Conheça o Parler, a rede social que está atraindo muitos usuários

Conheça o Parler, a rede social que está atraindo muitos usuários

Conheça o Parler, a rede social que está atraindo muitos usuários

bg

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar no Parler, a rede social que está fazendo bastante sucesso atualmente como uma opção para quem quer fugir do Facebook e do Twitter. O seu nome surgiu da expressão em francês, que significa “falar”. Embora não seja uma plataforma nova, lançada recentemente, ela tem conseguido ganhar uma ampla popularidade nos últimos dias, sobretudo por se tratar de uma alternativa sem censura para as outras redes sociais.

Dessa forma, tem registrado um crescente número de usuários, inclusive no Brasil, que buscam por um espaço online onde podem se expressar livremente. Todo o seu sucesso recente, possivelmente, deve-se também aos debates em torno da liberdade de expressão e censura que surgiram com força na internet nos últimos meses.

O que é o Parler?

O Parler é um aplicativo de mídia social lançado em Nevada há 2 anos, em 2018. Ele foi idealizado pelo empresário John Matze, com o objetivo de ser uma plataforma imparcial, sem preconceitos e que não só valoriza, como oferece liberdade de expressão para os seus usuários. Assim, baseando-se no princípio de que todo indivíduo tem o direito de falar e ser ouvido.

Apesar de lá fora ter começado a fazer sucesso em dezembro de 2019, foi só neste ano, mais precisamente em maio, que sua popularidade aumentou significativamente, sobretudo no Brasil. A interface da nova rede social queridinha do momento para muitas pessoas foi projetada para ser bastante intuitiva e integrada.

Conheça o Parler, a rede social que está atraindo muitos usuários

Como funciona o Parler

A ideia básica da plataforma é muito parecida com o Twitter, tanto em termos de aparência quanto de funções e usabilidade. Assim como na rede social que tem como símbolo o pássaro, no Parler é possível seguir outras pessoas e gerar envolvimento com figuras públicas, fontes de notícias e outros usuários. Mas aqui, as postagens públicas são chamadas de “parleys” em vez de “tweets”. Já as “curtidas” se transformam em “votos”, enquanto os “retweets” dão lugar para os “ecos”.

Os parleys podem conter até 1.000 caracteres, ao contrário dos 280 do Twitter, que muitas pessoas estão acostumadas. Neles, é possível utilizar emojis, imagens e gifs, sendo este último feito usando as buscas da já conhecida plataforma Giphy. Um item em comum com a outra rede social, é que o Parler permite que os usuários pesquisem facilmente postagens, hashtags e usuários, e compartilhem e gostem facilmente dos parleys postados.

Neste contexto, as hashtags continuam com a função de facilitar a localização do seu conteúdo. E existe também uma espécie de “Trending Topics”, semelhante à seção do Twitter, localizado na barra lateral direita mostrando as hashtags populares do momento.

O Parler em números

O Parler tornou-se, para muitos, uma solução atraente para os supostos males do Twitter. E muitos analistas especializados em marketing digital e redes sociais apontam que a plataforma tem um grande potencial de crescimento e para seguir sendo uma grande tendência. Isso, por enquanto, tem se traduzido em números concretos.

A base da plataforma, em cerca de uma semana, subiu em quase um milhão de novos usuários, segundo John Matze. Ainda de acordo com o CEO, o aplicativo está se aproximando dos 2 milhões de usuários.

Além disso, não para de crescer o número de downloads do aplicativo para o celular, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, que registra o crescimento dos downloads feitos no período de uma semana somente nos Estados Unidos:

O Parler em números

De fato, o Parler está sendo tão baixado que já alcançou a marca de mais de 1 milhão de downloads na Play Store, do Android e, em relação aos usuários iOS, chegou superar os downloads do Twitter no final de junho e ficou em primeiro lugar na seção Notícias da App Store. Inclusive, nesta seção, ele tem frequentemente estado dentro do top 10. Nas duas lojas de aplicativos, a rede social de Matze ainda soma mais de 40 mil classificações.

