ou alguma das redes sociais.
Caso sua rotina te impeça de fazê-lo, é recomendado deixar uma pessoa responsável por executar esta função e filtrar os contatos que chegarão até você.
Regras proibitivas e limitações legais que regem o marketing jurídico
A maioria das empresas pode fazer quase tudo o que quiser em suas estratégias de marketing. Entretanto, este não é o caso dos advogados, que muitas vezes possuem até essa preocupação em relação ao que pode ou não ser feito para comercializar o seu negócio.
Isso porque existem algumas regras que possuem o objetivo de preservar a dignidade da profissão e assegurar a credibilidade do serviço, como por exemplo:
- Utilização de expressões comuns de venda: de acordo com a OAB, um advogado não pode utilizar a publicidade com a intenção de captar clientes. Expressões comuns na área comercial, como “ligue agora!” ou “venha conferir!” ferem a discrição e sobriedade que deve cercar a profissão;
- Fazer divulgação de preços: advogados não podem divulgar os valores de seus serviços e honorários, pois essa estratégia poderia banalizar a profissão e criar uma guerra entre a concorrência;
- Oferecer consultas grátis pelo site: o site é uma estratégia muito importante para o marketing jurídico, contudo não é possível utilizá-lo para oferecer consultas gratuitas;
- Usar fotos dos prédios de tribunais: para não haver questionamentos acerca da neutralidade dos tribunais, não é permitido o uso dos prédios em material promocional ou em qualquer canal digital;
- Confidencialidade das informações: um advogado não deve revelar informações relacionadas ao caso de qualquer cliente.