• Por que utilizar depoimentos de clientes na sua estratégia de marketing digital?
Por que utilizar depoimentos de clientes na sua estratégia de marketing digital?
Estabelecer uma marca e reputação sólidas leva tempo, mas são os clientes os melhores defensores da sua marca. Então, como incorporá-los à sua estratégia de marketing digital? Bom, existem muitas formas, porém uma se destaca entre elas, justamente por ser uma arma bastante poderosa. Estamos falando, é claro, dos depoimentos de clientes.
A importância dos depoimentos de clientes como parte da estratégia de marketing digital
As pessoas querem saber o que os seus clientes pensam sobre a experiência deles com a sua empresa. Trata-se de algo natural antes de adquirir quaisquer produtos ou serviços que você ofereça. Todo mundo procura e age de acordo com a prova social em todas as áreas da vida, desde a como se comportar até as decisões de compras tomadas online.
É por isso que os depoimentos de clientes são um dos sinais de confiança mais poderosos que você pode usar em suas estratégias de marketing digital. Afinal, eles não só adicionam conteúdo ao seu site. Mas também ajudam a marca a parecer mais valiosa e confiável para aqueles que estão cogitando adquirir o tipo de produto ou serviço que ela oferece.
Isso ocorre porque esses depoimentos não são um discurso de vendas, mas sim a opinião de uma pessoa falando sobre a experiência que teve com a sua marca. Assim, prova que o seu negócio é legítimo, que você tem uma base de clientes e que fornece um produto ou serviço de alta qualidade.
Na prática, os depoimentos de clientes são uma forma de prova social. Esse termo foi cunhado em 1945 pelo professor de psicologia e marketing Robert Cialdini e relaciona-se a um mecanismo psicológico que leva as pessoas a presumir que as ações realizadas por outras são corretas.
Quando incorporadas na estratégia de marketing digital, então, as avaliações positivas dos clientes desempenham um papel importante na validação de uma escolha ou decisão que, neste caso, é de compra.
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Como usar depoimentos de clientes
Embora possa parecer tentador e muito mais fácil criar as suas próprias avaliações, é extremamente importante que, para utilizar os depoimentos de clientes como parte de sua estratégia digital, eles sejam o mais verdadeiros possíveis e, obviamente, de clientes reais.
Você pode obtê-los com bastante facilidade, basta falar com eles e perguntar se estariam dispostos a dizer, por texto ou até mesmo áudio ou vídeo, algumas palavras sobre sua experiência com sua empresa.
Para tanto, você pode permitir inclusive o envio dos testemenhos por meio de algum outro serviço. Como, por exemplo, através das avaliações do Google ou do Facebook. Mas uma coisa é certa, independentemente de quem seja a pessoa, ela parecerá muito mais real e confiável para novos compradores do que você, o vendedor, dizendo que seu produto ou serviço é útil para eles.
Assim que tiver os depoimentos de clientes prontos, agora é a hora de incorporá-los em suas estratégias de marketing digital. Existem muitas maneiras para fazer isso, dentre as quais é possível destacar:
- Colocar os depoimentos na página inicial de seu site;
- Criar uma página só para os depoimentos de clientes;
- Usar em estudos de caso;
- Compartilhar no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e/ou quaisquer outras redes sociais relevantes para o seu negócio;
- Utilizar os depoimentos em conteúdos de topo de funil.
Use os depoimentos a favor da sua empresa
Existem muitas opções que podem ser exploradas e testadas quando o assunto são estratégias de marketing digital. Tudo, é claro, a fim de identificar quais são as melhores para cada tipo e modelo de negócio. No entanto, se você ainda não incorporou seus clientes leais a nenhuma de suas iniciativas de marketing, talvez queira reconsiderar.
Os verdadeiros aliados para o sucesso de sua empresa podem ser os depoimentos de clientes. Sim, é isso mesmo! Afinal, dessa forma, você permite que clientes regulares se tornem defensores da marca. Isso pode se traduzir em resultados mais significativos de construção de confiança, credibilidade e emoção. De um modo que você jamais alcançaria sozinho com os seus discursos de vendas.