Seção Notícias da App Store

Como criar uma conta no Parler

Para quem deseja criar uma conta no Parler, é possível fazê-lo através do navegador, pelo site, ou ainda pelos aplicativos:

Após acessar o site ou baixar o aplicativo nos dispositivos móveis, basta clicar em Sign Up (ou Inscrever-se em português). O primeiro passo é aceitar os termos de da plataforma, como a política de privacidade, termos de serviço e diretrizes da comunidade. Caso você concorde, clique em “I Agree” para prosseguir.

Na sequência, você vai preencher dados como e-mail, telefone e senha. A senha deve ser segura e, por isso, a plataforma pede que tenha pelo menos oito dígitos, incluindo obrigatoriamente uma letra maiúscula, uma minúscula, um numeral e um caractere especial. Depois de preencher tudo, clique em Submit.

Como criar uma conta no Parler

Vai surgir um captcha na sua tela, basta digitar as letras que aparecem na tela e clicar em Next. A plataforma enviará um código de verificação por SMS para o telefone informado, você deve inseri-lo nos campos indicados e clicar em Next. O Parler, então, vai sugerir algumas contas que possam ser do seu interesse, realize o processo caso deseje, e em seguida clique em Next.

Você poderá escolher a cor do seu perfil entre as opções disponíveis e, em seguida, aparecerá um botão Continue to Parler para entrar na rede social. E essa é a aparência que seu perfil terá na página inicial:

Página Inicial do Parler

Como conseguir engajamento no Parler

Agora que você já tem uma conta, é hora de conseguir engajamento com os seus parleys. Para isso, aqui vão algumas dicas:

Utilize hashtags no Parler

Por mais que no Twitter as hashtags tenham perdido espaço, as hashtags funcionam como uma parte importante da estrutura do Parler e, por isso, devem ser usadas para quem ser conseguir engajamento na rede social. Essa é uma maneira eficiente de atrair ecos, votos e seguidores, especialmente se você acabou de criar a sua conta.

E à medida que você aumentar a sua base de seguidores, terá mais oportunidades de atrair usuários interessados em interagir com você e a sua marca.

Parleys mais longos

Aproveite que você tem 1.000 caracteres para realizar suas postagens e não economize nesse sentido. Diversas pessoas relataram que conteúdos mais longos e com mídias, como vídeos ou fotos, receberam mais votos, ecos e atraíram mais seguidores.

Portanto, uma dica para gerar engajamento com os seus parleys é justamente apostar em conteúdos de formato mais longo, sem esquecer, é claro, de deixar um espaço para adicionar algumas hashtags no final.

Como conseguir engajamento no Parler

Entenda o público e tenha sua conta verificada

O perfil dos usuários do Parler, até o momento, é bastante segmentado, algo bem diferente do que ocorre no Facebook e no Twitter. Por esse motivo, é necessário entender o público que está ali, que por enquanto tende a ser um pouco mais pioneiro e político, para poder criar conteúdo que gere engajamento.

Além disso, se você desejar ser verificado no Parler, o processo atualmente é bastante simples e traz alguns dos mesmos benefícios que as contas verificadas em outras redes sociais. Isto é, especialmente, status elevado e recomendação para novos usuários. Se quiser solicitar a verificação da sua conta, basta acessar este link.

Anuncie no Parler

Os anúncios do Parler, na verdade, não funcionam igual às outras redes sociais. Eles têm um modelo específico, fazendo com que os anunciantes tenham como alvo influenciadores e pessoas com grande alcance e não a plataforma em si. Dessa forma, é possível comprar uma moeda que oferece a capacidade de promover os seus parleys ou entrar em contato diretamente com influenciadores.

Anunciar no Parler, por enquanto, também é um processo simples, mas que provavelmente se tornará mais rigoroso e mais caro, à medida em que a plataforma for crescendo. Por isso, é um recurso que chama a atenção de quem quer investir nessa rede social que tem tudo para crescer e conquistar mais público!

Criação de Sites Responsivos


ARTIGOS RELACIONADOS