Estratégias de marketing B2B no Instagram são interessantes para o seu negócio

Estratégias de marketing B2B no Instagram são interessantes para o seu negócio

Estratégias de marketing B2B no Instagram são interessantes para o seu negócio

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Promover negócios na internet é cada vez mais comum, então se você está pensando em fazer isso, precisará de estratégias de marketing B2B no Instagram. Afinal, atualmente com mais de 1 bilhão de usuários registrados, essa rede social continua a ser uma das plataformas com crescimento mais rápido no mundo. Não à toa, é amplamente utilizada por empresas para divulgar seus produtos ou serviços devido ao seu grande alcance.

Mesmo assim, muitas organizações do setor business to business ainda se questionam se devem fazer esse investimento quando se trata de marketing digital e social media. Bom, neste artigo você vai descobrir se realmente é algo que vale a pena ou não. Portanto, continue a leitura!

Por que investir em estratégias de marketing B2B no Instagram

Por que investir em estratégias de marketing B2B no Instagram?

Desde a sua criação em 2010, o Instagram provou ser uma ferramenta de marketing poderosa para marcas que buscam mais visibilidade. Dito isso, confira a seguir algumas razões pelas quais vale a pena investir em estratégias de marketing B2B no Instagram:

Ajuda a aumentar o engajamento

Embora o Instagram não seja o principal canal de vendas para o B2B em si, há muitos benefícios em investir seu tempo e esforços em plataformas de mídia social como o Instagram.

Por exemplo, é uma forma consciente de estabelecer comunicação com os usuários por meio de conteúdos que se conectam com suas emoções e necessidades. Por se tratar de uma rede social visual, as imagens são essenciais para gerar engajamento e interações, mas também as histórias que essas imagens, vídeos e copys contam.

Permite que as empresas exibam seus produtos ou serviços

As empresas B2B costumam ignorar o Instagram, pois pensam que é uma rede social que se concentra mais no estilo de vida do que nos negócios. Mas a verdade é que representa uma excelente oportunidade de comercializar seus produtos ou serviços para seus clientes sem investir muito.

Por meio da plataforma, é possível oferecer informações sobre seus produtos ou serviços a clientes em potencial sem que eles tenham que entrar em outro site para obtê-las. Isso é vantajoso não só quando você quer que pessoas físicas conheçam a sua empresa, mas também contas comerciais.

Dessa forma, negócios B2B costumam experimentar uma taxa maior de engajamento ao usar o Instagram.

É uma rede onde há cada vez mais empresas para serem alcançadas

A maioria das empresas brasileiras estão no Instagram. E esse número aumentou ainda mais desde o começo de 2020, quando as medidas de restrição e isolamento social por conta da COVID-19 começaram a valer. Como resultado, se você investir em marketing B2B na rede social, é possível que o seu negócio seja encontrado por clientes em potencial.

Lembre-se, ainda, que mais e mais consumidores estão recorrendo ao Instagram em vez do Google para encontrar produtos ou serviços.

Outros motivos para investir em estratégias de marketing B2B no Instagram

Além dos pontos citados acima, existem ainda outras razões como, por exemplo:

  • Fortalecer a imagem da sua marca;
  • Desenvolver o conhecimento da marca;
  • Humanizar sua marca;
  • Criar experiências positivas para o cliente;
  • Compartilhar oportunidades educacionais sobre seus serviços e/ou produtos;
  • Coletar informações que você pode usar para informar as campanhas de marketing.

Estratégias de marketing B2B no Instagram

7 dicas de marketing B2B no Instagram

Para inspirar você a otimizar sua estratégia no Instagram este ano, oferecemos 7 dicas para te ajudar. Confira a seguir:

Configure o seu perfil comercial

O Instagram é uma plataforma que lhe dá a possibilidade de fazer um contato mais humano com os prospects e clientes. Assim, é possível aproximá-los do seu negócio através de imagens e vídeos, mostrar seus processos de produção, sua equipe de trabalho e até algum evento importante.

