• Já ouviu falar em gamificação? Conheça os benefícios para e-commerces
Já ouviu falar em gamificação? Conheça os benefícios para e-commerces
O comércio eletrônico está dando passos gigantescos nos últimos anos. Isso ficou em evidência ainda mais com a pandemia de COVID-19, que obrigou as pessoas a passarem mais tempo em casa. Como resultado, as marcas devem garantir que ofereçam aos consumidores uma experiência de compra única e divertida. Tudo, é claro, com o objetivo de reter clientes. A boa notícia é que a gamificação no e-commerce se tornou a ferramenta ideal.
O que é gamificação?
Gamificação é uma técnica de marketing digital que visa transformar a jornada de compra dos consumidores em um jogo. Isso permite ajudar as empresas a captar a atenção de clientes em potencial e retê-los. Por meio dessa estratégia, as lojas online oferecem aos usuários uma experiência de compra divertida, despertando neles o desejo de participação e interação constantes com a marca.
Para tanto, a técnica consiste em motivar os usuários a realizar uma determinada ação e atingir metas específicas. Como, por exemplo, assinar a newsletter e receber um desconto de 30% na próxima compra. Também existem outras possibilidades, como programa de pontos, sorteios, concursos, roleta premiada, quiz, etc.
Da mesma forma que a gamificação se aplica a clientes em potencial, também é altamente recomendável aplicá-la entre seus funcionários. Afinal, reter trabalhadores para evitar a rotatividade também é primordial.
Principais componentes dessa estratégia
Não é difícil entender a gamificação. Na verdade, esse é um conceito mais simples do que você imagina. Depois de entender sua essência, você pode começar a pensar sobre a estratégia de seu negócio usando essa técnica. Mas é essencial que você conheça todos os detalhes, como os seus componentes:
- Instruções. Os consumidores que são incentivados a participar precisam saber o que fazer. Portanto, você deve ter instruções detalhadas, mas evite dar longas descrições do jogo;
- Quando você desafia o seu público, você o incentiva a participar do jogo;
- O que seria um desafio sem as recompensas? Nada! Por isso, sejam cupons, descontos ou produtos, pense no que o consumidor pode ganhar;
- Motivação. A ideia é que você incentive o usuário a participar mais de uma vez, e isso pode ser feito se você oferecer recompensas melhores. Por exemplo, quanto maior a pontuação, melhor será o prêmio.
Qual a importância da gamificação no e-commerce?
Com a expansão das compras online causada pela crise do coronavírus, muitas empresas precisaram se reinventar para atender às novas necessidades dos consumidores. Agora, cada vez mais negócios estão apostando no canal digital. Isso fez com que a concorrência na internet se intensificasse e, como resultado, cada marca deve trabalhar para se destacar da concorrência.
Nesse sentido, a gamificação no e-commerce se tornou uma oportunidade para todos os tipos de negócios aumentarem a taxa de vendas e conversões. Isso porque trata-se de uma importante ferramenta que permite reter seus clientes para que eles voltem à sua loja repetidamente.
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E por que investir nisso?
Confira a seguir algumas das razões pelas quais você deve implementar uma estratégia de gamificação eficaz em seu site:
- Atrair o consumidor e gerar leads. Uma estratégia de gamificação bem planejada para um e-commerce é ideal para gerar leads que possivelmente se tornarão clientes recorrentes de sua loja;
- Reter e fidelizar o cliente. A gamificação no e-commerce permite que você crie experiências de compra agradáveis e exclusivas. Como resultado, você consegue atrair a atenção dos compradores e gerar laços emocionais com eles até que sejam leais a sua marca;
- Aumentar o engajamento. A participação dos usuários com sua marca por meio de jogos despertará neles um sentimento de comprometimento e participação constante. Dessa forma, eles irão ficar cada vez mais engajados;
- Converter clientes em promotores de sua marca. Ao oferecer uma experiência de compra única aos usuários, seus clientes se tornarão promotores de sua marca. Assim, não hesitarão em recomendar os seus produtos e serviços para outros consumidores;
- Melhorar o SEO. A integração da gamificação no e-commerce é igual a um conteúdo novo e atraente, um aspecto que o Google leva em consideração. Esse novo conteúdo aumenta o comprometimento do usuário com sua marca e o tempo que ele permanece no site, o que influencia positivamente em seu posicionamento SEO.
Conte com a 3xceler!
Qualquer estratégia de marketing digital que você for implementar para o seu negócio deve ser muito bem planejada. Afinal, caso contrário, poderá ser um investimento perdido. Por isso, conte com a ajuda de quem entende do assunto e pode definir as melhores estratégias para atingir os objetivos da sua empresa. Venha conversar conosco!