• Facebook publica novo relatório sobre os impactos da COVID-19 em pequenas e médias empresas
Facebook publica novo relatório sobre os impactos da COVID-19 em pequenas e médias empresas
O Facebook publicou um novo relatório que analisa o impacto da COVID-19 e os bloqueios globais para limitar sua propagação em PMEs em várias regiões. O relatório incorpora respostas de mais de 30.000 proprietários de pequenas empresas em 50 países e destaca as principais preocupações e desafios que enfrentam à medida que cada um busca manter as operações. Essas informações são importantes para praticamente todas as organizações, pois os efeitos do fluxo se relacionam com os gastos em quase todos os aspectos e terão efeitos econômicos de longo alcance. Confira:
O relatório traz importantes informações
Um terço das pequenas empresas pesquisadas relatou uma redução da força de trabalho como resultado da pandemia, e 26% das empresas em todo o mundo tiveram que encerrar suas operações totalmente de janeiro a maio. Em alguns países, 50% das empresas tiveram que fechar.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Os dados mostram que as empresas relacionadas ao turismo e aos eventos foram as mais atingidas, com 54% das agências de turismo e 47% das pequenas empresas de hospitalidade e eventos que relataram paradas quase totais. Dito isto, todos os setores relataram impactos significativos nas vendas.
Quais as perspectivas desse cenário?
De acordo com o relatório, “Quase três quartos (74%) das empresas encerradas no momento da pesquisa esperam reabrir à medida que as medidas de bloqueio continuam aumentando.”
O que é positivo, mas, como algumas regiões estão vendo, o risco de uma segunda onda também terá um impacto, com várias cidades e estados forçados a voltar ao confinamento à medida que os números de casos aumentam após a flexibilização inicial. Isso tornará as coisas difíceis por algum tempo ainda – mas o fato de os empresários, em geral, permanecerem positivos é um bom sinal para uma eventual recuperação.
Compras online
À medida que mais pessoas percebem os benefícios das compras on-line, isso leva a novos comportamentos habituais. O comércio eletrônico está em ascensão há muito tempo, e os bloqueios apenas exacerbam essa mudança. Os impactos, portanto, também se estenderão ao emprego, pois menos empresas precisam de tantos funcionários para continuar suas operações, bem como a necessidade de conhecimento em marketing digital.
O que o facebook pensa desse cenário futuro?
No geral, o relatório do Facebook apresenta uma visão bastante otimista do estado atual, embora persista a esperança de que possamos voltar ao normal em algum momento. Desafios significativos permanecerão por algum tempo ainda, e novas tendências surgirão como resultado – mas, como observado, os impactos listados aqui serão sentidos em toda a economia.
Conte com as soluções da 3xceler
Nesse momento de pandemia, o ideal é se unir como pode, cuidar da saúde e se reinventar para criar ou melhorar a presença digital da empresa, seja ela qual for. E aí, quer uma ajudinha? Temos uma equipe completa preparada para te atender e compreender suas necessidades e objetivos.