• Os stories estão chegando ao WordPress!
Os stories estão chegando ao WordPress!
Os stories se consagraram como um formato de grande sucesso. Por esse motivo, depois de invadir as principais plataformas de rede social, os stories do WordPress estão chegando. A ferramenta, na verdade, já existe há algum tempo, desde fevereiro de 2018, mas é pouco conhecida e apresenta bugs, instabilidades e funcionalidades mais simples.
Ou seja, o novo plugin Google Web Stories, mais do que um “novo formato da web” é uma evolução do AMP Web Stories, que já existia. Dessa forma, trazendo uma grande inovação para as histórias do CMS, que é bastante popular e utilizado em mais de 35% de todos os sites da internet.
O que são esses stories do WordPress?
A era digital chegou e, com tantos usuários navegando na internet, é difícil dizer que eles se envolvem com o conteúdo da mesma forma que era feito há alguns anos. Atualmente, é mais provável que as pessoas pesquisem rapidamente sobre muitas coisas, mas não estejam dispostas a mergulhar nos detalhes.
Por esse motivo, os stories do WordPress trazem um formato interessante, pois se concentram na experiência do usuário. Criando, assim, pedaços de conteúdo menores, pelos quais o usuário pode se interessar, com o objetivo de fornecer histórias visualmente ricas por meio de um formato focado em dispositivos móveis.
Tal formato também tende a ter um forte apelo visual, com imagens ou vídeos que, geralmente, apresentam um texto sobreposto. Tudo isso usado de forma esteticamente agradável, a fim de atrair a atenção do espectador. A versão beta pública do novo plugin do Web Stories, que foi anunciada pelo Google, é essencialmente um editor personalizado para criar stories utilizando a tecnologia de código aberto AMP (Accelerated Mobile Pages ou Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis).
Até então, o que se sabe é que esses stories do WordPress poderão ser exibidos nos resultados de pesquisa, pesquisas de imagens e Google Discovery.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Conhecendo o plugin Google Web Stories
O que há de realmente novo nos stories do WordPress, além da correção de falhas, é o editor interno quase completamente personalizado para criar conteúdo diretamente no painel do CMS. Com interface bastante intuitiva e função drag and drop (arrastar e soltar), você não precisará mexer com nenhuma linha de código para criar as suas primeiras histórias do Google.
De certa forma, o editor se parece com uma versão simplificada de um programa de edição de imagens, como o Photoshop, possuindo até as camadas. É possível trabalhar na página atual, criar novos stories ou usar as setas para ver cada um deles.
Apesar de ainda não estar disponível no diretório oficial do CMS, a versão beta do plugin Google Web Stories pode ser baixado diretamente na página oficial.
Gere mais tráfego para o seu site com os stories do WordPress
Os stories do WordPress possuem uma série de vantagens, que fazem com o que o plugin Google Web Stories já esteja sendo uma aposta para os criadores de conteúdo. Por exemplo, eles destacam-se de maneira atraente para os usuários nos dispositivos móveis.
Além disso, por conta do apelo visual e sintetização da informação, é possível atrair mais visitantes. E é possível vincular o conteúdo do seu site aos stories sem qualquer limitação, ao contrário do Instagram, em que é necessário ter um certo número de seguidores para poder utilizar a função de arrastar para cima.
Dessa forma, o Google Web Stories ajudará você a gerar mais tráfego para seu site. Isso mesmo, os stories do WordPress funcionarão de modo complementar ao trabalho de SEO do seu site, representando um modo de obter uma quantidade significativamente maior de tráfego.