• Mais da metade da população mundial agora usa redes sociais
Mais da metade da população mundial agora usa redes sociais
Nos últimos anos, o mundo vem passando por uma grande mudança no comportamento tanto social quanto digital, algo que se intensificou ainda mais neste ano de 2020. Não é de se estranhar, portanto, que segundo o relatório Digital 2020 July Global Statshot, publicado pela Hootsuite e We Are Social, agora há mais da metade da população mundial usando as redes sociais. Isso significa que são bilhões de pessoas conectadas nas mais diferentes plataformas. E as empresas do mundo inteiro enfrentam os mesmos desafios para aprender a gerenciar e acompanhar essas rápidas mudanças que estão acontecendo.
Os impactos do coronavírus: mais da metade da população mundial usando as redes sociais
Com a pandemia do coronavírus e as medidas de quarentena e isolamento social adotadas em vários países, muitas pessoas começaram a passar mais tempo dentro de casa do que fora dela. Dessa forma, resultando em aumentos significativos em vários tipos de atividades digitais. E mesmo com a crescente onda de flexibilização das restrições, muitos hábitos digitais formados durante o confinamento persistem, ou seja, o uso de mídias sociais e aplicativos de mensagens disparou.
Tendo em mente o fato de que agora se tem mais da metade da população mundial usando as redes sociais, consequentemente, até a publicidade digital foi forçada a se tornar mais adaptável e ágil durante esses tempos difíceis. As empresas, então, precisaram se adaptar para gerenciar sua comunicação digital, com o objetivo de permanecerem conectadas durante a pandemia. Ao mesmo tempo, precisaram entender as necessidades do público nesta situação, a fim de garantir que estejam gerando envolvimento com as pessoas.
Já são 3,96 bilhões de usuários de redes sociais ao redor do mundo e esse número tende a crescer
Ao todo, cerca de 59% da população total mundial possui acesso à internet. Isso significa aproximadamente 4,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo que se conectam diariamente e, das quais, 3,96 bilhões possuem cadastros em alguma plataforma de mídia social. Com isso, o aumento no número de usuários de plataformas de rede social representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado. Ou seja, em média, houve mais de 1 milhão de pessoas começando a usar as redes sociais pela primeira vez todos os dias pelos últimos 12 meses.
Além de revelar que mais da metade da população mundial usando as redes sociais, o relatório da Hootsuite revela que mais de 376 milhões de novos usuários ingressaram nas mídias sociais desde julho de 2019. Isso se traduz em quase 12 novos usuários a cada segundo, sugerindo que o número de pessoas que aderiram às redes sociais está crescendo ainda mais rápido hoje do que no início de 2020.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Mais da metade da população mundial usando as redes sociais, mas quais são as principais plataformas?
Ainda de acordo com o relatório Digital 2020 July Global Statshot, entre as plataformas de mídia social com maior sucesso, o Instagram e o LinkedIn certamente merecem destaque. Ambas as plataformas tiveram um crescimento recente bastante notável.
A rede social de fotos que pertence ao Facebook adicionou 111 milhões de novos usuários ao seu alcance publicitário no período de 3 meses, entre maio e julho. Esse número indica que mais de 1 milhão de pessoas por dia criaram uma conta. Portanto, agora, as marcas que investirem em anúncios no Instagram podem atingir 1,08 bilhão de pessoas.
Por outro lado, o LinkedIn já atingiu quase 700 milhões de usuários registrados. A sua base global cresceu mais de 25 milhões também nos últimos 3 meses, o que representa um crescimento de quase 4% em relação ao trimestre anterior.
O que esse importante dado significa para as empresas?
Com a informação de que se tem mais da metade da população mundial usando as redes sociais, é comum que surjam dúvidas do que isso significa para as empresas nos dias de hoje. Primeiro de tudo, é essencial estar atento para esse tipo de dado, pois as mudanças no comportamento digital geram mudanças também na forma com que as pessoas se relacionam com as marcas. Desse modo, tendo em mente que existem 3,96 bilhões de usuários de mídias sociais ao redor do mundo, fica claro a importância de investir em estratégias voltadas para essas plataformas.
Embora muitas pessoas ainda recorram para os mecanismos de buscas na hora de pesquisar sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo, existe uma tendência cada vez maior de que mais gente utilize as redes sociais quando querem procurar sobre um item que desejam comprar. Globalmente, essas plataformas são, agora, o segundo destino mais popular no qual os internautas buscam informações sobre marcas.
Entre o público mais jovem, no entanto, quando esse é o assunto, os mecanismos de busca já foram ultrapassados pelas redes sociais. Mais da metade dos usuários entre 16 a 24 anos dizem que usam os sites e aplicativos sociais para fazer suas pesquisas sobre as empresas, contra 46% que ainda prefere o Google e outros buscadores. A presença na web da sua empresa, portanto, não deve se restringir apenas à criação de site e blog. Estratégias envolvendo a criação de conteúdo para redes sociais tem se mostrado cada vez mais importante.