• Guia completo para anunciar no TikTok
Guia completo para anunciar no TikTok
Quando se fala das principais tendências de marketing digital atualmente, tem se tornado cada vez mais impossível não citar o TikTok. Essa plataforma é considerada uma das redes sociais mais populares do momento. Isso é facilmente mostrado pelos números, que evidenciam que nos últimos dois anos o aplicativo experimentou um crescimento meteórico. Popular principalmente entre a geração Z, a base de usuários está se expandindo rapidamente. Como resultado, as empresas acabam tendo muito interesse em anunciar no TikTok.
O mercado monetizável do TikTok, no entanto, demorou a se desenvolver. Foi somente no início do ano passado que essa oportunidade começou a se materializar. Em 2019, a plataforma começou a testar os anúncios, com o GrubHub como anunciante inaugural. A startup norte-americana de entregas de refeições a domicílio admitiu que esse anúncio de cinco segundos foi uma maneira curta, mas bastante eficaz e envolvente de se conectar com seus novos clientes.
Quem deve anunciar no TikTok?
Várias marcas importantes já estão anunciando na plataforma. Por isso, é normal que você fique se perguntando também deve anunciar no TikTok. E a resposta certa para isso é: depende. Em questão de números, o aplicativo é realmente muito bom e mostra uma força incrível para quem quer investir em estratégias de marketing digital. Afinal, está presente em 150 países, possui mais de 1,5 bilhão de downloads e mais de 800 milhões de usuários ativos mensais, superando o LinkedIn, Twitter e Pinterest. As estatísticas não mentem e são atraentes, não é mesmo?
Sem dúvidas o TikTok representa uma enorme capacidade de alcançar uma base de consumidores promissora. Contudo, é preciso dar uma olhada nos dados demográficos dos tiktokers. Isso é muito importante em qualquer estratégia de marketing digital, pois não adianta investir em uma plataforma que não possui o público-alvo da sua empresa. Em relação a diversidade de gênero dentro do aplicativo, 56% dos usuários são homens e 44% são mulheres. Já quando o assunto é a faixa etária, cerca de 66% dos usuários do TikTok estão abaixo dos 30 anos.
Formas de anunciar no TikTok
Para anunciar no TikTok e atingir de forma eficiente o seu público-alvo, existem várias opções para serem exploradas pelos anunciantes. Para a maioria delas, no entanto, será necessário contar com um gerente de contas de anúncios. Algumas das possibilidades são:
- Vídeos no feed: são vídeos de 5 a 15 segundos, exibidos no feed do TikTok na tela inicial do aplicativo, na guia chamada For You;
- Aquisição de marca: o anúncio aparece quando os tiktokers abrem o aplicativo. Eles assumem o controle da tela por alguns segundos antes de se transformarem em um anúncio em vídeo no feed;
- Desafio de hashtag: desafios patrocinados e apresentados como propaganda no TikTok, que são exibidos na página Descoberta. Esses challenges, como são chamados, incentivam os tiktokers a participarem dos desafios de criação de conteúdo;
- Lentes: o anúncio é exibido como lentes, adesivos e outros conteúdos em 2D, 3D ou com realidade aumentada para que os tiktokers possam usar em seus vídeos.
Como anunciar no TikTok
As outras redes sociais já estão repletas de anúncios, o que o torna irritante para os usuários e competitivo para as marcas. Neste contexto, o aplicativo criado pela ByteDance se torna mais eficaz e um bom investimento. Por isso, se os dados citados anteriormente se adequam ao seu público-alvo, anunciar no TikTok definitivamente pode ser uma boa ideia para a sua empresa!
Para começar a anunciar no TikTok, existem algumas etapas que devem ser seguidas:
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Crie sua conta de anúncio TikTok
A plataforma de publicidade do aplicativo foi separada da plataforma normal e, portanto, essa conta e a de usuário normal são separadas, não tendo nenhuma relação. Dessa forma, antes de mais nada, é necessário ter uma conta de publicidade para poder anunciar no TikTok. Para fazê-lo, você precisará preencher algumas informações, como o seu país e o objetivo da conta, isto é, se ela será usada para promover um negócio (produtos e/ou serviços) ou uma pessoa (sites e/ou páginas pessoais).
