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Black Friday: 5 erros para evitar na sua estratégia
Quando o assunto é Black Friday, muito se fala sobre o que fazer para ter sucesso nos negócios. Afinal, trata-se de uma das principais datas para o comércio eletrônico, ansiosamente esperada pelos empresários e pelos consumidores, não é mesmo?
E um bom planejamento de marketing digital é imprescindível para atingir os objetivos. Pensando nisso, separamos neste artigo 5 erros para evitar na sua estratégia para a Black Friday. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira nossas dicas.
O que é e como surgiu a Black Friday?
Se você é empresário e trabalha com comércio digital, certamente está familiarizado com o termo Black Friday. Mas, antes de falar sobre quais erros evitar no seu planejamento para a data, é importante conhecer um pouco da história deste dia tão aguardado.
Black Friday é um termo de origem inglesa que, em uma tradução livre, significa “sexta-feira negra”. Basicamente, é um evento comercial adotado em diversos países, inclusive no Brasil, que dá descontos durante um dia inteiro em diversas categorias de produtos.
O termo Black Friday surgiu em 1869, nos Estados Unidos, quando, em uma sexta-feira, o preço do ouro subiu e acabou quebrando a economia. Mas foi apenas em 1950 que a expressão começou a ser entendida como sinônimo de promoções e compras.
A data passou a ser utilizada para fazer uma extensão do final de semana após o feriado de Ação de Graças, que acontece tradicionalmente na última quinta-feira do mês de novembro, na qual os trabalhadores saíam às ruas e antecipavam as compras de Natal.
Black Friday no Brasil: origem e por que participar
No Brasil, a Black Friday passou a ser adotada em 2010. Inicialmente, apenas lojas virtuais participaram do evento, que foi totalmente on-line. Entretanto, ao longo dos anos outros segmentos passaram a inserir a data no calendário de vendas.
Hoje em dia, todo grande comércio participa da Black Friday. E até lojas pequenas também passaram a oferecer descontos e outras vantagens para os consumidores durante todo o mês que antecede dezembro e, principalmente, na data original: 26 de novembro.
Tradicionalmente, o setor varejista é o mais envolvido nas promoções da Black Friday. Se você tem dúvidas se realmente vale a pena participar do evento, acompanhe agora algumas das principais vantagens que a data pode trazer para o seu negócio.
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Aumentar as vendas
Um dos principais objetivos dos lojistas com o evento é aumentar as vendas. E a expectativa é boa. De acordo com uma pesquisa feita pela Méliuz em setembro, 71% dos entrevistados pretendem fazer compras na data da Black Friday.
Gerar reconhecimento de marca
Aproveitar a Black Friday é uma excelente oportunidade para gerar reconhecimento de marca. Afinal, não basta fazer promoções e dar descontos, é necessário divulgar as ofertas e atrair a atenção dos consumidores para o seu produto ou serviço.
Aumentar o fluxo de visitas no site
O fluxo de visitas no site é essencial para testar a eficiência das ações adotadas. Durante a Black Friday, é natural que o número de usuários aumente e, seguindo boas práticas de usabilidade e experiência do consumidor, é esperado que as vendas cresçam.
Recuperar as perdas com a crise
A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores da sociedade. Sendo assim, participar da Black Friday é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e, consequentemente, recuperar as perdas decorrentes da crise econômica.
Agora que você já sabe a origem do evento e as vantagens que participar da Black Friday pode trazer para o seu negócio, vamos falar sobre alguns erros para evitar na sua estratégia.
Veja 5 erros para evitar na sua estratégia para a Black Friday
A Black Friday é essencial para movimentar a economia. Contudo, não basta participar sem um bom planejamento de marketing digital e divulgação na TV e nas redes sociais. Confira agora 5 erros para evitar na sua estratégia para a Black Friday.
Ter um site instável
Durante a Black Friday, o tráfego dos e-commerces é alto. Por essa razão, é sua responsabilidade evitar falhas, assim como quedas nas páginas. Esteja preparado e garanta que o seu time de TI ofereça as condições adequadas para manter o site no ar.
Não planejar o estoque
Colocou um produto em oferta e não garantiu o estoque da mercadoria? Este é um erro de principiante, que pode colocar em xeque a reputação da sua marca e gerar insatisfação entre os consumidores. Avalie quais itens precisam de reposição e abasteça.
Propaganda enganosa
Existe uma reclamação muito frequente entre os consumidores da Black Friday: lojistas que sobem os preços para diminuí-los na data do evento. É a chamada “black fraude”, uma falsa promoção que mancha a imagem da sua empresa e deve ser terminantemente evitada.
Esquecer da experiência do cliente
A experiência do usuário tem o poder de levar o consumidor a fechar ou cancelar uma compra. Desse modo, garanta que o seu site seja responsivo, que as opções de compra sejam de fácil acesso e disponibilize canais de comunicação eficientes.
Disponibilizar poucas formas de pagamento
Imagine a seguinte situação: o cliente achou o produto que desejava, mas na hora de fechar a compra descobre que a loja não aceita o tipo de cartão que possui. Frustrante, não é verdade? O ideal é oferecer o máximo de opções de pagamento.
Em resumo, não existe uma fórmula mágica quando o assunto é Black Friday. Mas, garantir que os erros citados NÃO SEJAM COMETIDOS já é um grande passo para o sucesso do seu planejamento e que seu empreendimento fique satisfeito com os resultados.
Planejando a Black Friday? Conte com a 3xceler
Não se engane: assim como os seus concorrentes, você não deve perder a Black Friday, que é uma oportunidade indispensável para atrair clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Mas, se você não sabe como se destacar, conte com a 3xceler.
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