Você sabe a diferença entre visitantes e leads?

Você sabe a diferença entre visitantes e leads?

Você sabe a diferença entre visitantes e leads?

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A criação e manutenção de um site é uma das principais práticas de marketing digital, adotada por empresas e profissionais dos mais variados segmentos com o objetivo de divulgar o trabalho e, consequentemente, atrair o público-alvo do negócio.

Neste sentido, entram alguns conceitos importantes para qualquer planejamento. E quando se fala sobre os usuários que acessam o endereço eletrônico da sua empresa, você certamente já deve ter se deparado com os termos visitantes e leads, não é mesmo?

Mas, afinal: qual a diferença entre visitantes e leads? Sim, embora estejam vinculados, os dois conceitos são distintos e entender as diferenças entre eles é fundamental.

Diferença entre visitantes e leads no marketing digital

Diferença entre visitantes e leads no marketing digital

Antes de qualquer coisa, para identificar a diferença entre visitantes e leads, é importante entender, ou então, relembrar outro conceito fundamental para estratégias de marketing digital e comércio eletrônico: o conceito de funil de vendas.

Basicamente, o funil de vendas trata-se de uma representação visual da jornada de compra de um cliente, passando desde o primeiro contato dele com a empresa até a concretização da compra. O funil de vendas é dividido em topo, meio e fundo de funil.

Topo de funil

O topo do funil é a etapa de aprendizado e descoberta. Nesta fase, o cliente ainda é indiferente à sua própria necessidade ou problema. Ou seja, ele não está em busca de um produto ou serviço específico, uma vez que ainda não reconheceu que precisa dele.

Ao ter contato com a sua empresa, através da leitura de artigos ou outros tipos de conteúdo, ele começa a tomar consciência de que o produto ou serviço oferecido talvez seja útil. É aqui que entra o conceito de visitante.

Meio de funil

Após pesquisar bastante e ter feito muitas leituras, o visitante já identificou o problema ou necessidade. Na fase do meio de funil, ele busca maneiras de solucionar o problema ou necessidade e o marketing de conteúdo é imprescindível nesta fase.

É aqui que entram os leads, pois o visitante provavelmente já interagiu com o seu conteúdo através do fornecimento de informações básicas, como nome, e-mail e telefone, em troca de acesso a algum conteúdo relacionado ao problema/necessidade que ele apresenta.

Fundo de funil

Aqui o lead passa a ser chamado de prospect, pois está a um passo da conversão, que é a concretização do negócio. Nesta fase, após um processo de educação através do marketing de conteúdo, os prospects estão prontos para receber o contato de um vendedor.

E tudo isso é possível porque ele já percebeu que a sua empresa tem o que ele precisa, seja um produto ou serviço, e que as soluções propostas são as melhores opções para solucionar o problema identificado nas etapas anteriores do funil de vendas.

Com essa explicação, a diferença entre visitantes e leads provavelmente já ficou mais clara. Mas, caso você ainda tenha dúvidas sobre esses dois conceitos, continue acompanhando a leitura para uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Você sabe a diferença entre visitantes e leads

Visitantes e leads: entenda a diferença entre os conceitos

Visitantes e leads são dois termos extremamente utilizados no ambiente digital, mas que geram muitas dúvidas. Ainda que façam referência a pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse na sua empresa, têm significados diferentes.

Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter uma noção sobre qual é a diferença entre visitantes e leads. Apesar disso, confira a seguir o significado de cada termo.

Visitantes

De forma resumida, os visitantes visitam seu site, mas não necessariamente interagem com ele. Em geral, estão ali de passagem, em busca de um conteúdo específico, mas sem intenção de adquirir um produto ou serviço e fornecer informações.

Os visitantes podem ter sido atraídos por uma oferta, mas quase sempre não estão interessados, de fato, em comprar um produto ou contratar o serviço. Em muitos casos, inclusive, ainda não se deram conta que necessitam daquilo que a sua empresa oferece.

Leads

Ter um bom número de visitantes é bom, mas são os leads que realmente importam. Os leads são as pessoas que entraram em contato com a sua empresa como visitante e posteriormente se tornaram leads após o fornecimento de algum dado de contato.

O lead é um visitante que sinaliza o desejo de manter contato com o seu negócio. Isso pode acontecer através da assinatura de uma newsletter, com o download de um e-book ou apenas com o fornecimento de um e-mail ou número de telefone, por exemplo.

Como transformar um visitante em lead?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre visitantes e leads, é provável que outra dúvida tenha surgido: como transformar um visitante em lead? Isso porque a quantidade de visitantes é importante, mas fazer com que eles se tornem leads é imprescindível.

É possível adotar diferentes estratégias visando a conversão de visitantes em leads e, posteriormente, de leads em compradores e fiéis clientes da sua empresa. Algumas delas são as mais comuns em uma estratégia de marketing digital.

Pop-ups

Há quem ame e quem odeie, mas é impossível negar que os pop-ups, janelas que se abrem na página para mostrar informações extra ou propagandas, chamam a atenção dos visitantes do site. O ideal é usar com cuidado esse recurso para não ter o efeito contrário.

Call to actions

O call to action é uma chamada para ação, geralmente localizada no final do conteúdo de um artigo ou página. O objetivo é levar o visitante a tomar uma ação que pode ser o fornecimento de dados visando transformá-lo em lead.

Landing pages

As landing pages são páginas de conversão criadas estrategicamente com o objetivo de captar visitantes e transformá-los em leads. São, basicamente, páginas de cadastro que oferecem algo em troca das informações de contato do usuário.

Campos de conversão

Os campos de cadastro são utilizados para o visitante entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar um orçamento ou mesmo se cadastrar em um newsletter em troca do fornecimento de informações relevantes para os times de marketing e vendas

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