Quais são os principais tipos de marketing que existem?

Quais são os principais tipos de marketing que existem?

Quais são os principais tipos de marketing que existem?

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O marketing tem se tornado uma das ferramentas mais importantes de qualquer empresa, independente do setor. Isso porque se trata de um conceito muito amplo, mas que se apresenta como a melhor forma de atingir o público desejado e fazer com que os serviços ou produtos oferecidos se mostrem muito mais interessantes e atraentes perante os clientes. Porém, atualmente, existem diferentes tipos de marketing que podem ser utilizados.

Saber qual é o mais adequado para o seu negócio o ajudará a tomar as melhores decisões. Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre os principais deles. Portanto, continue a leitura!

Quais são os principais tipos de marketing que existem

Saiba quais são os tipos de marketing mais utilizados atualmente

Conectar-se com seus usuários, público ou clientes é totalmente necessário para ser reconhecido no ambiente onde trabalha. É assim que você pode ser um dos melhores no seu nicho e sair à frente da concorrência. Neste contexto, os tipos de marketing são ferramentas extremamente poderosas para aumentar as vendas de um negócio e reter os clientes que confiaram na sua marca.

Para tanto, engloba uma série de técnicas e estratégias que se adaptam aos gostos e às necessidades de cada organização e de seus respectivos clientes. Contudo, não se trata apenas de vender, é preciso ter uma espécie de ordem logística para conseguir a conversão.

Assim, não importa a que setor o seu negócio pertence, o tamanho da sua empresa ou onde você está localizado. Uma boa estratégia de marketing sempre o ajudará a comercializar melhor seus produtos ou serviços. Portanto, a questão não é se você deve ou não implementar em seu negócio, mas sim qual dos diferentes tipos de marketing é o que melhor se adapta às suas necessidades.

Dito isso, a seguir você confere quais são os principais tipos que existem:

Marketing offline

É impossível falar sobre os tipos de marketing sem citar o marketing offline. Afinal, é justamente o que foi mais usado até que o mundo digital foi introduzido em nossas vidas.

Esse marketing refere-se a todas as ações realizadas fora da internet, por isso também é chamado de tradicional. Isso inclui anúncios em jornais, merchandising e telemarketing para divulgar e comercializar produtos e serviços.

Embora hoje o digital já esteja na moda, ainda hoje é uma forma de marketing muito utilizada, pois combina muito bem com todas as ferramentas digitais, fazendo com que sua funcionalidade se multiplique.

Marketing digital

Como você pode imaginar, o marketing digital é o oposto do mencionado acima. Refere-se a toda aquela estratégia realizada online. Seu principal objetivo nos anos 90 era transferir a publicidade tradicional para um site, sim, bastante limitado.

No entanto, a globalização e os avanços tecnológicos têm feito dele uma ferramenta fundamental para qualquer empresa, já que qualquer usuário tem o poder de compartilhar informações com o resto do mundo online.

Assim, é muito importante porque hoje o mundo digital faz parte de nossas vidas a qualquer hora do dia. Tudo isso se traduz em um número maior de pessoas dentro da rede, gerando mais tráfego. Principalmente nas redes sociais e nos motores de busca, onde podemos encontrar quase tudo o que procuramos.

É por isso que o marketing digital se torna uma das melhores formas de ganhar presença na internet. Portanto, atualmente é o mais utilizado pela necessidade que empresas e marcas têm de estar na internet.

 

Inbound marketing

Você quer alcançar mais pessoas? Usuários que visitam o seu site e que podem ser clientes em potencial? Pois então esse é um dos melhores tipos de marketing para fazer isso. Sua missão é atrair o consumidor, fazendo com que se tornem leads e depois clientes reais.

Para conseguir isso, é necessário começar a fazer atividades de criação de conteúdo valioso. Dessa forma, os usuários poderão encontrar em sua marca uma fonte de valor para consumir constantemente. Como resultado, a sua empresa vai ganhar reconhecimento de clientes fiéis e que acabam consumindo o que você oferece.

Outbound marketing

Oposto ao caso anterior está o outbound marketing, sendo considerado um tipo de marketing muito mais intrusivo do que o inbound. Isso porque não é por lei da atração que se busca os usuários. Pelo contrário, refere-se principalmente à abordagem ativa das empresas para conquistar novos clientes.

Assim, é responsável por invadir o consumidor com anúncios, ligações e conversas. Ou seja, trata-se de abordar clientes em potencial até que eles consigam fazer uma compra ou interação.

