• Como criar storytelling que gere conexão?
Como criar storytelling que gere conexão?
Uma história, se bem construída, tem o poder de comover não apenas o coração e os sentimentos, mas também a mente do público que a assiste ou ouve. Por isso, agora que você já sabe o que é storytelling, chegou a hora de descobrir como criar storytelling que gere conexão.
Essa será uma importante estratégia de marketing para que a sua marca permaneça na mente do consumidor. Portanto, continue a leitura!
Criar storytelling que gere conexão: como contar histórias em uma estratégia de marketing
O marketing nas empresas sempre foi um dos recursos mais importantes, pois é fundamental mostrar como é a imagem da marca e atrair e reter o público-alvo. Nos últimos anos, então, as estratégias de marketing evoluíram substancialmente, principalmente por conta do marketing digital.
Contudo, existem algumas técnicas que deram uma visão nova e renovada de como atingir o nosso target. Dentre esses conceitos, storytelling se destaca.
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing baseada na narrativa requer contar histórias, que devem informar, transmitir emoções, mudar comportamentos e unir as pessoas à marca. Dessa forma, conectando-se com os usuários, transmitindo confiança e gerando engajamento.
É assim que se consegue que as pessoas se lembrem da marca pela sua história, pelos valores e emoções que transmite.
E como fazer isso?
Criar storytelling que gere conexão parece fácil, mas não é. Mesmo que você tenha uma boa ideia que possa ser um poderoso “gancho” para se conectar com o público, nem sempre é possível desenvolvê-la mantendo o apelo inicial. Por isso, confira a seguir algumas dicas para colocar isso em prática:
Defina com quem você deseja se conectar por meio da história que vai contar
Um dos primeiros passos para criar storytelling que gere conexão é definir a persona com quem você quer se conectar. Afinal, o elemento mais importante de todos é justamente o receptor de sua história. Isso porque para sua história ter sucesso, você precisa se conectar com as preocupações do seu público-alvo e gerar empatia.
Além disso, conhecer o seu público, como ele pensa, quais são os seus interesses e em que canais está presente, é fundamental para estabelecer tanto as mensagens que pretende transmitir, como os canais mais eficazes para as comunicar.
Assim, qualquer ação narrativa deve começar com uma pesquisa sobre os gostos e interesses de seu público e seus canais preferidos.
Defina a mensagem com base na sua pesquisa sobre o público-alvo
Há uma série de pontos-chave essenciais para criar storytelling que gere conexão e comunicar toda a essência da história de um produto, serviço ou marca em si. Para fazê-lo, então, você precisa ter em mente que a mensagem deve:
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Motivar
No storytelling é fundamental ter em mente que, sem motivação, não há emoção. Ou seja, quando nós contamos uma história, independentemente do formato, é essencial despertar emoções. Se não há emoção, não há reação dos usuários e a história não motiva, levando ao fracasso da campanha.
Cativar, envolver e despertar a curiosidade desde o início
Com a era digital, as pessoas são impactadas por milhares de informações a todo instante. Neste contexto, o cérebro delas filtra o que mais as interessa de tudo que recebe. Isto é, ele armazena somente o que atende às suas necessidades, interesse e etc.
Portanto, se você não cativar, envolver e despertar a curiosidade do público desde o início, dificilmente conseguirá fazer isso depois.
Ter conflitos
Para criar storytelling que gere conexão, as histórias devem ter momentos de incerteza, os mesmos que dão sentido à vida das pessoas. Por isso, se queremos que os usuários se sintam identificados com as histórias que contamos como marcas, é muito importante que essa história contenha dualidades e conflitos.
Mostrar vulnerabilidade
A história deve entusiasmar e sensibilizar o usuário. Esse é um dos fatores mais importantes para criar storytelling que gere conexão. Dessa forma, uma opção bastante interessante é mostrar a vulnerabilidade pessoal por trás da marca. Ou seja, no sentido de contar a história da empresa, as dificuldades pelas quais ela passou e o que a inspira a cada dia para solidificar a sua personalidade.
Isso é importante porque conecta, uma vez que todo mundo já passou por um momento de vulnerabilidade. Obviamente, não precisa ser uma situação igual, até porque são contextos diferentes.
Contudo, a maioria das pessoas já passou por um momento em que se sentiram vulneráveis. Dessa forma, uma reação emocional do usuário nos mostrará que, de uma forma ou de outra, ele se identificou com a história. Como resultado, ele se sentirá mais próximo da sua marca.
Ser fácil de lembrar
Não é necessário criar histórias com muitos elementos, mas sim, com força e impacto emocional suficientes para as marcas. Inclusive, quanto mais simples e mais fácil de lembrar for a história, melhor.
Use uma linguagem emocional que intensifique a mensagem
A maneira como contamos histórias e transmitimos mensagens determina a percepção de nosso público. Se os clientes puderem imaginar e sentir as coisas que dizem, eles serão capazes de sentir a história.
Para criar storytelling que gere conexão de forma mais eficaz, então, é necessário o uso de uma linguagem emocional que conecte o consumidor. Portanto, a dica aqui é usar metáforas, expressões idiomáticas e parábolas que evoquem emoções e tenham associações emocionais.
Conte a história da sua empresa!
Contar histórias se tornou popular como uma excelente estratégia de marketing para conectar-se com o público e obter maior empatia. Com isso em mente, é fácil entender que criar storytelling que gere conexão é uma poderosa ferramenta que melhora até mesmo a percepção da sua marca.
Contudo, é preciso muito planejamento e conhecimento sobre o assunto para criar histórias que realmente engajem com o seu público. Para tanto, confie em especialistas de marketing digital, que irão criar uma narrativa eficaz, de acordo com o público-alvo e os valores da sua empresa. Entre em contato agora mesmo!