10 curiosidades sobre o app TikTok que você provavelmente não sabia

10 curiosidades sobre o app TikTok que você provavelmente não sabia

10 curiosidades sobre o app TikTok que você provavelmente não sabia

bg

Certamente você já ouviu falar sobre o app TikTok, mas talvez você ainda não tenha certeza do que é. Apesar de sua ascensão, muitas pessoas não entendem ou conhecem a plataforma. Algumas curiosidades sobre o TikTok, portanto, podem ser bastante interessantes para aqueles que querem criar uma conta ou até mesmo entender mais sobre essa rede social que tem se tornado um fenômeno.

 

Descubra algumas curiosidades sobre o TikTok

Para quem já está familiarizado com o app TikTok, sabe que ele é ideal para passar o tempo, ver novas tendências entre o público jovem e explorar as habilidades criativas de dança, sincronia e outras. Não à toa, essa é a rede social que mais tem crescido no mundo inteiro. Inclusive, em outubro de 2019 conseguiu ultrapassar  em número de downloads o Facebook, Instagram, Youtube e Snapchat. 

 

Neste artigo, compartilharemos 10 curiosidades interessantes sobre o TikTok para que você possa conhecer melhor o aplicativo e até quem sabe investir em estratégias de marketing digital voltadas para essa plataforma:

 

 

Origem asiática e lançamento

Ao contrário de outras grandes redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube, o app TikTok não é baseado nos EUA. Aliás, a plataforma é propriedade de uma gigante da tecnologia chinesa chamada ByteDance.

 

Seu lançamento foi em 2016, ou seja, em apenas quatro anos o TikTok conseguiu se tornar a rede social do momento. Ao contrário do Facebook, que começou em um dormitório de faculdade e levou vários anos para se tornar o que conhecemos hoje, o aplicativo de vídeos chegou ao estrelato muito rápido. 

 

O app TikTok já teve outro nome

Se você acompanha produtores de conteúdo online, talvez já tenha ouvido falar do Musical.ly. Em novembro de 2017, essa rede social, cuja finalidade era basicamente criar vídeos com sincronização labial, foi adquirida pela ByteDance, que atualizou o mecanismo de recomendação do aplicativo. Em agosto de 2018, empresa chinesa abandonou o antigo nome para dar lugar ao TikTok, mesclando os dois aplicativos e integrando seus recursos. Os usuários e vídeos criados no aplicativo, dessa forma, foram todos migrados para a nova plataforma.

 

Desde então, a sua popularidade começou a aumentar gradativamente. Embora o app TikTok tenha funções parecidas com a versão antiga, sendo possível criar inclusive vídeos de sincronização labial, ele é muito mais do que isso, com o escopo dos vídeos é muito mais amplo.

 

São muitos recursos para serem explorados dentro do app TikTok

Quem não conhece muito bem o TikTok pode achar que a plataforma é apenas para adicionar música ou filtros aos vídeos. Por esse motivo, é uma curiosidade que o aplicativo na verdade possui diversos recursos que podem ser explorados pelos tiktokers. Por exemplo, é possível criar vídeos de apresentação de slides, usando uma sequência de fotos às quais você pode aplicar configurações de velocidade, música, efeitos sonoros, filtros e o que mais você quiser.

 

Outro recurso interessante do app TikTok é a possibilidade de criar vídeos de reação sem sair da plataforma, o que permite que o usuário se grave expressando suas emoções e opiniões sobre o conteúdo de outro tiktoker.

Já o TikCode é um código QR que as pessoas podem digitalizar para encontrar um usuário mais facilmente. Se você está aborrecido com uma certa tendência no TikTok e deseja ver menos vídeos como esse, também é possível marcá-lo como “Não interessado”, para que não apareçam conteúdos do mesmo tipo para você.

A plataforma possui inteligência artificial avançada

A ByteDance é uma empresa especializada em inteligência artificial e seu trabalho também inclui análise de big data para entender o comportamento do usuário. Isso foi aplicado ao app TikTok de forma que torna possível descobrir quais vídeos têm mais probabilidade de gerar visualizações e se tornarem virais, o que é muito útil para manter seus usuários, os chamados tiktokers, usando a plataforma. E, ainda, a inteligência artificial é usada tanto para quem assiste aos vídeos quanto para as pessoas que os produzem.

 

Do lado do usuário que assiste, os algoritmos do TikTok absorvem as preferências individuais rapidamente, capturando o envolvimento dos tiktokers com os vídeos, criando vastos conjuntos de dados. Por sua vez, os criadores da plataforma possuem uma forma simplificada para realizar as edições de vídeo, além de sugestões para aprimoramento, como músicas, hashtags e filtros que são tendências.

 

Idiomas e nomes diferentes

O TikTok atingiu uma enorme popularidade no mundo inteiro, estando ativo em mais de 150 países. Justamente por esse motivo, a plataforma está disponível em 75 idiomas. Além disso, para o público oriental, mais especificamente da China, existe uma versão separada do aplicativo, chamada Douyin, com a qual os usuários de lá estão muito mais familiarizados e, inclusive, é uma febre juvenil.

Apesar da diferença de nomes, o funcionamento é o mesmo. Mas eles são executados em servidores diferentes para atender às regras de censura chinesas.

 

Líder na Índia

Dos 75 idiomas presentes no TikTok, 20 deles são indianos. Isso se deve principalmente porque mais de um terço da população deste país usa o aplicativo, seguido pela China (país de origem do aplicativo) e pelos Estados Unidos. A Índia, inclusive, é um dos locais que mais possuem usuários ativos na plataforma de vídeos.

 

Um fator importante que pode justificar essa popularidade tão grande do TikTok entre os indianos, é o crescente desenvolvimento em todo o país em relação à conectividade. 

 

Censuras

Embora seja bastante popular, o TikTok já foi censurado na Índia e na Indonésia, que proibiram temporariamente downloads ou restringiram o acesso ao aplicativo devido à preocupações com o conteúdo

 

 Outro caso de censura, foi quando a própria plataforma bloqueou vídeos que denunciavam a violação dos direitos humanos na China. 

 

Monetização de vídeos

O Tik Tok se tornou mais uma ferramenta que permite que os influenciadores digitais trabalhem com as marcas, mostrando um conteúdo mais “real”. Entre seus principais valores estão a experiência visual dos produtos e o poder da interação por meio da promoção. Isso porque a sua capacidade de viralizar um vídeo é bem maior do que a das demais redes sociais. Ou seja, as marcas podem procurar perfis famosos ou criativos com propostas de monetização. 

 

Média de usuários do TikTok

 O TikTok foi projetado para atingir um público adolescente, menores de 18 anos. Atualmente, ele possui 800 milhões de tiktokers ativos mensais no mundo inteiro, dos quais 41% têm entre 16 e 24 anos, de acordo com pesquisas. 20% de seu público está concentrado na faixa etária de 13 a 19 anos. Outro dado interessante é que cerca de 80% das sessões da plataforma são de usuários do Android. 

 

Dessa forma, pode-se dizer que o app TikTok é a rede social da geração Z. 

Lucro

 O TikTok viu sua receita aumentar 310%, levantando mais de 8 milhões de dólares só no primeiro semestre de 2019. A ByteDance, que foi fundada em 2012 na China, agora é a startup mais valiosa do mundo, com uma avaliação de mais de 75 bilhões de dólares. 

Criação de Sites Responsivos


ARTIGOS RELACIONADOS