Marketing imobiliário: o que é e melhores estratégias para o segmento

Marketing imobiliário: o que é e melhores estratégias para o segmento

Marketing imobiliário: o que é e melhores estratégias para o segmento

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Após a crise econômica, o setor imobiliário passou por uma grande mudança. E até mesmo a pandemia de COVID-19 impactou significativamente os negócios deste segmento. Se antes já havia um crescimento na busca de imóveis pela internet em detrimento das visitas nos escritórios físicos, agora então isso se intensificou. As agências que mais cresceram nos últimos tempos, então, são justamente as que souberam aderir à mudança, apostando no marketing imobiliário.

Pensando nisso, no artigo de hoje da 3xceler, convidamos você a descobrir o que é marketing imobiliário e as melhores estratégias para esse mercado. Portanto, continue a leitura!

Marketing imobiliário

O que é marketing imobiliário e quais os seus benefícios?

O marketing imobiliário é um conjunto de estratégias que centra os seus esforços no cumprimento de dois objetivos: a aquisição de imóveis para posterior venda ou aluguel; e a atração de potenciais clientes que pretendam comprar ou alugar um dos imóveis disponíveis oferecidos pela agência.

Dessa forma, trata-se da melhor chave para uma venda eficaz. Por isso, o profissional deste setor deve estar preparado para enfrentar o futuro e entender que a venda é consequência das ações de marketing realizadas.

Dito isso, os principais benefícios do marketing imobiliário são:

  • Descobrir exatamente o que o cliente precisa: as estratégias de marketing imobiliário envolvem conhecer o público-alvo, de forma a focar na atração de um perfil específico, aumentando assim a probabilidade dos seus cliente ficarem satisfeitos;
  • Avaliar a eficácia dos processos: existem diversas estratégias que podem ser aplicadas no marketing imobiliário, mas dependendo de cada negócio, algumas delas podem não dar os resultados esperados. Graças à análise e avaliação, você não perderá tempo com estratégias ruins, podendo focar no que trará melhores resultados;
  • Destacar-se da concorrência: não há dúvida que no setor imobiliário a concorrência é grande. Por isso, conseguir novos clientes pode ser um desafio. Mas se você estabelecer uma estratégia de marketing correta, os seus serviços imobiliários vão se destacar daqueles oferecidos por outras imobiliárias;
  • Fechar mais vendas ou estabelecer mais negócios: um dos principais objetivos das estratégias de marketing imobiliário é ajudar a sua empresa a fechar mais vendas com os usuários ou a estabelecer acordos com os vendedores de imóveis.

Melhores estratégias de marketing para o setor imobiliário

Conheça as melhores estratégias de marketing para o setor imobiliário

Confira a seguir algumas das melhores estratégias para fazer um bom marketing imobiliário:

Identifique e defina sua persona de comprador

Se você quer conseguir um comprador ou locatário para um imóvel, identificar e definir a persona é fundamental para que as suas estratégias de marketing deem certo. Este conceito refere-se ao perfil de cliente perfeito para a compra ou aluguel de um determinado imóvel. Para fazê-lo, então, é necessário coletar alguns dados, como:

  • Dados demográficos: educação, sexo, endereço atual, etc;
  • Dados psicográficos: revelam os interesses de uma pessoa, por exemplo as lojas que costuma visitar, os eventos a que uma pessoa frequenta, entre outros;
  • Comportamento online: quais as redes mais utilizadas e os sites mais visitados, por exemplo;
  • Dados profissionais: referem-se aos cargos ocupados, entre outras coisas.

Com base nesses dados, você poderá conhecer melhor o público-alvo, sabendo onde está o potencial cliente. Como resultado, isso permite que você otimize as suas campanhas e ofereça conteúdos de qualidade e interessantes para ele.

Invista em anúncios do Google

A concorrência no setor imobiliário é elevada. Por isso, o investimento em Google Ads é primordial para aparecer nos primeiros resultados da pesquisa. Se você vende ou aluga imóveis em locais diferentes, pode realizar campanhas em cada um desses locais anunciando os imóveis que deseja vender ou alugar.

Também é possível realizar campanhas por tipo de imóvel, como para casas com três banheiros, casas com terraço, apartamentos com 1, 2 ou 3 quartos, etc.

Invista também em criação de conteúdo para as redes sociais

O consumo online aumenta de maneira significativa e constante. Portanto, mais do que nunca, é extremamente importante que todos as agências imobiliárias tenham uma forte presença nas redes sociais. Isso é essencial para construir sua marca, aumentar sua visibilidade e reunir mais leads imobiliários.

Alguns desses conteúdos podem ser glossários de termos usados ​​na venda de imóveis, documentação necessária e até mesmo conteúdos sobre informações financeiras. É fundamental se esforçar para manter o seu público informado com informações úteis e de qualidade.

Mas não se esqueça de outros canais e do SEO!

A criação de conteúdo relevante não deve ser feita apenas nas redes sociais. É importante fazê-lo também no site e blog da sua agência imobiliária. Neste contexto, é válido falar ainda de SEO, que se trata de uma estratégia de marketing que concentra seus esforços no posicionamento de uma página da web nos primeiros resultados de pesquisa.

O principal objetivo do SEO é transformar uma página da web em um ativo que atraia visitas, e que essas visitas se traduzam em vendas. Aqui, as estratégias que se aplicam em qualquer setor são totalmente válidas para o imobiliário, porém, existem algumas específicas que podem ajudá-lo a disputar as primeiras posições contra alguns dos grandes portais imobiliários.

Essas estratégias devem se basear em: organizar e configurar um site, criar uma base sólida, oferecendo informações sobre a empresa e disseminar conteúdos úteis para aumentar o tráfego na web. Para tanto, é fundamental ter um domínio autoritativo, o que pode ser alcançado, por exemplo, com estratégias de link building. Além de fazer o uso correto de palavras-chave, das redes sociais, etc.

E-mail marketing

O marketing por e-mail provou ser uma estratégia eficaz para agentes imobiliários que enviam atualizações regulares a clientes em potencial.  Para isso, é muito importante segmentar bem os emails e dar atenção especial à frequência de envio e ao conteúdo.

Marketing de vídeo

No setor imobiliário, mais do que boas descrições em texto, o que importa mesmo são as imagens dos imóveis. Neste contexto, sem dúvidas, os vídeos são capazes de captar a atenção de potenciais clientes mais do que fotos.

Além disso, eles permitem não só mostrar imóveis de uma forma diferente, mas também falar sobre cada espaço de uma maneira única, inclusive mostrando a sua história com o uso de storytelling.

Precisando de ajuda com o seu marketing imobiliário?

Muitas vezes, o marketing imobiliário pode parecer um bicho de sete cabeças. Isso porque engloba uma série de diferentes estratégias que podem ou não ser ideais para este segmento e para a sua empresa em específico. Portanto, se precisar de ajuda, agende uma conversa e conheça os serviços da 3xceler!

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