Atualmente, é uma estratégia cada vez menos utilizada, pois em múltiplas ocasiões causa o efeito oposto ao desejado, interrompendo os consumidores e causando uma percepção negativa da marca.

E-mail marketing

Outro tipo de marketing amplamente reconhecido e utilizado hoje em dia é o e-mail marketing. Inclusive, para muitos profissionais, trata-se de uma ferramenta essencial dentro do marketing digital. Isso porque, com ele, é possível chegar de forma direta e pessoal a cada usuário que já interagiu com você, seja preenchendo um formulário de contato, assinando a newsletter do seu site, etc.

É assim que poderá fornecer informações valiosas, que realmente interessam para o seu público de acordo com a etapa do funil em que se encontram. Você também pode setorizar os usuários e enviar informações que os façam sentir como uma parte importante. Ou, ainda, enviar conteúdo e ofertas por e-mail, abordando o consumidor e direcionando-o diretamente para o objetivo da compra.

Deve-se ter cuidado, no entanto, para não ser invasivo. Ninguém quer ter a caixa de entrada do e-mail lotada. Por isso, é importante avaliar a frequência dos disparos.

SEO e SEM

São os tipos de marketing responsáveis ​​por posicionar a sua empresa nos motores de busca. Eles se dividem em:

  • Search Engine Optimization (SEO) refere-se a técnicas utilizadas em um site para melhorar sua posição nos resultados de busca de forma orgânica. Para isso, é importante ter um blog ou site otimizado;
  • Search Engine Marketing (SEM), que funciona através de diferentes práticas nas quais você deve usar campanhas publicitárias, ou seja, métodos pagos para aparecer nos resultados da pesquisa.

Neuromarketing

Ciência e marketing se unem para criar novas fórmulas que estimulem o consumo. Desse modo, o neuromarketing é cada vez mais utilizado pelas empresas, pois permite conhecer melhor a mente do consumidor e tende a obter resultados muito bons. Para tanto, ele busca medir as atividades neurais dos clientes ou do público-alvo quando há exposição a diferentes campanhas ou propagandas.

Seu objetivo é explicar o comportamento das pessoas, a partir de sua atividade neurobiológica, para entender todas as decisões que um indivíduo toma na hora de comprar algo.

Social media

As redes sociais vieram para ficar. Portanto, se os consumidores as usam, as empresas também devem intercalar essas plataformas como canais para as suas estratégias. Assim, esse tipo de marketing é utilizado principalmente para informar, observar e interagir com o público-alvo. Eles também permitem a criação de anúncios, o que torna a relação empresa-consumidor muito mais próxima.

Marketing de influência

Intimamente ligado ao marketing de social media que vimos anteriormente, seu fundamento é aproveitar a capacidade de alcance que certos usuários das redes chamadas de influenciadores têm para promover uma marca ou aconselhar seguidores sobre um produto ou serviço específico.

Ou seja, o marketing de influência abrange todas as ações que são realizadas com pessoas que têm influência nos consumidores ou usuários das redes sociais e usam essa influência para recomendar um serviço ou marca.

Para isso, as empresas devem observar e investigar no mercado quais são os perfis que melhor se enquadram na estratégia de marketing que desejam executar.

remarketing

Remarketing

Trata-se de impactar o usuário que já demonstrou interesse prévio pela marca com uma propaganda. Por exemplo, aqueles usuários que entram em um e-commerce, adicionam produtos ao carrinho e depois fecham a página sem finalizar o pedido. Eles podem ser impactados com um anúncio convidando-os para retornarem e adquirirem o que desejam com um desconto.

Planeje as suas estratégias de acordo com a realidade da sua empresa

Para cumprir os seus objetivos de conversão, é necessário fazer um estudo e considerar os diferentes tipos de marketing. Afinal, eles ajudam bastante para que você possa atingir as metas e ser uma empresa em constante crescimento. No entanto, é necessário avaliar o que você deseja e qual é o tipo que melhor se adequa a realidade da sua marca, pois nem sempre todas as opções irão gerar resultados positivos dependendo do seu público-alvo..

Por esse motivo, se você precisar de ajuda, conte com a 3xceler! Aqui, nós acreditamos que o marketing é uma das ferramentas que tem maior peso sobre as empresas para promover a venda dos seus serviços e produtos. Mas, para isso, é fundamental contar com profissionais qualificados que possam estar encarregados de realizar essa tarefa.

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