Por isso, a primeira coisa que deve fazer para iniciar este processo é configurar o seu perfil de empresa caso o possua como conta pessoal. Lembre-se de que o algoritmo do Instagram também responde às interações atualmente. Portanto, um perfil de negócios ajuda a gerar mais engajamento e direciona mais tráfego para seu site.

Faça uma biografia atraente e adicione um link

Um dos primeiros aspectos que o usuário vê ao entrar em um perfil é a biografia. Ela, então, funciona como se fosse a carta de apresentação da empresa. Assim, é um pequeno espaço para destacar o nome da sua marca, os serviços que oferece, telefone e endereço.

Aproveite também para incluir um link relevante, como do seu blog ou site. Caso queira colocar mais de um link, pode utilizar outras ferramentas, como Linktree. Aqui você pode criar um link personalizado que permite ter uma página onde você pode compartilhar até cinco links. Dessa forma, pode obter o máximo do seu link de biografia.

Trabalhe com conteúdos originais e de qualidade

Dada a tanta concorrência nessa rede social, é essencial que você tenha um conteúdo autêntico que consiga prender os usuários. Não é segredo que o Instagram se destaca pelo aspecto visual, por isso é importante que as imagens do seu feed sejam de alta qualidade.

Lembre-se de que os clientes em potencial procuram conteúdo original. A razão é que por meio deles eles têm a oportunidade de conhecer a cultura e as ofertas dos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Aqui está a relevância de criar diferentes tipos de conteúdo de forma profissional. Devem ser capazes não apenas de atrair, mas também de converter clientes. Aproveite ainda as transmissões e os vídeos ao vivo, pois eles dão um sentido mais humano que é essencial para as empresas B2B. Permitindo que você estabeleça uma conexão mais próxima com o público.

Trabalhe com conteúdos originais e de qualidade

Use um tom e voz apropriados

Outro aspecto que você deve cuidar em sua estratégia de marketing B2B no Instagram é o tom e a voz que você usa ao se dirigir ao público. Não se trata de perder a seriedade e o estilo corporativo, mas de ter uma linguagem mais próxima, que mais parece uma conversa casual.

De maneira geral, o que importa é que os clientes em potencial e leads se sintam motivados a interagir com o seu negócio.

Lembre-se, no entanto, que você está trabalhando com um público diferente, que não são pessoas físicas e sim pessoas jurídicas e empresas. Assim, deve ter em mente que está falando de especialista para especialista, por isso é necessário manter certas formalidades em torno do setor em que você se desenvolve.

Aproveite cada publicação para contar uma história

Qual a melhor maneira de conhecer seu negócio do que através de sua história? As empresas que se interessam pelo que você oferece vão querer saber muito mais sobre a sua empresa: como nasceu, qual é a sua missão e visão, seus valores, etc. Todos esses detalhes permitem que você crie um relacionamento mais próximo com o público.

Lembre-se de que as empresas que contam as histórias mais interessantes têm maior probabilidade de conquistar um grande público. Aproveite o conteúdo audiovisual para se conectar com os seguidores e estabelecer um bom feedback.

Interaja com as empresas do seu setor

Publicar é fundamental, é o que lhe dá visibilidade e permite chegar ao seu público-alvo, mas não é tudo. Também é fundamental que você seja um participante das questões do seu setor. Por isso, responda aos comentários de sua comunidade, interaja com outros perfis que sejam do mesmo segmento, dando like, comentando ou compartilhando seu conteúdo.

Interaja com as empresas do seu setor

Conte com a 3xceler!

O Instagram não é uma ótima ferramenta para vendas diretas no nível B2B. No entanto, é uma excelente plataforma para aumentar a notoriedade da marca. Não nos esqueçamos que é uma rede 100% visual, o que facilita uma ligação mais pessoal com os clientes.

Portanto, sim, você deve considerá-lo uma ferramenta para criar consciência de marca e construir sua proposta de valor. Porém, se tiver dúvidas sobre como implementar estratégias de marketing B2B no Instagram, conte com a 3xceler!

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