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Link building: entenda o que é e como obter resultados incríveis
Estar nas primeiras posições nas páginas de resultados mostrados pelo Google é o objetivo de qualquer empresa inserida no ambiente digital. Para que isso seja possível, diferentes táticas são utilizadas, como é o caso do SEO (Search Engine Optimization).
O SEO tem como objetivo melhorar e potencializar o posicionamento de um site ou página nos resultados orgânicos obtidos pelos buscadores. Neste contexto, uma das principais estratégias de SEO é o link building, em tradução livre, “construção de links”.
Mas, na prática, você sabe o que é link building e como obter resultados incríveis com essa estratégia? Se você tem interesse sobre o tema, continue a leitura.
O que é e como fazer link building
O link building faz parte das estratégias de SEO e visa construir uma rede de links para o seu site. O objetivo é mostrar ao Google a sua relevância e, consequentemente, que você merece estar nas primeiras posições nos resultados orgânicos das buscas.
Para que isso seja possível, é necessário investir tanto em links internos quanto em links externos, que mostram ao Google a autoridade, a popularidade, a influência e a relevância do seu site no mercado, considerando se ele é bastante citado e tem boas referências.
Por que o link building é tão importante?
Uma boa estratégia de link building é importante para que o seu site ganhe autoridade perante ao Google e seja mostrado nas primeiras posições do buscador. Além disso, investir na construção de links internos e backlinks contribui para:
- aumentar o tráfego do site;
- aumentar as conversões;
- aumentar a notoriedade do site;
- ganhar autoridade no mercado;
- melhorar a qualidade do tráfego.
No entanto, para criar uma boa estratégia de criação de links e obter resultados incríveis, é fundamental entender o que significa e como obter links de qualidade.
O link ideal: como obter links de qualidade
Enquanto os bons links fazem um site ficar bem posicionado e ganhar relevância nos mecanismos de busca, os links ruins têm o efeito contrário. De modo geral, um link de qualidade é aquele que é bom tanto para quem “linka” quanto para quem é “linkado”.
Para que uma estratégia de link building obtenha sucesso, é necessário tomar alguns cuidados na hora da criação dos links. Basicamente, é necessário atenção para o texto âncora utilizado, para a qualidade dos conteúdos e para a prospecção dos links.
Trabalhe bem o texto âncora
O texto âncora é o texto que fica visível e pode ser clicado em um link que direciona o leitor para outra página, que pode ser interna (dentro do mesmo site) ou externa (quando o usuário é direcionado para outro site).
O link ideal é aquele que acontece de forma natural. Sendo assim, é importante ter cuidado com o texto âncora utilizado na construção do link. É importante utilizar palavras-chaves que estejam relacionadas ao assunto do link, seja de forma exata ou parcial.
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Invista em bons conteúdos
É impossível pensar em estratégias de SEO e link building sem produzir conteúdos relevantes e de qualidade. Quando um conteúdo é relevante, é muito provável que outros sites e blogs utilizem-o como referência, fazendo com que haja a criação de um link.
Por essa razão,os conteúdos precisam apresentar informações relevantes, completas e compreensíveis para o seu público-alvo. Além disso, não se esqueça que a construção de links é uma via de mão dupla e que o seu site também deve linkar para outros conteúdos.
Faça prospecção ativa de links
Nem sempre é possível e vantajoso ficar esperando passivamente que o link building aconteça. Por essa razão, em muitos casos é recomendada a prospecção ativa de links. Ou seja, buscar sites, blogs e páginas que possam criar links relevantes para o seu site.
Para que isso seja possível, é importante buscar sites, blogs e páginas que sejam relevantes para o seu mercado de atuação e que estejam bem posicionados no Google. Além disso, uma boa dica é observar os links dos seus concorrentes.
Como o Google avalia os links?
De modo geral, para avaliar a qualidade da estratégia de link building o Google leva em conta a quantidade, a diversidade, o contexto e a confiabilidade dos links, a presença de links de outras páginas para o seu site e do seu site para as suas próprias páginas.
Quantidade e diversidade de links
Antigamente, quanto mais links o site recebia, mais relevante ele era. Hoje em dia, esse critério ainda é importante, mas não o mais importante. Atualmente, não adianta receber vários links que não sejam diversificados e confiáveis.
Contexto de criação dos links
Não se engane: o Google consegue compreender o contexto em torno do link, considerando se ele está em um site relacionado à sua área de atuação, por exemplo, assim como as palavras que aparecem perto do link e no texto âncora.
Confiabilidade dos links
Para determinar a confiabilidade de um site, o Google considera a idade do domínio, o uso de certificados de segurança e a qualidade dos conteúdos, por exemplo. Quanto mais confiável for o site, consequentemente mais confiável será o link.
Links de outras páginas para o seu site
Em geral, o Google considera mais relevantes os links de outras páginas que levam para o seu site do que os links internos. Os backlinks (links externos) são a parte principal quando se fala em uma estratégia de link building, mas não a única.
Links do seu site para outras páginas
Como já dissemos, a construção de links é uma via de mão dupla. Sendo assim, também é necessário criar links dentro das suas páginas que direcionam para sites externos e confiáveis, pois essa estratégia tem um grande peso no ranqueamento feito pelo Google.
Links internos dentro do seu site
Os links internos, ou seja, aqueles que você insere para páginas dentro do seu próprio site servem para demonstrar hierarquia e ligar os conteúdos produzidos no seu blog, por exemplo. Desse modo, tem o objetivo de complementar o conteúdo.
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