Outros dados também serão solicitados para verificar se sua empresa está qualificada. Após enviar o formulário com todas as suas informações, um representante da plataforma analisará a sua candidatura. Caso a sua empresa esteja qualificada, eles entrarão em contato para configurar a sua conta de publicidade.
Crie sua campanha de publicidade
Após ter a sua conta aprovada, você só precisa fazer o login toda vez que desejar criar uma campanha ou mexer nas campanhas já criadas. Assim, você terá acesso a um painel para criar os novos anúncios e acompanhar os anteriores. Neste painel, clique na guia Campaign na parte superior da página e, em seguida, no botão Create.
É nesta hora, então, que você deverá escolher a meta da sua campanha. Isto é, qual é o seu objetivo ao anunciar no TikTok. É gerar mais tráfego para seu site? Conseguir um número maior de downloads para um aplicativo? Enfim, essas são apenas algumas das possibilidades. Atribua um nome para a sua campanha e o formato do orçamento, que pode ser diário ou total.
Depois de criar a campanha de publicidade, clique para avançar. Você será direcionado para a página de criação do grupo de anúncios, onde precisará:
Especificar os detalhes do grupo de anúncios
Nesta seção, você pode preencher as informações do aplicativo ou da página de destino que deseja promover. É recomendado também fazer o upload da imagem do perfil que será mostrada aos tiktokers como parte do seu anúncio. Mencione também algumas palavras-chave. É importante escolher termos precisos aqui, para ajudar os algoritmos a encontrarem os usuários que correspondem ao seu anúncio.
Definir o local e o público
Defina o local no TikTok em que você deseja que seu anúncio seja exibido, podendo escolher entre os stories, o feed dos usuários ou ambos. Como a ByteDance, dona do TikTok, é uma startup que possui também outros aplicativos, como o TopBuzz, BuzzVideo, NewsRepublic e Vigo, esses canais também estão disponíveis para exibir o conteúdo patrocinado. Contudo, alguns funcionam somente em países específicos.
Além disso, outra possibilidade é a opção de posicionamento automático, em que a própria plataforma otimiza a entre em todos os canais disponíveis.
Segmentar o público
Feito com o posicionamento do seu anúncio, essa é a hora de escolher o público. Para isso, um longo formulário de segmentação espera por você. A segmentação pode incluir idade, localização, idioma, gênero e interesses. Além disso, também existe a segmentação por dispositivo, que inclui fatores como tipo de conexão (WIFI, 2G, 36, 4G), operadoras e sistema operacional (Android, iOS).
Em suma, existem muitos filtros disponíveis e é possível personalizar o público de várias maneiras.
Definir orçamento e cronograma
Após completar a segmentação, é preciso definir o orçamento do anúncio e a forma de pagamento. É possível também marcar a data de pagamento e quando pretende começar e encerrar o anúncio. Além do método de escolha da data de início e término, há muito mais alternativas, como optar pela execução contínua ou durante um período do dia. Existe também a opção para decidir como deseja que seu orçamento seja gasto, de acordo com a velocidade de visualizações do anúncio, que pode ser padrão ou acelerada.
Escolher a melhor forma de otimização para você
Para obter melhores resultados, o TikTok oferece a opção de definir metas de otimização. Por exemplo, se a sua meta for impressões, a plataforma exibirá seu grupo de anúncios para as pessoas certas, a fim de obter o máximo de impressões possível. Com isso, seu anúncio será cobrado como CPM (custo por mil). Se a meta selecionada for por cliques, o aplicativo tentará obter o máximo possível de cliques no seu anúncio, obrando como CPC (custo por clique). O mesmo vale para conversões.
Assim, dependendo das suas metas de otimização, é possível definir ainda quanto você deseja pagar por mil cliques, impressões ou conversões; e, de acordo com esses lances, o algoritmo exibirá os seus anúncios.
Crie seus anúncios
Após criar a campanha e o grupo de anúncios, finalmente chegou o momento de criar o anúncio em si. Para isso, existe uma ferramenta muito interessante chamada Video Creation Kit. Através dela é possível utilizar vários templates facilmente customizáveis, dando maior liberdade para o seu lado criativo.
É nessa etapa também que você vai definir o nome do anúncio, o texto que será exibido, o formato (vertical, horizontal ou quadrado) e um CTA, que tem opções como “baixar agora”, “saiba mais”, “comprar agora”, entre outras.