• Facebook e Instagram exibem o maior número de anúncios aos usuários
Facebook e Instagram exibem o maior número de anúncios aos usuários
As pessoas estão cada vez mais conectadas na internet e, com isso, os investimentos das empresas em mídia paga está crescimento proporcionalmente. É difícil rolar pelo seu feed, em qualquer rede social, e não se deparar com pelo menos um post patrocinado. Uma pesquisa realizada recentemente analisou mais de 8.750 postagens em redes sociais de 175 contas diferentes. E, de acordo com o relatório, os aplicativos que mostram o maior número de anúncios para os usuários são o Facebook e o Instagram.
Qual a ordem dos aplicativos que mostram o maior número de anúncios?
Por mais que os anúncios sejam irritantes, eles são uma importante fonte de renda para vários aplicativos e sites. De acordo com os resultados da pesquisa, entre as postagens no feed dos usuários do Facebook, 21,2% são compostas por anúncios. Já no Instagram, o número chega a 20,6%. Como dito anteriormente, são justamente esses os aplicativos que mostram o maior número de anúncios para os seus usuários. O LinkedIn ficou em terceiro lugar no relatório, com 19,6%, seguido pelo Twitter, com 14,2%. Já o TikTok mostra a menor porcentagem de anúncios, dificilmente chegando a 2,4%.
É surpreendente não encontrar o YouTube nesta lista dos principais aplicativos que mostram o maior número de anúncios, porque a empresa costuma mostrar uma quantidade bastante grande de anúncios antes e até mesmo no meio da reprodução dos vídeos.
Como estimativa, um usuário vê um anúncio para cada cinco postagens, então a proporção é geralmente de 1:5. No entanto, o Facebook, o Instagram e o Twitter são notoriamente famosos por aumentar essa proporção para 4:10. Isso significa que eles podem mostrar quatro anúncios para cada dez postagens.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
O que saber sobre a quantidade de anúncios exibidos
Embora o Facebook e o Instagram sejam os aplicativos que mostram o maior número de anúncios, é preciso pensar que o pico de saturação é diferente em cada um deles. Por exemplo, quanto mais tempo um usuário passa no aplicativo, é provável que ele veja mais anúncios. No caso do Instagram, se a pessoa passar 52 minutos na rede social, provavelmente ele verá a segunda maior porcentagem. Mas se ele passar cerca de 44 minutos no TikTok, ele ainda verá o menor número de anúncios.
Além disso, alguns fatores podem influenciar na quantidade de postagens promovidas que são exibidas. Os usuários possuem diferentes hábitos nas redes sociais e interagem diferente também com as postagens pagas. Segundo a pesquisa, esses aplicativos mostram 5% a mais de anúncios para os entrevistados que reportam anúncios. Isso mostra que clicar em anúncios não deixará você mais sujeito a ver anúncios, mas a maneira como você responde pode influenciar sua experiência de visualização de anúncios.